Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fundadores das marcas

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Simao Reis, 25 Dez 2009.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Simao Reis, 25 Dez 2009.

  1. FERRARI, Enzo (1898-1988)

    Italiano fundador da Ferrari

    Apaixonou-se pelo desporto automóvel com apenas dez anos, quando visitou o autódromo de Bolonha. Enzo Ferrari trabalhou como mecânico até ao início da primeira guerra mundial, altura em que entrou na Contruzioni Mecaniche Ntional, como piloto de testes.Aos 21 anos tentou trabalhar na Fiat, mas foi recusado. Pouco depois ingressou na Alfa Romeo, mas desta vez como piloto. Criou a Scuderia Ferrari no ano de 1925, em Módena, mas durante a segunda guerra mundial viu-se obrigado a transferir a fábrica de automóveis para Maranello, a dezoito quilómetros de Módena. Depois da Segunda Guerra Mundial, a Ferrari ganhou dois títulos mundiais em 1952 e 1953. Alfredino Ferrari, filho de Enzo, morreu em 1956, aos 26 anos, sofrendo de distrofia muscular progressiva. Isto fez com que se torne uma pessoa amarga. Desde então Enzo nunca mais pisou numa pista de corrida e passou a usar os inseparáveis óculos escuros. Autodidata em mecânica, recebeu em 1960, da Universidade de Bolonha, o título de Doutor "honoris causa" em Engenharia, e mais tarde, em Física. Ganhou do governo italiano o título de Comendador. Enzo Ferrari morreu em Maranello com 90 anos, tendo obtido 19 vitórias em Le Mans e nove títulos na Fórmula 1.

    Ver anexo 146883
     

    Ficheiros Anexados:

  2. FIAT - Giovanni Agnelli (1866-1945)

    Italiano fundador da FIAT (Fabbrica Italiana Automobilis i Tractores)


    Quando um grupo de ricos italianos se associou e formou, em 1899, a Fabbrica Italiana Automobili Torino (FIAT), pretendia fazer concorrência à indústria automobilística francesa e desenvolver grandes inovações para carros de corrida.

    Todavia, Giovanni Agnelli, primeiro secretário, deu outro rumo aos planos. Interessado em fazer uma linha de produção de massa, conseguiu lançar as bases do que hoje é um dos maiores complexos industriais do mundo.

    Sob seu firme comando, a FIAT conseguiu dominar a indústria de motores e entrar em todos os setores da indústria pesada - desde a construção de navios de guerra até aviões.

    Em 1932, Agnelli esteve na União Soviética. A visita foi providencial e resultou, logo após a II Guerra Mundial, num convite do governo soviético para que a FIAT construísse, sozinha, o parque industrial automobilístico da URSS.


    Ver anexo 146884
     

    Ficheiros Anexados:

  3. FORD, Henry (1863-1947)

    Norte-americano (de origem irlandesa), fundador da Ford (veículos e tratores) e da

    Fordson Tractors juntamente com o seu conterrâneo Son Coeur

    [ Não encontrei fotos desse gênio ]

    FORD + SON = FORDSON

    Industrial norte-americano. É um dos grandes personagens dos inícios do automobilismo. Em 1899 participa como sócio minoritário na Detroit Automobile Company e começa a investigar a possibilidade de fabricar um automóvel comercializável. Cria sucessivamente a Henry Ford Company e a Ford Motor Company, onde inicia a fabricação de carros em série.

    A Ford Motor Company, criada em 1903, consegue, em 1910, produzir num ano 34 000 automóveis numa fábrica com 4200 pessoas. Em 1914, e apesar das interessantes ofertas dos países europeus em guerra, nega-se a participar na indústria bélica. Só o faz em 1917, quando os Estados Unidos da América entram na contenda. Em 1919 produz um milhão de automóveis.

    Ver anexo 146885
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Kiichiro Toyoda - Toyota

    Kiichiro Toyoda nasceu em 1894, filho de Sakichi, que foi um grande industrial de tecelagem. Kiichiro percebeu a influência que a economia americana exercia sobre a japonesa. Então ele decidiu construir carros. Logo seu pai entrou nos negócios, pois sabia muito sobre carro. Em 1930, fez seu primeiro modelo a gasolina na tecelagem do pai. Depois o modelo AA que era baseado no Chrysler Airflow. Morreu e aos 57 anos, em 1952, quando nasceu o primeiro carro totalmente japonês, o modelo se chamava Crown.
     
  5. Soichiro Honda

    Soichiro Honda (本田宗一郎, Honda Sōichirō; 17 de novembro de 1906 – 5 de agosto de 1991) foi um engenheiro, industrial e magnata japonês. Nascido na cidade de Hamamatsu, em Shizuoka, Soichiro Honda foi o fundador da Honda Motor Co., Ltd., a maior empresa de motocicletas já vista e símbolo do milagre econômico japonês. Honda começou a trabalhar depois da Segunda Guerra Mundial, utilizando motores recondicionados do excedente do exército. Ao obter mais potência nas motos com uma aceleração maior do que pensava ser possível, ele partiu para a conquista do mercado mundial, vendendo máquinas elegantes para pessoas que antes as consideravam barulhentas.

