Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Todos os registos com zero comentários e sem visitas ao Portal nos últimos 12 meses serão removidos definitivamente da base de dados.
    Fechar Aviso
  3. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Hotel Vasco da Gama - 50 anos

Tópico em 'Também são Classicos' iniciado por Helder Manuel Oliveira, 26 Jul 2010.

Tópico em 'Também são Classicos' iniciado por Helder Manuel Oliveira, 26 Jul 2010.

  1. Helder Manuel Oliveira

    Registo:
    18 Ago 2009
    Local:
    Vila Real de Santo António
    Ainda o Algarve não sonhava ser para o turismo aquilo que hoje é, quando há 50 anos abre aquele que viria a ser “ O primeiro Hotel do Algarve”.

    No verão de 1958 o presidente da Câmara Municipal de Vila real de Santo António lança o desafio a investidores privados para a construção de um hotel em Monte Gordo. Domingos Sancho de Sousa Uva, que já havia demonstrado interesse em algumas das reuniões concretizadas a propósito deste tema, constituiu uma sociedade para o efeito, onde ele próprio é o principal sócio. Após exposição à CM de algumas exigências para a construção do hotel, entre as quais a cedência de um terreno que serviria como Parque de Repouso do mesmo, os seu sócios obtêm a sua aprovação começando, cerca de um mês depois, a construção da infra-estrutura que viria a ser uma das pioneiras na hotelaria e no turismo do Algarve.

    A construção do Hotel seria efectuada em seis meses, sendo que o dia 1 de Agosto de 1960 seria a data que viria a ficar para a história deste hotel, que abre as suas portas com 60 quartos, e recebe nesse mesmo dia os seus primeiros clientes.

    “ Ainda antes da conclusão das obras choviam pedidos de alojamento vindos de toda a Europa (Holanda, França, Suécia, Noruega e Alemanha)…” assim noticiava o Jornal do Algarve. Porém desses pedidos não podiam ser satisfeitos vendo-se o Hotel forçado a iniciar desde logo os trabalhos de ampliação, tais como o aumento de 60 para 125 quartos, para além da construção de uma piscina e outros arranjos exteriores.

    O hotel é baptizado pelo nome de “Vasco da Gama “ inspirado no grande descobridor de seu nome, que há cinco séculos atrás descobriu o caminho marítimo para a Índia (chegando a Calecute em 20 de Maio de 1498), a mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo equador. Em jeito de metáfora, também o Hotel Vasco da Gama representou a descoberta daquele que viria a ser o primeiro hotel do Algarve. À beira mar plantado, e logo intrinsecamente ligado ao mar e aos descobrimentos, foi este o mote que esteve na raiz da escolha de “Hotel Vasco da Gama”.

    O hotel que representou um investimento considerável para a altura, mereceu uma decoração notável sendo que todos os pormenores foram arquitectados a pensar no conforto do cliente; os quartos eram equipados com modernos sistemas de climatização, parque de estacionamento privativo e parque infantil, verdadeiros luxos para a época que conferiram a este Hotel a classificação de um dos melhores da Europa.

    O Vasco da Gama começou a ganhar fama além-mar que até Ingrid Bergman, uma das mais conceituadas actrizes da época, esteve ali hospedada com o seu marido, Lars Schmidt, em Fevereiro de 1962, dois anos após a inauguração

    Actualmente, e em pleno século XXI, o Hotel Vasco da Gama é uma referência para muitos portugueses e estrangeiros. Todas as nacionalidades aqui se encontram e desfrutam deste Oásis em Monte Gordo, com saída directa para a praia… onde o clima é ameno e as águas quentes fazem jus à sua fama como sendo as mais quentes do Algarve…

    Com 185 quartos, devidamente equipados, e praticamente todos recentemente remodelados, esta tem sido uma obra a que o Hotel se tem dedicado afincadamente, e de uma forma mais profunda, nos dois últimos anos. Sendo esta uma operação que envolve todo o staff e uma série de técnicos especialistas, não descura porém aquilo que o Hotel mais valoriza: o conforto e bem-estar dos seus hóspedes durante a sua estadia.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Jorge Viegas

    Jorge Viegas Veterano

    Registo:
    23 Mar 2008
    Local:
    Scallabis
    Não sabia que era tão antigo :oo

    Obrigado pela partilha ;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página