Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

FSO Polonez

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Eduardo Flôr, 19 Mai 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Eduardo Flôr, 19 Mai 2008.

  1. FSO Polonez é um automóvel polaco, produzido pela FSO entre 1977 e 2002.

    Foi baseado no Polski Fiat 125p, construído pela FSO sob licença da Fiat, com base no Fiat 125. Os componentes internos (motor, peças de carroçaria e peças de mecânica) foram retirados inteiramente do Polski Fiat 125p e incorporados numa carroçaria de aspecto mais moderno.

    Os primeiros modelos produzidos apresentavam motores de 1300 cm³ e 1500 cm³. Em 1987, começou a ser produzida uma versão com 1600 cm³.

    No fim dos anos 80, uma série de Polonez foi exportada para a Nova Zelândia. Foram também exportados para o Chile, na mesma altura, durante alguns anos. Nalguns países, o FSO Polonez foi vendido como FSO Celina.

    Em 1991, foi dado início à produção da versão "Caro", com características mais modernas aos níveis da estética e dos motores, nessa altura com 1600 cm3 a gasolina, com catalisador, e diesel de 1900 cm3. Em 1999, foram introduzidas as versões "Combi" e "Atu".

    O FSO Polonez sofreu de um desempenho fraco, quando comparado com veículos mais recentes, na fase mais avançada da sua produção. A fiabilidade também ofereceu alguns problemas, apesar de ultrapassados por peças baratas, normalmente disponíveis para substituição. Os últimos modelos produzidos ofereceram características modernas tais como vidros eléctricos, mas estes também se revelaram pouco fiáveis.

    A sua produção acabou por terminar, 24 anos após o seu início, devido a preferência dos potenciais compradores por carros usados importados da Europa ocidental. O Polonez, com a sua concepção antiga, deixou de conseguir corresponder às regras rígidas impostas pela Europa. A procura sofreu um decréscimo acentuado. As últimas versões produzidas destinavam-se ao transporte de carga.

    Ainda é comum ver o Polonez na estrada na Europa de leste, especialmente na sua terra natal, na Polónia. É raro vê-los em Portugal, por nunca terem sido importados, apesar de, por vezes, turistas polacos os levarem para aquele país, em férias.

    Wiki
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Eduardo,

    Acredita que estive na Polonia e não me lembro de ver este carro, muitos Fiat cinquecentos mas este não vi, também estava numa zona perto da fronteira com a Alemanha e como dizes e bem , muito carro importado tipico de paises pobres como o nosso!

    Bem visto esta informação cultural.
     
  3. Os automoveis produzidos na antiga URSS despertam em mim algum fascinio,apesar de serem muitos deles criados com um intuito simplista,com base no povo,numa mobilidade facil a preços reduzidos,acabaram por marcar uma epoca,muitos deles modelos "pobres" proporcionaram a primeira viagem em automovel a milhares de pessoas mais desfavorcidas,e é nesses aspecto que encontro o encanto destas maquinas.
     
  4. Sem duvida , para mim era desconhecido até hoje, tenho alguns amigos Polacos se necessitares de algumas informações em que possam ajudar diz alguma coisa.
     
  5. Precisava sobretudo de fotos decentes para completar o topico lol
     
  6. [​IMG]


    Toma lá um...
     
  7. A linha assemelha-se aos Lada :biggrin:
     
  8. Acabei de pedir fotos directamente da polonia.
     
  9. Muito bom Paulo,obrigado,havia auqi modelos que tambem não conhecia.

    Obrigado António,depois podes tentar saber a opinião deles sobre este modelo,saber algum feedback se for possivel. :D
     
  10. Eu ja estive umas 3 vezes na Polonia e nunca vi este carro. Mas encontrei muitos dos Polska Fiat, pequeninos com motor 500, que chegaram a vir bastantes para Portugal depois da revolucao de Abril em 1975. E que ja se veem muito poucos. Eu chamava-os caixnhas de fosforos.
     
  11. Fotos a caminho:D, penso que até ao fim-de-semana recebo fotos originais de carros que ainda andam pelas estradas Polacas.

    Relativamente á opinião dos Polacos sobre este carro é melhor formulares umas perguntas e eu envio, pode ser em Português que traduzo depois.
     
  12. Ai estão as fotos prometidas acabaram de vir directamente da Polonia, um especial agradecimento ao meu grande amigo de longa data " Thanks Radek"
    Aguardo mais.;)
     

    Ficheiros Anexados:

  13. my pleasure, will look for other pics however its more and more difficult to meet these "antiques" even here
     
  14. Hi Radek,

    Enjoy our classic car´s forum and help us to enrich our knowlege about this mixed car!

    Thanks again
     
  15. Muito obrigado Flores,assim se ve o tamanho desta comunidade que se tornou o Portal dos Classicos,onde as pessoas são simplesmente fantasticas,procurar saber e procuram ajudar.
    Obrigado novamente,são fotos muito melhores que qualquer umas que eu podesse encontrar.
    E ainda bem que o Portal ja chega a Polonia hehe.

    Welcome Radek,fell free to post any kind of articles,photos etc about this model,and others you like.Thank you.
     
  16. Many Tanks Radek and Welcome !!!B)
     
  17. Francisco,
    têm de pensar em colocar a opção de se poder escolher outra lingua nas principais funções do Portal, o Inglês é a linguagem universal que permite outros aficionados poderem participar, se fôr uma estratégia aprovada off corse.:smug:
     
  18. Thank for the information, but for also does not exist none for me known.

    Welcome to the world of the classics.
     
  19. Opps! afinal o Portal já tem essa opção e só agora reparei.

    Peço Desculpa.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página