    Daí passou para os carros. Apesar de ser o presidente da Honda, Soichiro preferia trabalhar no instituto de pesquisa de sua própria companhia, nunca visitando a matriz em Tóquio, não comparecendo às reuniões da diretoria e deixando os assuntos gerenciais a um grupo de executivos jovens bem-preparados. Soichiro permaneceu na presidência da empresa até a sua aposentadoria, ocorrida em 1973, e desde então foi um membro do Conselho de Administração da Honda.

    Honda faleceu em 1991.
     
  6. GMC - Durant William C. (1861-1947)

    Norte-americano fundador da GMC (General Motors Corporation)


    Nascido em Boston, Massachussets, ele era neto do governador de Michigan, Henry H. Crapo. Em 1890, William largou os estudos durante o ensino médio para se tornar o maior construtor de carruagens da época. Em 1904, porém, passou para o sector automovel como gerente geral da Buick. Foi tão bem sucedido que logo era o presidente da empresa. Em 1908 fundou a General Motors (da qual a Buick faz parte desde então). A idéia de reunir grandes fabricantes de automóveis numa única empresa parecia atraente e trouxe muitos accionistas. Rapidamente, Durant adquiriu, com o dinheiro das ações, a Oakland (mais tarde renomeada como Pontiac), a Cadillac e muitas indústrias de auto-peças.


    Ver anexo 146886
     

    Ficheiros Anexados:

  7. JAGUAR - Sir William Lyons (1901-1985)

    Inglês fundador da Jaguar (veículos, em 1932)



    William Lyons não se contentava apenas com a produção de carroçarias para aplicação nos chassis de outros fabricantes. Este facto representava uma restrição à sua criatividade e aos seus produtos. Para Lyons e Walmsley se conseguirem libertar destas limitações, necessitavam de criar o seu próprio chassis, adequado às suas necessidades.

    No entanto, devido aos inúmeros fracassos na indústria automóvel, Lyons decidiu que seria necessária uma abordagem mais cuidadosa. Consequentemente, contratou a Standard Motor Company para produzir um chassis em conformidade com a especificação da Swallow e equipado com motores Standard.

    Entretanto, Lyons, o astuto mago de relações públicas, tinha já preparado o cenário; ´ESPERE! VEM AÍ O "SS"´, afirmava um anúncio de Julho de 1931. ´2 Novos Coupés de uma Beleza Incomparável. SS é o novo nome de um novo veículo que irá acelerar o coração dos amantes dos automóveis. É algo absolutamente novo ... diferente ... melhor!

    Ver anexo 146896
     

    Ficheiros Anexados:

  8. Jørgen Skafte Rasmussen


    A DKW é uma marca histórica de automóveis e de motocicletas, associada em todo o mundo a motores com ciclo de dois tempos, que teve seus automóveis fabricados sob licença no Brasil pela Vemag entre 1958 e 1967. A DKW foi uma fábrica alemã fundada em 1916 pelo engenheiro dinamarquês Jørgen Skafte Rasmussen que, em 1932, com a Grande Depressão, se uniu por sugestão do Saxon National Bank a outras três fábricas, a Audi, a Horch e a Wanderer, para formar a Auto Union. Em 1938, o grupo ganhou a participação da NSU. Em 1957, a Auto Union foi adquirida pela Daimler-Benz e, em 1964, pela Volkswagen, passando então a ser denominada Audi.

    Ver anexo 146912
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Nicola Romeo

    Nicola Romeo assumiu a direção da empresa em 1916 e converteu a empresa numa fábrica bélica para atender as necessidades da Itália e dos aliados durante a I Guerra Mundial. Munição, motores e peças para aviões, geradores e compressores baseados nos motores de carros anteriormente produzidos e até locomotivas foram produzidas pela ALFA durante a guerra. Com o fim da guerra, Nicola Romeo assumiu o controle total da empresa, e a fabricação de carros foi retomada em 1919. Em 1920 o nome da empresa foi alterado para Alfa Romeo, e o Torpedo de 20 a 30 HP foi o primeiro carro fabricado sob a nova marca. Giuseppe Merosi continuou como designer-chefe e a companhia continuou a produzir bons carros de rua e carros de corrida de sucesso (dentre eles o 40-60 HP e o RL Targa Florio).



    Ver anexo 146913
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Bom trabalho e bons post's. Qualquer dia também contribuo.
     
  11. Charles Rolls e Henry Royce fundaram a Rolls Royce em 1904 iniciando a construção de modelos que viriam a ficar desde logo na historia como o 40/50 nascido em 1906 tambem conhecido por SILVER GHOST motor 6 cilindros com 7428 cc que foi produzido até 1925 uma marca de sonho para qualquer um ainda nos dias de hoje
     

    Ficheiros Anexados:

  12. Muito bom post parabens. Quero ver mais designações. Abraço
     
  13. BMW

    Foi fundada por Karl Rapp e Gustav Otto com o intuito de produzir motores para aviões, mas após a Primeira Guerra Mundial, devido ao Tratado de Versailles, foi proibida de construí-los. Por esse motivo chegou a produzir motocicletas, e mais tarde dedicou-se à fabricação de automóveis.

