Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

GM Futurliner - Bem vindo ao futuro

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Ricardo Santos Silva, 15 Jul 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Ricardo Santos Silva, 15 Jul 2008.

  1. Há dois anos cruzei-me com a história das Futurliners, durante um trabalho de Mestrado sobre o Pavilhão da GM na Exposição Mundial em Nova York em 1939.

    Entretanto, e por causa de recentes noticias fui pesquisando e recolhendo alguma informação, principalmente na net, que entretanto compilei num pequeno texto.

    Espero que seja do vosso agrado.

    [​IMG]
     
  2. Em Abril de 1939, abriu a Exposição Mundial de Nova York, através de diversos símbolos, exposições e demonstrações, a exposição, era uma promessa de esperança num futuro prospero e democrático, o antídoto perfeito contra a depressão.

    O Pavilhão da General Motors (GM) ocupava uma área de 3 320 metros quadrados.

    [​IMG]

    O pavilhão da General Motors, em forma de quatro edifícios interligados, albergava a exposição de todos os modelos de carros da GM, incluindo um veiculo transparente, construído em acrílico e demonstrações do funcionamento dos mais recentes avanços tecnológicos ao nível dos sistemas de suspensão e caixa de velocidades automática dos automóveis.

    No entanto, a exposição “Highways and Horizons”, no interior do pavilhão da General Motors, foi a mais memorável e polémica de toda a Exposição Mundial de Nova York em 1939. A exposição acabou por ficar conhecida como Futurama. Futurama foi a exposição multimedia mais ambiciosa e visionaria construída até então.
    Os visitantes entravam no “blue-black auditorium” onde a gravação de uma voz acompanhada com musica de fundo, lhes dirigia a atenção para um enorme mapa dos Estados Unidos, que comparava electronicamente o volume de tráfico nas principais estradas de 1939 com uma previsão para 1960.

    [​IMG]

    Ainda no exterior do edifício, e de forma a captar a atenção dos visitantes, estava exposta uma moderna locomotiva num estilo fluido e aerodinâmico (Streamline), bem como 12 Futurliners.

    [​IMG]
     
  3. [​IMG]

    As Futurliners eram veículos enormes, com abertura lateral que se elevava para exibir as últimos avanços tecnológicos e científicos da época, tais como a televisão, o forno microondas, o motor a jacto, bem como a capacidade industrial e produtiva do grupo GM.
    As Futurliners faziam parte de uma estratégia para estimular a economia e o desenvolvimento cultural e educacional da nação. Para isso percorreriam os EUA na “Parade of Progress”, que se havia iniciado em 1936 e que durou até ao ano de 1953.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  4. [​IMG]

    As Futurliners, eram veículos imponentes com 10m de comprimento (33-feet), 2.4 metros de largura (8feet) e cerca de 3.5 metros de altura (11.7 feet). O olhar do motorista estava a 3 metros do chão e posicionado à frente das rodas dianteiras. Os rodados duplos dianteiros tal como no eixo traseiro, eram uma novidade que a destacava, mas que fez da direcção assistida uma necessidade. A locomoção destes “monstros” estava a cargo de um motor 6 cilindros em linha com 5.000cc a gasolina (302 cubic inch) de 145CV, e uma caixa de 4 velocidades automaticas Hydramatic usada nos camiões de combate na guerra da coreia. Não era nenhum exemplo de aceleração, mas sim o suficiente para levar a Futurliner a todo o lado.

    [​IMG]
     
  5. Os seus argumentos residiam essencialmente nas suas linhas arrojadas, concebidas por Harley Earl. Apesar do seu tamanho o peso tinha sido aligeirado através da carroçaria construída integralmente em alumínio sobre uma estrutura de madeira.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  6. O posto de pilotagem era semelhante ao de um avião, na parte superior. Numa primeira versão, era como que uma bolha de vidro que proporcionava ao condutor uma visibilidade excelente. No entanto problemas com o calor em dias de sol levou a uma reformulação do posto de condução.
    Duas portas dianteiras, por baixo da cabina, davam acesso ao interior do veículo.

    [​IMG]


    [​IMG]


    [​IMG]
     
  7. [​IMG]

    Na parte da frente as letras GM brilhavam de dia e de noite, acendendo juntamente com os faróis centrais. Grande painéis laterais abriam-se e faziam deslizar uma plataforma que servia de palco. Por cima, no tejadilho, um sistema telescópico possuia uma bateria de holofotes. Para alimentar todos estes gadgets tecnológicos cada Futurliner dispunha de um gerador eléctrico próprio.

    [​IMG]
     
  8. No entanto as Futurliners acabaram por ser vitimas do progresso que elas próprias proclamavam. Com o passar do tempo foram vendidas, esquecidas e abandonadas.
    Hoje em dia restam apenas 9 das 12 inicialmente construídas, duas delas irrecuperáveis e têm servido de doadoras de peças para restauro, e apenas 4 estão em condições de circular.

    Uma delas foi recentemente vendida no ebay por 1 milhão de dólares e, e outra bateu o recorde dos leilões da Barrett-Jackson e foi vendida por mais de 4 milhões de dólares!

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  9. é muito gira mas tambem é muito cara
     
  10. É bem engraçada! Se fizessem isso assim mais piquena, com menos cilindrada e um tudo nada mais baratusca, ainda me afiançava a uma, quando fosse grande xD
     
  11. Eu acho muito bonita, e mais, acho que o Portal devia organizar uma vaquinha e adquirir uma :D:D

    Agora a sério, é fantástica e muito peculiar! Um dia inda irei ver uma ao vivo B)B)

    E muito obrigado ao Ricardo o trabalho que teve, como de costume o pessoal daqui adora estas coisas (eu sei que adoro), peças de história. Bem haja Ricardo!!
     
  12. Na sua epoca devia ser algo de espetacular
     
  13. Obrigado a todos pelos comentários ...

    Tinha aqui ainda uma foto do interior:

    [​IMG]

    e mais fotos da época:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  14. Se nao reparam na caixa de velocidade ainda bate com a cabeça lá ao subir as escadas!:D:D
     
  15. Bem Ricardo estes "Bicharoucos" têm um aspecto fenomenal. Lindíssimas estas camionetas, ou camiões, nem sei bem como chamar...

    Bom trabalho!
     
  16. excelente design.....deve beber pouquinho deveB)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página