Inspecção Recusada

Mauro Pereira

YoungTimer
Boa noite a todos,

Desde já peço desculpa se este não for o local mais apropriado para criar este tópico.

Hoje fui com a minha viatura de dia a dia, um Punto TD Van à inspecção.

Recusaram-se a fazer pelo o mesmo ter um mandado de apreensão.

Tenho o carro à dois anos, fiz a IPO no ano passado sem qualquer problema. Fiz os seguros, paguei os selos, tudo e agora isto?

Dizem que ás vezes são erros do imtt.... Não sei mesmo o que pensar. Ainda estou bastante atordoado com isto tudo.

Alguém conhece um caso destes?
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
O melhor é deslocar-se junto das autoridades e expor essa situação e pedir esclarecimentos, mas se for correta de certeza que lhe vão apreender os documentos.
Abraço.
 
OP
OP
M

Mauro Pereira

YoungTimer
Bom dia Sr. Humberto,

No acto da inspecção não me adiantaram mais nada. Apenas que o estado do veiculo no sistema se encontra para apreensão.

De doidos mesmo... E agora a imtt com a situação dos selos, quase impossível obter uma resposta.
 

Marco Reis

marcor
Hoje em dia temos que ter atenção em carros usados, às dividas dos anteriores donos.
Muito provavelmente é o que se passa...mesmo que o tenhas passado para teu nome, o processo pode nao ter terminado na altura, e so emitiram o processo de apreensão por divida do anterior dono.
Já houve ai uma historia algo parecida....
Conselhos não sei o que te dizer.... pois terias que ter um advogado. A qualquer momento te podem aprender o carro dessa maneira...
 
boas, já tive uma situação indentica, vendi um carro a um amigo meu, um polo gt de 1993, passado um ano de o ter lhe vendido o carro e de o carro ter estado em meu nome e depois passou para nome do meu amigo e de nada levava a crer que estava apreneedido.
Foi-se com o carro a inspecção, quem o levou foi eu, pois ele não tem carta, foi recusada a inpecção, o motivo era que foi apreendido por falta de seguro, foi com o meu amigo ao imtt da minha zona, em Beja, lá facultaram a data da apreensão mas como o processo estava no imtt de Faro não poderia resolver o assunto teria de vir para Beja e teria que pagar a vinda dele.
Como havia pressa de colocar o carro legal, fomos ao imtt de Faro, preencheu-se um requerimento, neste caso o meu amigo, fotocopia do b.i e da carta verde, paguei 15 euros, e a sr retirou do computador o registo da apreensão, e ficou tudo resolvido, o mais engraçado é que os documentos estavão no processo.
O tipo do stand engano-me, este carro comprei em Olhão, vi o carro abandonado, pela matricula descubrir o proprietario, o mesmo disse que já não tinha o carro a muito tempo e que o tnha deixado de retoma num stand, logo aí havia confusão, o tipo do stand vendeu o carro a um individo, só que esté não acabou de o pagar, ficou como segurança os documentos de 1 mota desse tipo, mas como eu queria comprar e a sr queria fosse mudado de nome, preencheu-se a papelada, paguei o carro e o o individo do stand tratou de tudo, mas havia algumas coisas estranhas, não sabia dos documentos, pois eu exigi na altura, os documentos velhos carimbados, lá teve que ir com a proprietaria ao registo e ficou tudo tratado, mas as chaves subselentes tinha a senhora dado ao sr do stand, mas as que estavão em uso nada, depois de ter existido e trocado palavras agresivas com o dono do stand, lá me as entregou.
Deixo aqui o meu testemunho, quando quiserem comprar um carro usado informem-se, na conservatória se tem encargos e se está salvado, mas existe uma coisa curiosa, que é a seguinte, o imtt está ligado ao centro de inspecções, mas não a conservatória, logo consegue-se passar o carro de nome, na conservatória as multas e apreensões não aparecem.
No caso do sr Mauro, recomendo que se dirija ao imtt da sua região levando toda a sua documentação e do carro para saber qual o motivo da apreensão, mas se não cometeu nenhuma infracção pode ser erro da parte do imtt, e tambem existem aprensões é que os documentos não são aprendidos, pois a pessoas que não os dão as autoridades.
 

Marco Reis

marcor
Depois de leitura algo difícil, reitero o mesmo: quando comprem um carro, peçam na conservatória os dados inerentes aquela matricula, e se possível às dividas do proprietário. Custa uns 18euros, eu já pedi uma vez.

No imtt podem meter o carro em nosso nome, mas não nos informam de possiveis dividas e mandatos de apreensão, por causa que seja. No caso anterior, bastou uma falta de seguro...

Menos mal que se resolveu, nesse caso!
 

A Cardoso

Veterano
Um amigo meu comprou um carro (32 000€) registou-o, vieram os documentos sem qualquer menção a penhoras, tudo limpo, pagou os impostos, inspecções...
Dois anos depois bateram-lhe a porta os guitas a informar que o carro estava apreendido, toca de carregar no reboque... e ficou de boca aberta.
Conclusão, quando o comprou estava a decorrer um processo em tribunal por dividas do anterior proprietário, quando saiu a sentença apreenderam o carro.
Até hoje (passaram outros 2 anos), foi um corropio de processos em tribunal, advogados..... nem carro, nem dinheiro, só gastar....

O mais curioso é que o carro continua em nome dele (apesar de há 2 anos que não sabe dele) e como tal tem que pagar o "selo" senão fica em divida para com as finanças... e arrisca-se a penhorarem-lhe o ordenado para alem de não receber o IRS...
Ironico, não?

NUNCA comprem um carro sem passarem primeiro na conservatória e no IMTT para ver a "saúde" do negocio.
 

Marco Reis

marcor
Exactamente!!
Cada vez mais temos que ter olho aberto...

Pode-se sempre anular a compra, mas nao sei prazos nem custos! Só sei que é possivel...
 
Em eu ir a imtt e ver o porque da preensão, se foi por falta de seguro ou se foi o antigo dono mandou aprender por não terem passado de nome, ou mesmo erro da imtt, qualquer dos casos basta mostrar o comprovativo de mudança de nome ou seguro, e depois demora 1\2 semanas,
Espero ter ajudado
 
Topo