    Até pouco tempo a própria BMW dizia que o seu símbolo representa uma hélice de avião a girar juntamente com o símbolo da Baviera, mas em descobertas recentes, a BMW alterou a sua versão sendo o azul/branco proveniente de uma antiga bandeira da Baviera.

    A BMW historicamente, sempre esteve envolvida nos desportos motorizados, inicialmente nas motocicletas e posteriormente nos automóveis.

    Devido a brigas ocorridas entre a BMW e a Williams F1, no ano de 2005 a BMW comprou a equipe Sauber e se separou. Assim no ano de 2006, passaram a competir como entidades separadas: BMW Sauber F1 Team e AT&T Williams Team.

    A BMW hoje é dona também das marcas Mini e Rolls-Royce e anteriormente também da Land-Rover - o atual Range Rover foi desenvolvido em grande parte pela marca germânica. Hoje a Land-Rover pertence ao Grupo Tata.


    [​IMG]
    Karl Rapp
    [​IMG]
    Gustav Otto
    [​IMG]
     
  14. Nascido em Milão em 1881 Etorre Bugatti tinha trabalhado em diversas empresas como a De Dietrich e a Deutz e começou a sua propria empresa em 1909,durante a primeira guerra mundial equipou os aviões franceses com motores de 16 cilindros tendo tido como sua criação em 1911 o Peugeot Bébé antes da guerra,o primeiro Bugatti do pós-guerra surgiu em 1919 Bugatti Tipo 13.
    O Tipo 23 surgiu entre 1919 e 1926 e foi o primeiro Bugatti cujo o motor possuia 4 valvulas por cilindro modelo esse que ficou muito mais conhecido após vitoria no Grande Prémio de Le Mans
     

    Ficheiros Anexados:

  15. Queria por aqui uma mini biografia do Vicenzo Lancia mas não encontro nenhuma já traduzida!

    Falta o André Citroen, o Louis Renault e o Armand Peugeot

    e o Karl Benz e o Gottlieb Daimler?
     
  16. LANCIA

    A história da Lancia, começa em Turim no Outono de 1906. Vicenzo Lancia tinha 26 anos. Piloto de testes da Fiat e um campeão de sucesso, juntou 50 mil liras para formar a sua própria companhia em conjunto com o colega Cláudio Fogolin. Os seus carros inovadores atraíram a atenção logo desde o início. O primeiro modelo, o Alpha (um tio seu era professor de literatura clássica sugeriu-lhe que chamasse os seus modelos com letras do alfabeto grego) suscitou as primeiras atenções: as suas 1800 r.p.m. eram bastante altas para a época.

    A receita para o sucesso da Lancia era a classe, o luxo, a performance e uma boa fatia de inovação


    Ver anexo 147275
     

    Ficheiros Anexados:

  17. VOLVO


    O seu inicio é um excelente exemplo: A mais sueca de todas as empresas começou com a mais sueca das tradições: uma festa de marisco. Na noite de 25 de Julho de 1924, Assar Gabrielsson e Gustaf Larsson encontraram-se no restaurante Sturehof, em Estocolmo. Os dois eram já então grandes entusiastas da nova indústria automóvel. Algumas horas depois de terem iniciado o seu jantar de marisco, nascia a empresa que viria a ser conhecida em todo o Mundo como Volvo.

    O primeiro modelo chamou-se "Jakob" e no Calendário sueco, a personagem bíblica Jakob tem o seu dia a 25 de Julho - o dia do encontro dos dois fundadores da Volvo. Por isso, foi esse o nome que ambos deram ao seu primeiro modelo automóvel - o ÖV4. Com um motor de 2 litros e debitando 28 cv, saiu da fábrica no dia 14 de Abril de 1927 – a data que marca o nascimento da marca.

    Ver anexo 147276
    Assar Gabrielsson E Gustaf Larson
     

    Ficheiros Anexados:

  18. Antoine de La Mothe Cadillac refere-se ao explorador francês fundador da Cadillac o primeiro Cadillac nasceu em 1903 e foi apresentado em Nova Yorque fica aqui tambem uma foto do carismatico ELDORADO de 1953 um dos meus preferidos B)
     

    Ficheiros Anexados:

  19. Louis Renault não continuou as pisadas do pai continuando a obra da fabbrica de botões dedicado a engenhocas construiu um automovel em dois meses a partir de um triciclo mas com veio de transmissão.Louis Renault um aventureiro como era conhecido tambem construiu um barco a vapor e fundador da Societé Renault Fréres e criou o seu primeiro carro em 1899 apresentado no Salão de Paris aqui fica uma imagem de Louis com o seu respectivo primeiro automovel
     

    Ficheiros Anexados:

  20. Em 1913 Robert Bamford e Lionel Martin fundaram uma empresa que viria dar ao mundo os belos ASTON MARTIN.O nome da marca tem a curiosidade de celebrar alguns exitos conseguidos na Rampa de Aston Clinton através de Martin até então ao volante de um Singer.UM dos modelos mais emblematicos foi o DB4 JET desenhado pela bertone em 1961
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página