Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Futuros Clássicos dos anos 90

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por HugoSilva, 16 Jun 2015.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por HugoSilva, 16 Jun 2015.

?
  1. BMW 8 SERIES

    3 voto(s)
    21.4%
  2. VOLKSWAGEN CORRADO

    2 voto(s)
    14.3%
  3. JAGUAR XKR

    2 voto(s)
    14.3%
  4. MERCEDES-BENZ SL

    1 voto(s)
    7.1%
  5. SUBARU IMPREZA

    3 voto(s)
    21.4%
  6. ALFA ROMEO SPIDER

    0 voto(s)
    0.0%
  7. FIAT COUPE TURBO

    3 voto(s)
    21.4%
  8. VOLVO 850 T5-R

    1 voto(s)
    7.1%
  9. BMW M3 EVOLUTION

    4 voto(s)
    28.6%
  10. NISSAN 300ZX

    1 voto(s)
    7.1%
Multiplos votos são permitidos.
  1. Esta é uma possível lista segundo o artigo de carros dos anos 90 nos quais deviamos estar a investir.

    Em território nacional à partida o BMW, o Jaguar, o Lotus, o NSX e o Maserati serão muito complicados de arranjar no dia de hoje a preços dignos de "investimento" mas independentemente disso...

    Devido à limitação do portal quanto ao número de opções deixei de fora:

    • MASERATI 3200 GT
    • LOTUS ELAN
    • HONDA NSX
    Alterei também a opção do Subaru do modelo SVX (?) para o mais conhecido Impreza, mas também lá podia estar o Mitsubishi Evolution!

    Qual seria a vossa escolha?
    Acham que falta ali algum concorrente óbvio?
    São de facto "investimentos" ou é tudo uma ilusão? Porquê?
     
  2. Acho que ainda nem se fala muito dos carros dos anos 80, só agora começam agora a ganhar forma e fama as suas virtudes, pelo que ainda é muito cedo para se falar dos futuros clássicos a sério para os anos 90.

    Depois a lista parece-me demasiado elitista, faltam muitos carros que podem ser comuns hoje e por isso mesmo desprezados e dentro de anos, bum, logo a lista deveria ser mais ecléctica.
    Esta situação de investimentos é claramente especulação a funcionar, e não penso nos clássicos como forma de me assegurar financeiramente o futuro, apenas penso neles para desfrutar, por isso, não tenho interesse nesse sentido e não ligo.
    Já agora dos que apresentas-te para mim apenas o Honda NSX, que nem está na lista de votação, é que já terá um pseudo estatuto de clássico;).
     
    #2 António José Costa, 16 Jun 2015
    Última edição: 16 Jun 2015
    Bruno Coelho gostou disto.
  3. Eu ligo muito os carros ao que vivi na época (os candidatos a clássicos, pois só me lembro de ser gente a partir de 81/82).

    Dito isto, os anos 90 não foram para mim um década da qual guarde boas recordações...uma juventude algo turbulenta com muitas mudanças, principalmente afectivas e familiares, que na altura tiveram efeitos bastante negativos.

    A juntar a isso o design automóvel não fez uma transição muito feliz, no meu ponto de vista, como dos 70 para os 80. Só para dar 3 exemplos, odiei o substituto do Alfa Romeo 75, do Lancia Delta, assim como do bmw e30.
    De forma geral não gosto dos carros dos anos 90...mas o Fiat Coupé é uma das raras excepções. ;))
     
  4. Acho que os carros dos anos 90 não vão ser grandes clássicos. Faltam-lhes os materiais nobres, a manufactura e a arte. De qualquer modo, votei no impreza porque foi campeão do mundo de rally e porque o modelo de estrada não era muito diferente, aliás servia o propósito da homologação. Também tem aquele lado negro que faz lembrar aquelas corridas da treta com jovens de boné ao contrário... enfim, os anos 90 pouco me dizem em termos automobilísticos.

    Se tivesse mesmo que comprar um carro dos anos 90 para investimento seria o Renault Spider. Alguém se lembra?
     
  5. Se nos lembramos, claramente uma máquina Brutal e fora da bolha

    images.jpgimages2.jpg
    renault-spider-02.jpg

    Gosto pouco deste:rolleyes
     
    Pedro Pereira Marques e HugoSilva gostaram disto.
  6. Não conhecia mas não o veria na lista, é claramente carro de track day.
     
  7. É um carro road legal, tal como variadíssimos Kit Cars, do Pais com provavelmente mais petrolheads per capita, Inglaterra, o Ariel Atom é um provável clássico automático ;). (mas só daqui a 30 anos)

    Ariel-Atom-500.jpg

    Se pretendes carros que efectivamente podem ser futuros clássicos, penso que tem de ter duas coisas, baixa produção, serem fora da bolha, todos os outros vão flutuar, os realmente rarros dificilmente irão baixar de valor, já agora um menos raro dos 90

    EliseLotus_Elise_Series_1.jpg

    Mas continuou a preferir o Renault Spider, muito mais raro, muito mais fora da bolha, muito mais coleccionável:thumbs up:. Ah e é um Renault:D:.

    Abraço,
     
  8. Este tipo de carros não são a minha cena, acho que são demasiado orientados a um tipo muito especifico de utilização e o lugar deles 90% do ano é fechados na garagem.

    Já o Elise é outra fruta mas confesso que fiquei um pouco desiludido com o que estava este ano na FIL, ou estava mal estimado ou de facto é demasiado "barato", o interior é muito simplista e tudo tem um aspeto frágil e desmontável.
     
