Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

informaçoes para exportar um carro

Tópico em 'Legislação' iniciado por antonio ragni, 11 Fev 2010.

Tópico em 'Legislação' iniciado por antonio ragni, 11 Fev 2010.

  1. Boa Tarde,
    Antes de tudo,desculpe por o meu portugues que nao deve ser muito bom.
    Chamo-me Antonio,sou Italiano,d'uma aldeia perto de Bologna,entusiasta de carrinhas volvo serie 240.
    Queria comprar uma carrinha em Portugal e necessito de saber quem sao os documentos que à carrinha tens que ter antes de deixar o Portugal.
    à minha ideia è de enviar o carro de navio ro-ro atè Italia mas provavelmente necessito d'uma matricula portuguesa provisoria,do IPO regular e mais?
    Na net nao encontrei nada d'estes informaçoes,alguem pode ajudar-me?

    Obrigado

    Antonio Ragni
     
  2. Boas!
    Penso que o que será necessário para exportar um carro, será ter os ducmentos em ordem, proceder ao cancelamento da matricula junto do IMTT, que é a instituição responsavél pela emissão dos documentos automovel, e justificar que a mesma irá ser exportada, para lhe atribuirem a matricula de transito.
    Quanto aos documentos necessários será apenas os docuemntos do carro propriamente ditos, a declaração de venda, e as cópias do bilhete de identidade e do cartão do numero de contribuinte, e penso que será tudo!
     
  3. E' sò isso?Ainda bem :D
    Mesmo agora enviei uma mensagem na IMTT para saber com certeza quem sao todos os papeis para exportar.
    Aqui na Italia ninguem sabe nada sobre à legalizaçao d'um carro portugues portanto achei de abrir um topic aqui para descobrir novas coisas ainda bem que à carrinha que gostaria comprar foi encontrada aqui :D

    VENDA VOLVO 245 DL - Portal dos Clássicos

    ps quanto custa uma matricula de transito?

    Estou à pedir tudo pq eu nao vou pessoalmente comprar-la,vou tentar de fazer tudo à distancia.

    Cumps

    Antonio Ragni

    VolvoClub.IT - Italia - Il Club Italiano di Auto Volvo
     
  4. Boa noite,
    Na imtt nao vai responder-me,eu pedii para saber o que è que sao os documentos para exportar uma carrinha com matricula portuguesa na comunidade europea mas ninguem sabe nada.
    Se faz favor,hà um entusiasta neste portal que tinha jà vendido classicos no estrangeiro que pode ajudar-me?
    Eu necessito de saber si os carros para export tenhon uma matricula provisoria e si è possivel fazer um seguro sò para 2/3 dias ou tb si o seguro està incluido na matricula como na alemanha por exemplo.
    O meu medo,sem documentos fundamentais,è de comprar um carro que uma vez chegado na Italia nao pode ser legalizado por falta de documentos.

    Cumps

    Antonio Ragni
     
  5. Ciao Antonio,

    Per farsi registrare un veicolo su ogni paese dalla CE, credo che basta di avere i documenti originali dalla vettura, la dichiarazione di vendita e una dichiarazione scritta dal venditore dichiarando di fare il passaggio di proprietà alla persona che fà l'acquisto, e dichiarando anche il valore della vendita (per effetti di IVA, si c'è il caso).

    Quando sia fatta la registrazione in Italia, le targhe originalli sono dichiarate como esporte all'estero presso la dogana portoghesa e saranno poi cancellate, non è necessario di farle cancellare prima del trasporto. Non mi sembra che esistono qui delle targhe per esportazione comme su Italia.

    Io ho acquistato la mia 124 Spider in Italia e l'ho trasportato al Portogallo per mare, c'é una rota che fa la conessione di Setúbal a Salerno e al nord, che fa il trasporto delle vetture nuove del gruppo Fiat fino a qui.

    Scusi il mio povvero italiano... fa molto che non scrivo niente.

    Saluti, Eduardo
     
  6. Grazie Eduardo,
    o teu italiano è multo bom apesar que nao escreves desde multo tempo!
    Infelizmente o dono do carro que quero comprar nao sabes nada sobre os documentos por export,portanto tenho que fazer todo sozinho.
    Aqui na Italia à coisa mais importante que percebi è que o carro tens que ter o IPO desde 6 meses, os documentos do carro em ordem e uma declaraçao de venda com o nom do assinado (eu).
    Eu tb vou embarcar o carro desde Setubal atè Livorno mais queria saber si è possivel fazer um seguro para 2/3 dias e quanto pode costar.
    O Eduardo,obrigado pela tua resposta.

