Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

IPO's a realizar ate ao dia da matrícula.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Rogério Simões, 27 Mai 2008.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Rogério Simões, 27 Mai 2008.

  1. Colegas,
    Aqui vai mais uma informação útil para todos, parece-me uma boa medida para acabar com as filas no fim do mês.

    «As inspecções periódicas obrigatórias a veículos, tanto a primeira como as subsequentes, vão passar a ter como prazo limite para a sua realização, não o mês mas o dia do mês correspondente à primeira matrícula», refere informação do Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT) enviada hoje à agência Lusa.
    Actualmente, é apenas referenciado o mês correspondente ao da matrícula inicial como data limite para apresentação dos veículos às inspecções periódicas obrigatórias.
    A data da matrícula consta do livrete do carro ou do Documento Único Automóvel.
    As alterações dos prazos para as inspecções periódicas obrigatórias, que foram aprovadas em Conselho de Ministros a 23 de Maio e aguardam publicação em Diário da República, prevêem ainda o alargamento de dois para três meses do período em que é possível pedir a antecipação das inspecções.
    De acordo com o IMTT, a fixação do dia em que o veículo foi matriculado pela primeira vez como data limite para a inspecção visa «permitir uma melhor distribuição das inspecções ao longo de cada mês, evitando o grande afluxo de veículos, que habitualmente se apresentam nos últimos dias do mês nos Centros de Inspecção».
    Evitar aos proprietários prolongados tempos de espera e assegurar a realização atempada das inspecções obrigatórias, permitindo a melhoria da sua qualidade técnica, são outros motivos apontados pelo IMTT.
    Os automóveis ligeiros de passageiros deverão ser sujeitos à primeira inspecção periódica obrigatória quatro anos após a data da primeira matrícula, em seguida de dois em dois anos até perfazerem oito anos e, depois desta data, anualmente.
    Os pesados de passageiros deverão ser obrigatoriamente inspeccionados pela primeira vez um ano após da data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente até perfazerem sete anos. A partir do oitavo ano a inspecção passa a semestral.
    As inspecções são ainda obrigatórias para os automóveis ligeiros e pesados de mercadorias e para reboques.
    Em Portugal, realizam-se cerca de 400 mil inspecções periódicas obrigatórias por mês.

    Lusa/SOL
     
  2. Muito bem! Obrigado pela informação ;)
     
  3. "Evitar aos proprietários prolongados tempos de espera e assegurar a realização atempada das inspecções obrigatórias, permitindo a melhoria da sua qualidade técnica, são outros motivos apontados pelo IMTT. "


    na minha opinião so esera quem quer... se ha um mes para ir... so espera quem quer...

    ca para mim é mais uma medida para encher os bolsos de alguem... ora vejamos... se passar o periodo de tempo da inspecção? quanto e que se vai pagar?? se antes havia um mes agora certamente não o vai haver... o_O

    saudações
     
  4. Nao se esqueçam que a inspeçao pode ser realizada até 2 meses antes. Nao sei porque esta medida...
     

  5. Porquê ?

    Porque os portugueses não vão cumprir isto e vão continuar a deixar passar os dias até ao final do mês, ou seja, irão pagar algum a multa por isso.

    Não tenham medo que eles não iam criar nada para dar dinheiro ao povo...
     
  6. Para mim é mais uma medida foclórica de um (des)governo. Como já foi escrito só guarda para o fim do mês quem quer. É a criação de mais uma multa (cheira-me). Cumps.
     
  7. Olá, de certeza que não é para dar nada a ninguém.................
    Ganda treta as filas de espera.....parece-me é que vai haver por aí muitas multas, se com o mês, já havia esquecimentos, e está na matricula.....agora com o dia vai ser lindo, vai...vai....
    Grandes gatunos..........isto está bom é para os ladrões.....nada é declarado....hé...hé...hé...
    Abraços,
    António Mimoso.
     
