Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Hibridos Tem Mais De 100 Anos

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Jorge Aguiar, 24 Abr 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Jorge Aguiar, 24 Abr 2008.

  1. A tecnologia dos automóveis híbridos, pelo que se sabe, remonta ao ano de 1901, quando o empregado da fabrica Lohner Coach, Ferdinand Porsche, criou o Mixte.
    Trata-se de um veiculo com 4 motores eléctricos montados perto das rodas e ligados a um pequeno gerador e a um motor de gasolina.
    Modelos de protótipos recentes, como o Volvo Recharge Concept, o Chevrolet Volt e o Opel Flexterne são baseados neste híbrido do inicio do seculo passado que bateu varios recordes de velocidade na Áustria. A tecnologia dos híbridos afinal é já bem antiga.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. De facto, tirando a invasão da electrónica, muito pouca coisa é efectivamente nova nos automóveis recentes. Recorde-se que já bem dentro do século XX ainda havia muitas dúvidas e debates sobre qual seria o método de propulsão ideal para o automóvel, tanto que ainda na década de 20 havia automóveis a vapor (uma tecnologia já muito desenvolvida) e eléctricos.

    Mesmo soluções técnicas do tipo tracção integral, travões de disco, motores com árvores de cames à cabeça, multiválvulas, etc... tudo isso foi experimentado de uma forma ou outra nos primeiros automóveis.

    Ainda há poucos anos a Mitsubishi fez um grande alarido com os motores a gasolina de injecção directa como sendo uma novidade mundial, depois teve de se calar porque percebeu que a Mercedes já o tinha feito na década de 50 (!) com o motor do 300 SL (o célebre "asas de gaivota" ou "gullwing").

    Mesmo a história dos biocombustíveis não é nova, porque a segunda versão do motor desenvolvido pelo Diesel era pensada para óleo vegetal (a primeira não funcionou muito bem, era alimentada a uma suspensão de pó de carvão em vapor), e só muito mais tarde a ideia foi subvertida para aproveitamento dos subprodutos da refinação da gasolina dos quais se fez a mistura que hoje chamamos de gasóleo.

    Mais umas provas de que o automóvel pouco tem de novo... e a maior parte do que é efectivamente novo, não presta! :D

    Um abraço!
     
  3. Jacob Lohner & Co em Viena, Áustria, produziram automóveis electivos entre 1898 e 1906.
    Ver anexo 45729
    O carro híbrido Lohner-Porsche, numa prova em 1899.

    A Porsche não é famosa por construir carros amigos do ambiente, mas a verdade é que a o fundador da marca alemã foi o primeiro a construir um carro híbrido há mais de cem anos E agora, após este intervalo, a Porsche irá recuperar o caminho para fabricar um veículo híbrido. Será uma versão do Cayenne SUV que deverá ser colocada no mercado entre 2008 e 2010.
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página