Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fotos perdidas com a mudança de plataforma

Tópico em 'O Portal dos Clássicos' iniciado por Vitor Dinis Reis, 19 Fev 2015.

Tópico em 'O Portal dos Clássicos' iniciado por Vitor Dinis Reis, 19 Fev 2015.

  1. Boa noite amigos,

    Desde o início do ano e mudança de plataforma que temos sido confrontados com o desaparecimento de algumas fotos nos tópicos. Quero tentar justificar os motivos para estas situações.

    Situação 1: fotos alojadas em serviços externos como photobucket, imageshack ou facebook. Esta é a situação de perda de fotos mais comum. Não há nada que possamos fazer, esses serviços mudam os endereços, as forma de internas de alojamento ou os servidores e os links para as imagens deixam de ser válidos. Infelizmente não há nada que possamos fazer.
    Nestes casos aparece esta imagem:
    proxy.php?image=http%3A%2F%2Fimg260.imageshack.us%2Fimg260%2F1246%2Fimagem1w.png

    Situação 2: fotos alojadas no portal. No inicio da mudança tínhamos aproximadamente 73,4GB de anexos. Após a mudança contabilizamos 71,9GB. Existe 1,5GB ou seja 2% de diferença.
    É um valor assinalável de pensarmos que cada GB pode corresponder a umas centenas (milhares?) de ficheiros mas não deixa de ser 2% de muitos milhões de imagens alojadas.

    Nas últimas semanas tentamos minimizar estas perdas correndo uma ferramenta de reposição de backup - que provocou os problemas de lentidão no servidor registados por alguns de vocês, afinal a capacidade de processamento necessária para correr todos estes milhões de processos além da carga normal é assinalável. Algo terá sido recuperado mas é insignificante.

    Os tópicos/mensagens mais afectadas foram as do início de 2013. Sabendo isto e tendo os backups penso que ainda será possível recuperar tudo, assim encontremos uma forma de correr as ferramentas necessárias sem rebentar com o servidor. Será uma tarefa que poderá demorar meses mas, eventualmente, as fotos em falta voltarão a estar disponíveis. Quem foi afectado terá de ter a paciência de carregar novamente as fotos ou aguardar até ser possível terminar esta tarefa.

    Entretanto fizemos umas alterações à nossa estrutura de armazenamento e todos os ficheiros anexados passaram a estar alojadas num servidor Cloud (na nuvem). Uma solução com custos adicionais mas com a garantia de, aconteça o que acontecer no futuro, as vossas fotos estão a salvo doutras "birras" informáticas.

    Por fim não posso deixar de fazer um pedido de desculpas a todos os afectados por estes problemas. Reconheço o trabalho e dedicação que dispensam à documentação dos vossas restauros e à sua disponibilização à comunidade. Quem está deste lado gostaria que tudo corresse sempre pelo melhor, infelizmente estas coisas acontecem.

    Abraços,
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página