Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Golf 1.6 gti 1982

Tópico em 'Volkswagen' iniciado por Carlos C Ramos, 10 Fev 2011.

Tópico em 'Volkswagen' iniciado por Carlos C Ramos, 10 Fev 2011.

  1. Boas, aqui vai o meu segundo projecto, após o restauro do MK1 cabrio White Edition, resolvi comprar o carro que eu sonhava ter em criança, um 1.6 GTI prateado, com grelha de dois farois.

    O que levou até agora:

    - Forros interiores das portas da frente, 2 manetes de abertura dos vidros;
    - Rádio Blaupunkt de época, altifalantes novos à frente, antena telescópica preta;
    - Cobertura do fundo da bagageira em alcatifa, amortecedor da tampa da bagageira, borracha da tampa da bagageira;
    - Parte eléctrica toda refeita, bateria, substituição de algumas fichas do motor, lâmpadas do tablier, ligação dos 3 manómetros suplementares, motor da chauffage reparado, cobertura plástica do motor da chaufagge, mecanismo do limpa vidros da frente reparado;
    - Válvula da pressão do óleo, válvula da temperatura do motor, válvula de aquecimento (faz disparar a ventoínha), termóstato do motor, lâmpadas da frente Hella (médios e máximos), relés para melhorar iluminação (médios e máximos), cabos de velas da BERU,
    - Tampas das torres da suspensão (fr/tr);
    - Casquilhos da caixa de velocidades e valvoline da caixa, Junta do cárter, retentor da caixa, óleo e filtro, rolamentos nas 4 rodas, injector de arranque, afinação do motor (balança do injector) e gases de escape num Bosch Car Service;
    - Tampas/centros das jantes e tampas dos pernos.
    - Levou as duas panelas de escape da IMASAF;
    - Tratamento da pintura com SONAX EASY LOTION.
    - Moldura vermelha da grelha da frente;
    - Cintos de segurança traseiros, casquilhos dos bancos da frente, estofar as laterais dos bancos da frente;
    - Palas nas rodas traseiras.

    Ficam umas fotos:

    GolfGTI010.jpg

    GolfGTI004.jpg

    GolfGTI001.jpg

    GolfGTI011.jpg

    GolfGTI005.jpg

    GolfGTI003.jpg

    GolfGTI008.jpg

    GolfGTI007.jpg

    Os frisos vermelhos novos

    golfgti2001.jpg

    Tecido novo nas laterais inferiores

    golfgti2002.jpg

    O "bonito" auto-rádio de época

    golfgti2003.jpg

    As palas nas rodas traseiras

    golfgti2004.jpg

    golfgti2005.jpg

    A alcatifa nova do fundo da bagageira

    golfgti2006.jpg

    golfgti2007.jpg

    Certificação do ACP concluida com sucesso, sem qualquer anotação e com bastantes elogios ao estado em que o GTI se encontra.

    Fotos na garagem do ACP:

    gticertif003.jpg

    Ao lado de um Morris Minor da década de 50 em estado de concurso:

    gticertif002.jpg

    gticertif001.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Adoro este carro e o seu está simplesmente magnifico!
    Os meu parabens.:feliz:
     
  3. Grande máquina!

    Uma dúvida, o Golf GTI 1800 é menos comum que o 1600, mas até que ponto?Sabe quantas unidades vieram 1600 e 1800?B)
     
  4. Obrigado. Realmente é um carro fantástico.
     
  5. O 1600 foi lançado em 1976 com caixa de 4 vel. e a partir de meados de 1979 com caixa de 5 vel., a partir de 1982 é lançado o motor 1800, acabando o Golf MK1 em 1984, ano em que é lançado o Golf MK2. Portanto esteve durante mais anos em produção com o motor 1600, do que com o motor 1800, daí haver mais 1600.

    Como em Portugal pagava-se o imposto e o selo pela cilindrada, na altura em que é lançado o motor 1800, vendia-se mais o Escort XR3i, e a partir de 1984 o 205 GTI e o 5 GT Turbo por causa dos motores 1600 e 1400.

    O meu é dos ultimos 1600, pois no mês a seguir ao meu é lançado o 1800, daí haver muitos com a matricula BD, pois o carro deve ter aumentado consideravelmente, face ao incremento da cilindrada e depois o selo também era mais caro.

    Tenho o manual da Haynes e eles apenas referem que ao todo, no mundo inteiro foram vendidos mais de 460,000 GTI's.
     
  6. Grande BOMBA Carlos magnifico adoro este carro o GTI e o Cabrio são os meus dois eleitos parabens á uns tempos tive a ajudante de mecânico a reparar de A a Z um motor 1800cc do mkII :feliz: se esse carro fosse meu apenas mudava as jantes mas isso era se fosse meu não me leves a mal é apenas um gosto pessoal ;)

    Goza muito

    Abraço
     

    Ficheiros Anexados:

  7. Obrigado!! Claro que não levo a mal, mas pessoalmente este é dos poucos carros que gosto de ver com as jantes de ferro de 13''.
    Por enquanto vai ficando assim, no entanto também gosto de ver com as ATS CUP de 14'', como na foto que tens nesse vermelho, mais até que as BBS RS.
     