  9. Lembro-me de em 1996 o meu Pai ter comprado um Mégane coupé e ao lado estava lá o Spider, não veio porque segundo ele "só tinha dois lugares e não dava para me levar". É o carro que mais gostava de ter, o primeiro sem para-brisas! :)

    Há alguns por cá mas nos últimos anos só me lembro de um andar no mercado. :( Acredito que comece a subir o preço nos próximos anos. :(
     
    Pedro Pereira Marques e HugoSilva gostaram disto.
  10. Carro de track day? nos "dias de circuito" (em aspas porque o português pode ferir) aparece de tudo o que combina com o boné à lá "baseball" e acho que o spyder não combina com esse tipo de concentrações, em Portugal, pois está claro.
     
  11. Os exemplos podem não se o melhores mas,

    Mercedes Benz 300 SL "Gullwing"
    31_1.jpg
    Carro de corridas que depois se aproveitou para estrada (Valores de transação superiores a 1M €.)

    Lotus Seven
    7_2.jpg

    Ainda hoje se vendem como Caterham, assim
    caterham-seven-04.jpg

    Reconheço dificuldades de utilização, mas conheço quem em solteiro, foi o carro do dia a dia e nunca precisou de tomar nenhum ansiolítico, devia ser dos "gajos" que mais bem disposto estava quando chegava à faculdade de manhã:).
    Não faço puto de ideia de quanto vale um Lotus Seven dos primeiros, ambos são clássicos;).

    À por ai muitos clássicos que são verdadeiras rainhas de garagem.
    Quanto aos que nem andam 10% dos dia do ano, qual a verdadeira percentagem de clássicos que andam mais de 36 dias por ano, olha eu tento andar com os meus todos as semanas e mesmo assim não sei se andam efectivamente 36 dias por ano cada um, é pouco eu sei mas é a realidade,e deve haver muitos mais ainda piores do que eu.

    Hugo o importante é tirarmos prazer de os usar, e desfruta-los seja onde for;).

    Abraço,
     
  12. Eu não sei o quão bem ou quão mal frequentados são os track day do século XXI em Portugal, nunca estive em nenhum, mas conheço quem o faça com as suas máquinas nipónicas e não usam bonés da Monster ou da Obey (ou dos Yankees vá para nos mantermos na fixação do baseball!), são pais de família, têm empregos estáveis e não nasceram em berço de ouro. Gostam de condução desportiva e de o fazer em segurança, that's all.
    De qualquer das formas não percebo o que é que isso tem a ver com o facto daquele Renault ser, na minha humilde opinião muito obviamente, um carro com esse propósito ou alternativamente um carro para estar fechado numa garagem numa vivenda de férias no Algarve, é que as únicas alturas do ano em que eu vejo carros desta onda, road leval e mais não sei quês, é nesses termos, mas lá está, nunca fui a track day nenhum hehe

    Acredita que eu não sou ninguém para falar do quão frequentemente devíamos arejar os carros, estou a fazer o primeiro aniversário disto dos clássicos e posso confessar com alguma vergonha que o meu deve ter saído da garagem cerca de 10 vezes nos últimos 365 dias mas tenho as minhas razões e o facto de ser descapotável é provavelmente a mais preponderante. Penso mudar isso mas para já é tudo o que posso dizer e contra mim falo.
    Concordo com a tua afirmação, o que importa é de facto "tirarmos prazer de os usar, e desfruta-los seja onde for" mas acho que carros projetados com um propósito declaradamente desportivo não são os eleitos óbvios para um "top 10" deste género mas é óbvio que vejo um Caterham ou o supramencionado Renault num top específico de track day, é a velha premissa do "cada macaco no seu galho" =P
     
    Rui Meireles gostou disto.
  13. Eu dos anos 90 quero um Spider amarelo, chega! :)

    Tenho um mégane coupé (1996) desde novo da minha Mãe! O 128 anda o dobro, mas gosto do carro e um dia espero juntar o Cabrio ou outro mas com o motor 2.0!315845_187944364610386_127191387352351_459547_229996927_n.jpg
     
    #13 João Pereira Bento, 27 Jun 2015
    Última edição: 27 Jun 2015
  14. Hugo,

    Estamos todos em amena cavaqueira, os clássicos tal como muitas outras coisas na sociedade moderna, andam muitas vezes ao serviço da especulação, moda e afins, entre muitas outras coisas.
    Aqui mais importante é efectivamente o sentimendo de utilizarmos o que gostamos, porque gostamos (não porque é moda e tal), desfrutarmos das máquinas sempre que podermos, podem ser 10 dias por ano podem sem 360, desde que retiremos prazer disso, espectacular!
    Obviamente todos nós escrevemos de acordo com o que sentimos, desejamos, e gostamos e ainda bem que muitos de nós temos opiniões diferentes, partilhar as experiencias, gostos, conhecimento, etc, é que faz o portal andar:thumbs up:.

    Usa mais o Spider se puderes, ele tem capota e olha que andar de capota num dia ameno, com chuva a cair na lona sabe tão bemmmmm. Se calhar porque tive poucos momentos desses:D:.

    Só para finalizar quanto aos track days, há de tudo como em tudo lado, com certeza existirão "encontros" menos cordiais e outros onde existe um maior respeito pelos outros, mas também não sou a pessoa mais indicada para opinar sobre isso.

    Abraço,
     
    HugoSilva gostou disto.
  15. Encontros em Portugal!? :( O único que gostei até hoje foi o 1º Encontro do Portal em Aveiro. :)
     
  16. Votei no serie 8 pois puxe a brasa para a minha sardinha. Mas o NSX será um clássico de grande valor
     
  17. eu tambem, e tive o prazer de te conhecer com o 128 vermelho.
     
  18. Quando será possível um próximo:)?
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página