Hotel Vasco da Gama - 50 anos

Helder Manuel Oliveira

Pre-War
Premium
Portalista
Ainda o Algarve não sonhava ser para o turismo aquilo que hoje é, quando há 50 anos abre aquele que viria a ser “ O primeiro Hotel do Algarve”.

No verão de 1958 o presidente da Câmara Municipal de Vila real de Santo António lança o desafio a investidores privados para a construção de um hotel em Monte Gordo. Domingos Sancho de Sousa Uva, que já havia demonstrado interesse em algumas das reuniões concretizadas a propósito deste tema, constituiu uma sociedade para o efeito, onde ele próprio é o principal sócio. Após exposição à CM de algumas exigências para a construção do hotel, entre as quais a cedência de um terreno que serviria como Parque de Repouso do mesmo, os seu sócios obtêm a sua aprovação começando, cerca de um mês depois, a construção da infra-estrutura que viria a ser uma das pioneiras na hotelaria e no turismo do Algarve.

A construção do Hotel seria efectuada em seis meses, sendo que o dia 1 de Agosto de 1960 seria a data que viria a ficar para a história deste hotel, que abre as suas portas com 60 quartos, e recebe nesse mesmo dia os seus primeiros clientes.

“ Ainda antes da conclusão das obras choviam pedidos de alojamento vindos de toda a Europa (Holanda, França, Suécia, Noruega e Alemanha)…” assim noticiava o Jornal do Algarve. Porém desses pedidos não podiam ser satisfeitos vendo-se o Hotel forçado a iniciar desde logo os trabalhos de ampliação, tais como o aumento de 60 para 125 quartos, para além da construção de uma piscina e outros arranjos exteriores.

O hotel é baptizado pelo nome de “Vasco da Gama “ inspirado no grande descobridor de seu nome, que há cinco séculos atrás descobriu o caminho marítimo para a Índia (chegando a Calecute em 20 de Maio de 1498), a mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo equador. Em jeito de metáfora, também o Hotel Vasco da Gama representou a descoberta daquele que viria a ser o primeiro hotel do Algarve. À beira mar plantado, e logo intrinsecamente ligado ao mar e aos descobrimentos, foi este o mote que esteve na raiz da escolha de “Hotel Vasco da Gama”.

O hotel que representou um investimento considerável para a altura, mereceu uma decoração notável sendo que todos os pormenores foram arquitectados a pensar no conforto do cliente; os quartos eram equipados com modernos sistemas de climatização, parque de estacionamento privativo e parque infantil, verdadeiros luxos para a época que conferiram a este Hotel a classificação de um dos melhores da Europa.

O Vasco da Gama começou a ganhar fama além-mar que até Ingrid Bergman, uma das mais conceituadas actrizes da época, esteve ali hospedada com o seu marido, Lars Schmidt, em Fevereiro de 1962, dois anos após a inauguração

Actualmente, e em pleno século XXI, o Hotel Vasco da Gama é uma referência para muitos portugueses e estrangeiros. Todas as nacionalidades aqui se encontram e desfrutam deste Oásis em Monte Gordo, com saída directa para a praia… onde o clima é ameno e as águas quentes fazem jus à sua fama como sendo as mais quentes do Algarve…

Com 185 quartos, devidamente equipados, e praticamente todos recentemente remodelados, esta tem sido uma obra a que o Hotel se tem dedicado afincadamente, e de uma forma mais profunda, nos dois últimos anos. Sendo esta uma operação que envolve todo o staff e uma série de técnicos especialistas, não descura porém aquilo que o Hotel mais valoriza: o conforto e bem-estar dos seus hóspedes durante a sua estadia.
 

Anexos

  • CONVITE ANIVERSARIO.jpg
    CONVITE ANIVERSARIO.jpg
    117.3 KB · Vistos: 13
  • VASCO DA GAMA 1.jpg
    VASCO DA GAMA 1.jpg
    41.2 KB · Vistos: 11
  • VASCO DA GAMA 2.jpg
    VASCO DA GAMA 2.jpg
    56 KB · Vistos: 11
  • VASCO DA GAMA 3.jpg
    VASCO DA GAMA 3.jpg
    80.5 KB · Vistos: 12
  • VASCO DA GAMA 4.jpg
    VASCO DA GAMA 4.jpg
    90.7 KB · Vistos: 11
  • VASCO DA GAMA ACTUAL.jpg
    VASCO DA GAMA ACTUAL.jpg
    72 KB · Vistos: 8
Topo