Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fordson Fordson Thames E83W - Restauro

Tópico em 'Outras Marcas' iniciado por Fernando Fraquito, 20 Out 2007.

Tópico em 'Outras Marcas' iniciado por Fernando Fraquito, 20 Out 2007.

  1. Fordson Pick-Up Thames E83W - 1950 - Restauro

    Finalmente resolvi colocar mãos á obra, o sempre adiado restauro da Fordson está em marcha.
    Já andava maluco com isto, ou restaurava ou vendia, tinha pena de vê-la assim, se vendesse ficava com enorme desgosto iria arrepender-me, afinal o carro era do meu avô, ele de certeza iria ficar contente com este restauro, por outro lado tenho um pouco de receio que não faça o restauro ideal, ou seja, um restauro digno, e ai irei ficar chateado comigo mesmo, vamos ver o que isto vai dar.
    Conto com a participação e ajuda de todos para conseguir levar esta empreitada a bom porto.
    Irei actualizando este tópico com os desenvolvimentos do restauro.
    Obrigado

    As primeiras fotos:






     

    Ficheiros Anexados:

  2. Muito fixe :feliz:muito trabalhinho pela frente :D
     
  3. Os meus parabens, o meu Avo tambem teve uma, em miudo e quando ficou parada na garagem divertia-me a fingir que conduzia e metia mudanças e carregava nos botoes, perdia la horas a brincar :feliz:.
    Era um trabalho que tambem não importaria de fazer se soubesse onde é que ela para nesta altura.

    Mais uma vez parabens e força com o restauro

    Abraço
     
  4. Acho que sim que vale a pena o trabalho e depois de concluido verá que valeu a pena e alem disso é sempre uma recordação viva do seu avô que fica.
    Um abraço! e bom trabalho!;)
     
  5. Força com o restauro da carrinha.
    Tendo pertencido a mesma ao seu avô vai dar mais prazer restaurá-la.
     
  6. Vai dar um trabalhão mas ficará com um clássico de peso. Muitos parabéns e força no restauro
     
  7. Força nisso Fernando, vai ter muito trabalho, mas como dizem todos os que ja restauraram veículos, no fim va-le muito a a pena.
     
  8. Parabéns e Boa Sorte no restauro dessa bela Fordson pois ela bem merece:D!!
     
  9. Muito boa-sorte para o restauro... isso prontinho deve ser um mimo...

    cumprimentos.
     
  10. Parabéns pelo clássico!

    Isso deve dar um gozo a conduzir...

    Abraço
     
  11. Fogo, que camioneta de fixe pra caraças:D deve de dar um gozo, recupera-a e respeita-a , porque como tu disseste , teu avô ficaria contente com o restauro, tenho a certeza ;):D Abraço..........
     
  12. Bem, desarmar os componentes continua a bom ritmo, embora seja muito importante tomar atenção a tudo na altura que se retira, evita muitas dores de cabeça no futuro quando chegar a altura de armar tudo de novo. Convém apontar tudo num diário de restauro, desde o mais óbvio ao mais infimo detalhe, e mesmo assim haverá sempre dúvidas.

    Para já torna-se engraçado porque ao desarmar os interiores, ou o que deles restava, deparei-me com uma armação em madeira que seguram todos os revestimentos interiores, vou ter de me armar também em carpinteiro.....:huh:o_O

    Descobri também que o motor que acciona o limpa para brisas funciona a vácuo.....através de um tubo que está ligado ao colector de admissão, no minimo interessante.:D

    Já começo a pensar onde é que vou conseguir encontrar as peças necessárias para o restauro, por isso desde já peço que aqui indiquem possiveis sitios nacionais ou estrangeiros onde poderei encontrar as peças e acessórios que irei necessitar.
    Tenho a sorte de a camioneta estar muito completa, mas faltam algumas coisas e outras têm obrigatoriamente de ser substituidas, como por exemplo as peças interiores de motor, segmentos, pistões, capas, etc.....a bomba de gasolina falta e estou a pensar comprar também um carburador novo.
    Aliás, o motor é o que me coloca maiores desafios, é onde tenho a grande falta de peças para reparação.

