Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ford Mustang- história e o nascer de um mito.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 20 Mar 2009.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 20 Mar 2009.

  1. por um longo periodo houve uma concorrência entre a Ford Motor company e a divisão chevrolet da GM. Ambas as companhias operavam no mesmo mercado. A chevrolet lançou o Corvair porque as pessoas queriam comprar um carro barato e compacto ao que a ford respondeu com o Ford Falcon que vendeu mais unidades que o Corvair, assim como fez com o Thunderbird para o corvette nos anos 50.


    no entanto a chevrolet começou a produzir uma versão mais picante, o Corvair monza, um desportivo compacto e caro, a ford tentou derrotar o Corvair monza com o lançamento do Falcon Futura mas sem sucesso. para derrotar a Chevrolet a Ford precisava de um carro novo, um desportivo. em abril de 1964 chega o mustang.

    foi realmente algo especial, por isso este foi chamado de Ford "pony car". não veículado a categoria ou classe quase todos se sentiam atraídos por ele. o mustang foi anunciado pela marca como "o carro feito por ti".


    A ideia deste desportivo foi uma ideia do novo vice presidente da Ford, Lee Lacocca. ele foi responsável por trazer de volta o thunderbird de 2 lugares. em 1962 ele contruiu o Mustang I-prototype, um V4 (!!!) de 2 lugares, contudo tinha que ser um 4 lugares por isso em 1963 o Mustang II estava entrando na American Grand Prix. o carro foi recebido com paixão e tornou-se muito popular, o Mustang entra na fase de produção.


    Para manter os custos de produção baixos, muitos dos componentes do mustang eram emprestados do Falcon, incluindo a maioria da transmissão. na primavera de 1964 o Mustang foi apresentado no Salao de nova York e os americanos compraram....


    o mustang foi altamente publicitado durante o seu desenvolvimento, em 1964, a Ford lança uma série de campanhas publicitarias nas 3 maiores televisões dos EUA, de imediato as pessoas "atacaram" os stands da Ford, todos estavam loucos por serem os primeiros a ter um Mustang

    Estava disponivel em 2 versões, coupé e cábrio, ambos os modelos tinham um longo capot e uma traseira curta, guarda lamas cromada, uma grelha cromada com um cavalo a correr e tampas nas 4 rodas. o interior também era desportivo, com 2 lugares e um pequeno banco traseiro. tinha um volante "afiado" e uma consola com um velocimetro na horizontal que era parecido com o do Ford Falcon. Era comum à noite o comprador ficar a dormir no carro até o cheque ser aprovado para não ser vendido a outra pessoa.

    As 3 luzes de traseira em ambos os lados seria uma característica no Mustang durante anos. o modelo base custava $2.400, mas com a multiplicidade de opções nos interiores, exterior e transmissão multiplicando o seu valor. A Ford vendeu 22.000 Mustango no primeiro dia, após os primeiros quatro meses já tinha vendido 100.000 Mustang's, no primeiro ano 418.00 Mustang's a atingiu os 1.000.000 em 1966. O Mustang tinha um nome próprio e estava aqui para ficar.


    1965 trouxe muitas mudanças para o Mustang. A maior seria uma novo modelo, outra foi em abril de 1965 com a introdução do GT. Cerca de 500.000 Mustangs tinham sido construídos no ano de 1965.

    A maioria das mudanças em 1966 eram melhorias estética. As escolhas para as cores interiores e estilos aumentou até 34 opções, dando ao comprador mais maneiras de personalizar o "seu" Mustang.

    Na pista o Mustang era um sucesso também e a sua imagem desportiva crescia na estrada devido ao Shelby GT.350 Mustang de 1965 e ao Mach 1.

    Um promenor interessante do Mustang de 1967 era a decoração exterior. As entradas de ar simuladas, uma frente maior. Esta versão era maior e era mais agressiva e mais apurada devido aos motores disponíveis.
    Em 1968 o GT/CS California Special foi contruido com uma nova consola, com 2 grandes mostradores e outros 3 pequenos.

    o Mustang começava a crescer. Em 1969 o Mustang tornou-se maior e mais pesado. os novos Mustang's eram 10cm mais longos. A frente sem a grelha comada em torno do cavalo era susbtituida um cavalo a correr igual ao da primeira geração e com farois integrados. Outros novos modelos eram: Grande, o Mach 1, o Boss 302 e o Boss 429. O Grande era baseado no coupé, a sua construção era luxuosa tanto no interiior como no exterior. Pelo contrario as acções eram apuradas no Mach 1 com detalhes que vinham directamente das pistas de competição. O Mach 1 tembém tinha um interior luxuoso e entradas de ar, um capot preto, um ar agressivo e um motor Windsor e altamente despido.

    O muito exclusivo Boss 302 foi trazido ao mercado para dar a hipótese à Ford de usar o carro na Trans-Am races. Segundo as regras da Trans-Am, a Ford teria que vender 1000 carros no mercado antes de ser autorizado a participar na corrida.

    Assim como o Boss 429, que corria na NASCAR (National Association for Stock Car Automobile Racing). Talvez foi o principio do fim. O Ponei foi retido pelas leis governamentais e afogou-se, assim como o Thunderbird...

    Séries espécies do Mustang foram lançadas em certas zonas. como o Twister Special. Este Mustang foi vendido na cidade de Kansas, EUA. o Twister Special baseado no Mach 1 é reconhecido pela sua cor laranja e pelo logo especial...

    DIRECÇAO ERRADA:
    O cavalo na frente do carro está a correr na direcção errada que os cavalos que correm nas pistas dos EUA...





    ps: eu nao acrescentei a historia do shelby porque ja existe noutro tópico e pela procura que fiz no forum ainda nao tinha nenhum tópico com a historia do Mustang.
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página