Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Gentlemen drivers, Le Mans, coiso... outros tempos!

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Vaz, 26 Dez 2011.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Vaz, 26 Dez 2011.

  1. Uma das coisas que me fascina nos clássicos é que remontam a um outro tempo, um tempo em que a especialização não era a regra e que hoje é já inexistente.
    Um tempo bem ilustrado pela história de um dos meus carros preferidos de uma das minhas marcas preferidas... o Lancia Aurelia B20 GT.

    Este carro apresentado no salão de Turim de 1951 foi ainda nesse ano protagonista de uma história assaz interessante:

    Em junho de 1951 o conde Giovanni Lurani elegantemente vestido de fato completo e gravata chega a Le Mans para assistir como espectador aos treinos da já celebre corrida. Fez a viagem desde Italia acompanhado por Giovanni Bracco que algumas semanas antes tinha terminado em 2º lugar na prova das Mil Milhas (Roma/Brescia/Roma) ao volante do novo Lancia Aurelia B20 GT a "morder os calcanhares" do Ferrari de Gigi Villoresi com cerca de 3 vezes mais potencia. Os "nossos" elegantes "gentlemen drivers" fizeram a viagem por estrada ao volante de um dos 4 elegantes B20 GT que Gianni Lancia (filho de Vincenzo) tinha inscrito nas Mil Milhas por altura da sua apresentação oficial no salão de Turim.
    "Reza a história" que por altura dos treinos um dos concorrentes inscritos nas 24 horas teve problemas, pelo que a dupla foi solicitada para participar na prova... Assim, entraram em pista (sem capacete nem fato de competição) e... depois de se fazerem notados (pela elegancia e novidade da sua "montada") á partida ainda se fizeram mais notados 24 horas depois quando cruzaram a linha de meta com 3172 kms percorridos a uma média de 132,16 kms/h que lhes valeu o 12º lugar á geral e a vitória na classe (menos de 2L). Todos os carros que ficaram á frente eram potentes bolides especialmente concebidos para correr e equipados de pneus de competição. O Lancia estava montado com os recentissimos Michelin X que fizeram a viagem de Italia, a corrida de 24 horas e... foram de novo a rolar para Italia...

    São histórias deste tipo que me fazem "salivar" diante de alguns carros com a minha ou mesmo mais idade.

    Este post foi promovido a noticia
     
  2. Algumas fotos da época;

    aurelial24emansbracolurani519e.jpg

    LeMans1951.jpg

    [​IMG]
     

    Ficheiros Anexados:

    Vitor Dinis Reis gostou disto.
  3. Historias Maravilhosas, de uma epoca em que a competição era apenas por divertimento, hoje com tanto profissionalismo e compromissos comerciais perdeu-se esta parte de correr por prazer de conduzir.
     
    Carlos Vaz gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página