    Cumps

    Antonio Ragni
     
  7. Boa tarde,

    achei este tópico bastante interessante.

    Tenho entre mãos uma situação parecida, no caso tenho um senhor que quer comprar um clássico em Portugal, mas ele está na Costa do Marfim.

    Como é para outro continente, quais sãos os procedimentos para quem vende e para quem compra! O senhor pretende fazer tudo à distância!!

    Agradecia os vossos contributos!!!

    Abraços
     
  8. Caro João, lamento informa-lo mas esta muito provavelmente a cair numa burla sobejamente conhecida na comunidade dos clássicos.
    http://www.portalclassicos.com/nosso-hobby-classicos/22313-contactos-compradores-duvidosos.html
     
  9. Atenção!!!

    Cuidado com as burlas, lembro-me que à tempo andava por aí um esquema exactamente como o que descreveu, para esse país e tudo!
     
  10. Obrigado a todos pelos esclarecimentos,

    vou continuar com as dúvidas no outro tópico que é mais adequado para o efeito e transmitir a minha experiência para alertar outros companheiros
     
  11. O mais importante é saber o que pedem no pais de destino para legalizar a viatura, nao o que faz falta para exportar.
    Cuidado com os esquemas.
     
  12. Eu tambem acho :D
    Será que já não há "livre circulação de pessoas e bens" ?? :D
    E como já vai sendo dito, cuidado com os "esquemas".
     
  13. Boas isto e interressante porque estou na mesma situação agora um ingles quer comprar um carro ca em portugal.

    Pedi o ACP aqui esta a resposta surreal...

    Resposta :


    Acusamos a receção do mail que nos dirigiu à data de 19 do corrente mês, o qual agradecemos.

    Cumpre-nos informar que após contactarmos os serviços de documentação automóvel do Clube, fomos informados de que haverá duas situações a considerar:

    1. Se a viatura é para exportar tem que ser legalizada no país de destino de acordo com a legislação desse país;

    2. Se for para transferir em Portugal, o comprador tem que ter domicílio fiscal em Portugal.


    Sempre ao dispor, aceite os nossos cordiais cumprimentos.

    A questão quais sao os documentos a apresentar ca para justificar e exportação foi-me respondido:

    Em resposta, terá que apresentar um documento oficial das autoridades, onde o veículo foi legalizado, inclusivé para cancelar a matrícula em Portugal.

    Pronto se o tipo la nao quer legalisar o carro fica-se entalado...

    Bem eu um vez vendi um carro a um amigo hollandes nao tomei procauçoes nenhumas apenas preenchi um documento de compra e venda na altura 2006.
    Ele la tratou dos papeis e legalizou la o carro.
    O estranho e que pelos vistos resolveu-se tudo...porque carro nao aparece no meu patrimonio , mas sim nas finanças! (ondem tirarem-me um carro e ficou este????) e sempre-me pedido para pagar o imposto automovel so que nao sabedo "ligar" o carro o meu patrimonio aparece importancia a pagar 0€!
    Pronto o que eu acho e que narmalemente nao se deve fazer nada, quando o carro e legalizado la portugal deve ser informado ca por entidade legalisadora eles ca depois cancelem a matricula e tambem iuc... Mas no meu caso nao funciono bem mandei varios mails nunca obtive resposta...e o pais que temos tudo complicado nada funciona bem!

    Antonio
     
  14. Por acaso é bastante simples,

    Quem vende,
    Vai ao IMTT e dá baixa dos decumentos (cancela a matricula) e indica que o carro vai ser exportado, paga 10 euros e levanta o documento de exportação.

    Quem compra,
    Vai há transportadora que escolheu, entrega o carro e o documento de exportação, paga o serviço e já está.
    Quando receber o carro a transportadora irá entregar uma guia de transporte e o documento de exportação, e é só isso que precisa para a nova legalização no seu país, o mais importante é saber os passos que terá que dar no seu próprio País.
     
    Rafael S Marques gostou disto.
  15. Eu já vendi um carro para fora, só entreguei livrete e titulo de propriedade, e declaração de venda portuguesa...

    Penso que depois lá pode ser legalizado a partir disto, já por cá é uma dor de cabeça...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página