Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ford Taunus 15M V4 1966

Tópico em 'Ford' iniciado por Filipe M. Simões, 29 Jul 2013.

Tópico em 'Ford' iniciado por Filipe M. Simões, 29 Jul 2013.

  1. Boa noite pessoal!
    Como o titulo do topico indica, venho assim, dar inicio ao restauro do meu Ford Taunus 15M de 1966.
    Encontrei-o numa arrumação de uma casa literalmente enterrado em espigas de milho, pinhas e todo o lixo que se vai acumulando durante 22 anos, tempo em que la esteve parado.
    O motor esta completamente colado, o truque do oleo no sitio das velas não resultou, a solução é mesmo desmontar tudolaugh.png
    A nivel de chapa esta muito bom, tem pequenas zonas com inicio de podres mas nada muito alarmante.
    Percebo um pouco de mecanica mas nao o suficiente para voltar a dar vida ao V4 do "rapaz" e para isso vou contar com a vossa ajuda e toda a vossa experiência.
    Não me vou alongar muito mais e vou passar ao que o pessoal gosta...FOTOS

    Aqui fica ele!

    Ver anexo 316740

    Ver anexo 316741

    Ver anexo 316742

    Ver anexo 316743

    Ver anexo 316744

    Ver anexo 316746

    Ver anexo 316747

    Ver anexo 316748

    Ver anexo 316749



    Para já os trabalhos começaram por desmontar o interior, o cheiro não era lá muito....suportavél

    Ver anexo 316750

    Para já quero-vos perguntar se há alguma facilidade em arranjar peças para este modelo, nomeadamente todas as juntas do motor, tubagem do circuito de agua e piscais frontais (tem os dois com o plastico laranja partidos).
    Espero que gostem e espero um dia ser um membro assiduo nos encontros da malta desta casa :D
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Que "coisa" espetacular...
    Vai ser um restauro a seguir...

    Boa sorte!
     
    Filipe M. Simões gostou disto.
  3. Mais um compadre de Aveiro e fazer renascer a alma de um velho Ford...Força ai no restauro Filipewink.png
     
    Filipe M. Simões gostou disto.
  4. Boa sorte com esse restauro. Todo o material para o motor encontras na Motomobil.de.
     
    Filipe M. Simões gostou disto.
  5. Um belo Ford, e para quem esteve parado e abandalhado aparenta ter uns fundos impecáveis.

    É uma boa base de restauro.
    Aguardamos novos avanços.
    Um abraço
     
  6. Sem duvida Fabio, quando vi o carro pela primeira vez foi uma das coisas que tentei logo ver como estava, pareceu-me bem, e agora tive a confirmação, não há podre nenhum no fundo.
    Como seria de esperar comçam as duvidas quanto á parte mecanica...
    Alguem me sabe dizer se para tirar o distribuidor d corrente das velas basta puxar para cima? já tirei o unico parafuso que o liga ao bloco, mas ele não se move um unico milimetro. E o raio das cabeças do motor não saem com o distribuidor no sitio.
    O distribuidor é assim:

    Ver anexo 316777

    Alguma dica para o tirar do sitio? Obrigado.
     

    Ficheiros Anexados:

    Fabio Joel Fernandes gostou disto.
  7. Só agora reparei que o Mario também é de Aveiro, já agora, de que zona?
     
  8. Normalmente é só desapertar o parafuso onde tem a patilha que prende o distribuidor e puchar para cima. se não estiver a sair rodas um pouco no sentido do ponteiro do relogio e das umas pancadinhas ao deleve com um martelo de borracha, lá em baixo tem a cremalheira com dentes na diagonal que liga a cam da distribuiçao e so tem um orringue de bedação em borracha no topo. Experimenta.wink.png
     
  9. Sou da terra do famoso pao com chouriço, Ilhavorolleyes.gif
     
  10. Agarra-lhe com uma "alicata" ou "bico de papagaio", é um alicate extencivel e vai rodando de um lado para o outro e ao mesmo tempo faz força para fora, deve estár só agarrado.
     
  11. É oficial...começou o filme " o distribuidor"sad.png

    Já fiz de tudo... Ate já fizemos uma especie de grua para puxar o distribuidor e o carro levanta todo.
    Com a frente do carro no ar, prendemos o distribuidor a uma viga, com uma corda, para depois fazer descer o carro e o distribuidor sair, mas nada... o carro fica no ar... já aqueci aquilo, ja dei mil e uma pancada.... mas nada... não queria partir aquilo... o que é que posso fazer?
    Mais alguma dica?
     
  12. é mesmo muito estranho, a excepção do carrecto que faz a ligação a cam mais nada esta no seu caminho a não ser um pouco de fricção na vedação do oringue...muito estranho
     
  13. pois, se não soubesse dizia que aquilo tinha rosca... a unica maeira é tentar, com uma chave de fendas, bater entre o bloco e o distribuidor e tentar que ele suba um pouco... mas vou arranhar aquilo tudowacko.png
    Já agora Mario, tenho ideia de ja ter visto este capri para os lados de vale de ilhavo, estarei certo?ph34r.png pelas alturas da pascoa enquanto andava por lá a comprar os belos dos folares que por aí se fazemrolleyes.gif
     
  14. Vai pondo anti-ferrugem e insista em tentar rodá-lo, também se pode dar o caso de estar agarrado na arvore de cames por causa de ter ferrugem, mas se assim for, aí o cenário dentro desse motor não deve ser agradável, tira o carter e tenta bater-lhe de baixo para cima.

    Abraço e boa sorte.
     
    Filipe M. Simões gostou disto.
  15. Vou tentar isso, vou mesmo tirar o motor todo. Hoje reparei que o carro andou com a junta queimada (a cor do oleo é café-com-leite) e ao retirar a tampa da distribuição reparei que aquilo esta cheio de uma papa branca, já meio arenosa, penso eu que seja devido á mistura do oleo com a agua, correto? A pessoa que me vendeu o carro disse que ele estava a andar quando foi para o sitio onde o encontrei, que se lembrava de um problema qualquer mas já nao tinha a certeza. Espero não ter surpresas muito desagradaveis. Já agora a titulo de curiosidade, quanto me poderá custar um motor destes a trabalhar?
     
  16. A solução mais económica para ti deve ser mesmo comprar outro motor, mas não te aconcelho a isso enquanto não tiveres a certeza de que não é viável a reparação desse.
    Encontrar esses motores não é muito facil, vão aparecendo mas há poucos, mas a comprar, compra um 1.7.
     
  17. é isso mesmo, Vale de Ilhavowink.png

    Então já saiu esse distribuidor ou é preciso o maçarico de corte?laugh.png
     
    Filipe M. Simões gostou disto.
  18. Ui, já não posso ver o raio do distribuidordry.png
    Desisti de o tentar tirar por cima, vou tirar o motor e caixa fora do carro e ver se consigo dar-lhe umas pancaditas por baixo de fora a solta-lo um pouco... é que aquilo por cima já esta a ficar feio. Arranjam-se distribuidores compativeis com facilidade ou tem mesmo de ser original?
     
  19. Tens compativel sempre como opçãowink.png
     
  20. Aquele parece que foi posto no carro muito pouco tempo antes do carro ter sido parado. Mas esteticamente está feio já, mesmo que funcione posteriormente vou troca-lo. Amanha ja devo conseguir tirar motor e caixa. Depois neto aqui umas fotos do motor por dentro para ouvir a vossa opinião em relação ao seu estado.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página