    Outra coisa que me intriga é o facto de faltar a bomba de água, ao que parece não tinha e andava assim, mas em esquemas de peças a que tive acesso ela aparece logo vou ter de adquirir também.

    Fotos dos progressos:

     

    Ficheiros Anexados:

  13. É um restauro interessante sem duvida pois há muito pouca gente a apostar nos comerciais. Bom restauro!

    Quanto as peças conheço este:www.smallfordspares.co.uk. Têm a maioria das peças de desgaste inclusive a bomba de água.
     
  14. Um furgoneta que preencheu a minha infância e que me marcou pelo trabalho que efectuava. Levava todos os dias a água para beber e cozinhar aos habitantes da empresa mineira de Jales, Vila Pouca de Aguiar.
    Uma boa dose de paciência para o difícil restauro.
     
  15. Mais alguns progressos, já separei a carroçaria dos chassis, assim torna-se mais simples a reparação da carroçaria e do chassis independentemente.
    Surpreendentemente os podres são em muito pouca quantidade, existe sim uma grande carrada de porcaria agarrada ao chassis, terra e lama acumuldas ao longo de muitos anos em estradas de terra em mau estado e muita ferrugem superficial.
    Descobri também que tenho mais um motor em peças suplente e mais 2 carburadores, 2 motores de arranque e 4 caixas de velocidades......estava tudo encaixotado e esquecido a um canto.


     

    Ficheiros Anexados:

  16. Aproveitei o feriado para dar mas um "esticão" ao desarme do que falta, trabalhar de porta fechada é sempre melhor, o chassi está pronto para ser reparado, reforçado e entrar em fase de pintura, fiquei surpreendido com o estado dos travões e ligações, está tudo operacional e em bom estado, o mesmo se passa com os rolamentos das rodas e amortecedores, apenas as ligações dos amortecedores ao chassi, que são de rótula, têm de ser substituidas.:wacko:
    O chassi foi lavado a alta pressão e ficou practicamente pronto para pintar, apenas tem de ser reparado, apresenta fissuras em vários sitios e têm uma das travessas empenada.
    Na direcção a caixa vai ter de ser desarmada e reparada, tem um pouco de folga, e os terminais têm de ser também substituidos.
    Aproveitei e desarmei o motor também, mais uma vez fiquei surpreendido porque está muito melhor do que imaginei, pensava eu que o motor não tinha compressão porque talvez estivesse com os segmentos presos, errado, tinha apenas as válvulas de escape presas na posição de abertas, fruto de ter estado parado quase 35 anos, as camisas de cilindro nem têm ferrugem, apenas falta a bomba de combustivel e parece-me que vai ser dificil encontrar uma compativel, falta-me a referência de marca.o_O

    Aproveito para perguntar se alguém sabe onde posso mandar restaurar o volante da direcção?


     

    Ficheiros Anexados:

  17. Como já referi www.smallfordspares.co.uk. Têm tudo para esse tipo de Ford, inclusive a bomba de gasolina e até volantes novos, embora esse não pareça mau.

    Quanto à bomba de agua só agora olhei bem para as fotos, esse carro não leva. Funciona por termo- cifão.
     
  18. o que é termo cifão?:huh:
    como é que isso funciona?:huh:
     
  19. O efeito de termo-cifão só é possível com duas condições básicas, pois ele também surge de uma associação de dois fenómenos físicos: o efeito de vasos comunicantes e a termo-convecção.

    As condições básicas são:

    A) um motor com baixa compressão e pouca rotação de forma a que gere pouco calor. A água a passar no motor é aquecida e tem tendência a subir (termo-convecção).

    B) Um diferencial de alturas acentuada entre o motor e o radiador. A água ao chegar ao radiador é arrefecida e tem tendência a baixar (termo-convecção). O fluxo de água entre altura tão diferentes provoca o efeito de caudal (vasos comunicantes).

    O termo-cifão deixou de ser possível nos motores mais modernos, que geram mais calor e com linhas de capot mais baixas, radiador e motor ao mesmo nível.

    Abraço
    R
     
  20. Excelente trabalho amigo Fraquito!! Desde os tempos do forum hacets que tem essa carrinha, fico feliz por ter decidido recuperá-la!!

    Boa sorte nesse restauro!!

    Um grande abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página