  8. Boas
    muitos parabens muita lindo
    carro esta 5 estrelas
    cumprimentos classicos
     
  9. Então já somos dois ;)
     
  10. Lindo o GTI, parabéns.
    Aqui á uns anos, mais de 20, estive quase para comprar um, mas um tio mecânico aconselhou-me a não comprar pois pareceu-lhe que o motor não estava grande coisa, e pelo preço realmente devia haver algo errado nele. Eu na altura não percebia lá grande coisa de mecânica, e ainda percebo pouco mas já dou um jeito no que fôr preciso.
    Acho que tenho\tive um rádio desses, algures. E um Sharp prateado, também dessa época. Tenho de os procurar.
     
  11. E foi assim que comecou a legenda.Suberbo exemplar.
     
  12. No caminho de regresso da Certificação do ACP, o GTI foi "ligeiramente" puxado na subida da A8, conclusão retentor da cambota rebentado, já foi para a oficina para pôr novo, o que lá estava devia ser o de origem, estava todo ressequido.
     
  13. Carlos,

    Obrigado pela partilha, sobretudo pelo descritivo do que teve de ser feitos e das peças substituidas. Acho bastante importante que haja consciência do trabalho e despesas necessárias para por um carro em bom estado e 100% funcional, mesmo partindo de bases que à partida aparentem bom aspecto. Mesmo assim há sempre um retentor à espera para nos pregar uma partida.

    Sobre o teu carro, gosto da cor, embora "lassa green" seja a minha preferida e sobretudo da opção da grelha com 2 farois e jantes de aco.

    Tenho 2 Sciroccos Mk2 GTI com o 160/110cv do teu carro e tendo feito num deles mais de 200.000kms em Portugal na europa só lhe posso fazer elogios em todas as matérias.

    Em 2002 estive no museu da VW em Wolfsburg e tinham lá expostos 3 motores que consideravam ser marcos da história da VAG (VW Audi Group), como não podia deixar de ser o "Flat 4" dos refrigerados a ar e no capítulo "water cooled", o 1600 do Gti e o 5 cilindros da Audi.

    Bons kms...


    nuno g
     
  14. Nuno,

    Obrigado, realmente o carro estava em bom estado geral, mas mesmo assim teve que levar bastantes peças para ficar 100% original, e como costumo dizer quem se dedica a um restauro sério dificilmente ganha dinheiro com este negócio, mas também o meu objectivo não é esse.

    O "Lassa Green" também é uma côr bastante bonita (a côr que menos gosto é o "Mars Red", pois não destaca o friso vermelho da grelha), mas a miniatura da Matchbox que eu tinha em criança, era um cinzento com dois faróis à frente e farolins pequenos atrás, no entanto destes é muito dificil de se arranjar e as caixas de 4 vel. não aproveitavam o motor em todo o seu potencial.

    O Scirocco MK2 é um carro muito bonito e dificil de os encontrar, grande parte deles acabaram com grandes doses de Tunning em cima.
    Nunca fui ao museu da VW mas gostava de um dia lá ir.
    Quando ando GTI penso que se o carro hoje em dia anda tão bem, calculo no final da década de 70 em que um normal 1.6 tinha 75 ou 80 cv (tirando o 1.6 da Alfa Romeo), foi realmente um marco na sua época.
     
  15. Quando ando GTI penso que se o carro hoje em dia anda tão bem, calculo no final da década de 70 em que um normal 1.6 tinha 75 ou 80 cv (tirando o 1.6 da Alfa Romeo), foi realmente um marco na sua época.
    110cv era realmente impressionante ,mas mais impressionante sao os tempos testados de 0 a 100kph que sao inferiores a muitos modelos desportivos da epoca.
     
  16. Quando ando GTI penso que se o carro hoje em dia anda tão bem, calculo no final da década de 70 em que um normal 1.6 tinha 75 ou 80 cv (tirando o 1.6 da Alfa Romeo), foi realmente um marco na sua época.[/QUOTE]
    Em 76 havia muito poucos automoveis (incluindo modelos sport) que conseguicem bater o GTI 110cv de 0 a 100KPH .
     
  17. Carlos e Rui,

    Não era só andar bem...

    Já havia desportivos com boas performances, alguns mesmo anteriores como o Renault o Gordini e comtemporâneos como Simcas Rallye 3 ou Sumbeam Lotus.

    Só que a performance implicava uso de tampões nos ouvidos, só aparecia
    no extremo do conta rotações, quando estavam afinados, quando não estavam na oficina a ser reparados e sobretudo se não andassem longos trajectos de gás a fundo.

    Ora o Golf GTi, trouxe a performance + disponibilidade a baixas rotações + conforto + facilidade de utilização + fiabilidade.
    Provavelmente os fracos travões fossem o único defeito do GTI no contexto da época.

    nuno g
     
  18. os travoes nuno.... é uns dos poucos defeitos que dou ao meu cabrio...
     
  19. Parabéns!!!

    Tens aí um icone da industria automovel!!!;)
     
  20. Sim, os travões são um pouco "tudo ou nada", ao ponto de bloquearem com facilidade.

    No cabrio nunca me queixei muito, pois as prestações e o ritmo mais calmo próprio deste cabrio em particular, não chegam para dar muito trabalho aos travões.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página