  8. Não vos percebo... são duas boas medidas: passamos a ter 3 meses para fazer a IPO e acabam as filas da última semana do mês (que eu também frequento)! As multas continuam a ser iguais, quem falhar deixa lá o carro mas com 3 meses só falha quem quer!

    Não concordo com muitas medidas (como a do cancelamento automático de matrícula) mas esta é excelente...
     
  9. Só tretas:wacko::wacko:...

    Devem estar a pensar que as pessoas têm tempo livre para ir à inspecção no dia limite:wacko:...

    Se eu por alguma razão não puder ir nesse dia, vou ficar com a inspecção fora do prazo, por causa da porcaria de um dia:wacko::wacko:...

    Vê-se mesmo que não têm mais nada que fazer na vida do que andar a criar leis estúpidas:wacko::wacko:...

    Em vez de apostarem em ideias para acabar com a crise, só criam ideias para aumentar ainda mais a crise:wacko::wacko:
     
  10. Infelizmente, a idiotice é de graça.

    Porque não, ao invés de medidas apatetadas, se decide dar um prazo fixo de um ano a cada veículo inspeccionado como se faz na vizinha Espanha? Porque raio o prazo de inspecção varia neste País de 2 meses e um dia (ou 3 meses e um dia, de futuro) a 14 meses (ou 15 meses, de futuro). Verdadeiramente ridículo...
     
  11. e os que foram registados num dia ultimo do mês e nesse ano correspondente ,pra ir á inspeção , não houver esse dia :huh::D:Dtipo, registado a 29 fevereiro e dai a uns tempos não haver 29 mas sim 28 :huh::D:D
     
  12. IHIHIH
    "ganda moca"
    E são três seguidos de 28.
    :D:D:D:D
    Afinal quais são as competências do IMTT ???
    :D:D:D
     
  13. É nessas situações que se vê a ignorância e estupidez deste governo quando criam estas leis:D:D...
     
  14. É pena continuarem a querer fazer politica em vez de ler os posts e falar de clássicos... :huh:

    Prazo limite é diferente de único dia! ;)
     
  15. Sempre fui na segunda semana do mês de matricula. A primeira é para os "aprumadinhos", e a ultima é para todos os outros menos para mim...
     
  16. custumo ir um mês antes para evitar confusão por isso a mim não me incomoda grandemente e sinceramente acho que o governo tinha mais com que se preocupar do disparates destes!
     
  17. Pois, isso sei eu que não só nesse dia, mas nem todos podem ir nesse dia nem anteso_O...

    Como é que seria se uma pessoa normal andar no seu carro, tranquila, a pensar que vai fazer a inspecção do carro no dia da matrícula e no entanto algo acontece e a pessoa não pode ir nesse dia, daí a diante o prazo passou e está sem inspecçãoo_O...

    São coisas desnecessárias porque as pessoas é que se têm de organizar, não é o governo que tem de organizar as pessoas:))...
     
  18. :D:D:D
    Viva o nosso governo
    :huh::huh::D:D:D
     
  19. Ainda bem que não vem a hora da matricula senão parece que estou a imaginar
    Já passa da hora da sua matricula por isso MULTA toca a pagar e não bufa
    :D:D:D:D:D
     
  20. HI
    Isto é tudo uma "palhaçada", sem desrespeitar os palhaços.
    Se quiserem entendam como política (que não é), entendam o que quiserem, incluindo a minha indignação por estar a ser tratado como estou "por quem tem o dever de zelar pela nossa segurança e bem estar".
    Quando fui pagar o imposto da carrinha tive de "comer" a coima do renault 12 e como não tenho vontade de pagar desnecessáriamente e como aqui em casa são uma "carrada" de carros, perguntei:
    -E se eu em Janeiro quizer pagar todos os "selos" dos carros.
    - Bem não podes, só um mês antes.
    Quer dizer nem para receber adiantado estas be+++s querem. Não tenho mais nada que fazer que é andar a correr para as finanças.
    Qualquer dia não é ao dia, "vai ser ao segundo".
    E os criminosos somos nós ??
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página