Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ford Lusitana

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por João Duque, 14 Mar 2014.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por João Duque, 14 Mar 2014.

  1. A marca Ford em Portugal, apareceu a partir de 1908, com a “Garage Americana’” a “Albino Moura & Cª”, no Porto, e mais tarde a “Auto-Aero”, “Manuel Araújo Meneres” e o “Palácio Ford”, que importavam directamente os automóveis dos EUA, até ao aparecimento da “Ford Lusitana”, em Lisboa.

    1.jpg2.jpg3.jpg

    A sede da “Ford Lusitana, SARL” , fundada em 11 de Janeiro de 1932, situava-se na Rua Castilho em Lisboa,e foi projectada pelo arquitecto Porfírio Pardal Monteiro em 1930, e cuja construção seria concluída em 1932. Pertença, então, da “Ford Motor Ibérica”, seria mais tarde adquirido pela primeira, quando a sua congénere cessou as suas actividades. As fotos relativas a este edifício, neste artigo, são de 1941.

    4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg8.jpg9.jpg10.jpg11.jpg12.jpg13.jpg14.jpg

    A organização da “Ford Lusitana, SARL” manteve-se até 1963, data em que se iniciou a montagem de unidades em Portugal. Mesmo durante a grave crise económica, durante e após a 2ª Guerra Mundial, a Ford manteve as suas operações, embora o fecho de muitas empresas afectasse gravemente o emprego no país. Embora não totalmente imune, a Ford foi uma das poucas empresas, senão a única, que conseguiu manter o seu quadro de pessoal sem ter que recorrer a despedimentos, suspensões ou reduções dos dias de trabalho, apesar da quase paralisação das suas actividades.

    16.jpg15.jpg17.jpg18.jpg

    “Lincoln” Zephyr V-12 de 1941

    19.jpg20.jpg21.jpg

    Um dos ex-libris da “Ford Lusitana, SARL’” foi a fábrica de montagem de automóveis na Azambuja, já tendo sido alvo dum artigo específico , neste blog intitulado: “General Motors na Azambuja”. A situação económica da “Ford Lusitana, SARL” era então sólida, já que tinha adquirido as instalações à Ford Motor Ibérica e ultrapassado a crise do pós-guerra. O passo seguinte passou por decidir construir a primeira linha de montagem automóvel em Portugal. O arranque das obras teve lugar em 1961, dois anos depois far-se-iam os primeiros testes de produção e em Janeiro de 1964 era inaugurada oficialmente por Henry Ford II. O primeiro veículo montado na Azambuja foi o Ford “Anglia Fascinante”.

    22.jpg

    Em termos de Rede Ford, ela é actualmente composta por 33 concessionários, 61 reparadores autorizados, e 33 fornecedores autorizados de peças, que cobrem a totalidade do território nacional. A entidade mais antiga da actual estrutura é a “Garagem Lopes”, em Viseu. Fundada em 1910, esta empresa de aluguer de veículos motorizados viria, em 1924, a tornar-se no primeiro concessionário autorizado da marca no país.

    23.jpg24.jpg

    Este edifício da “Ford Lusitana, SARL”, em Lisboa, viria a ser parcialmente demolido em 1967, e definitivamente em 1974. No seu lugar viria a ser construído o hotel “Le Meridien”. A actual “Ford Lusitana, SA” mantém a sua sede na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

    25.jpg26.jpg

    fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

    http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2014/03/ford-lusitana.html
     
  2. João, obrigado pela partilha desse excelente artigo!
     
    João Duque gostou disto.
  3. um pedaço de historia interessante
    obrigado pela partilha
     
    João Duque gostou disto.
  4. Muito bom João.
     
    João Duque gostou disto.
  5. Excelente artigo e belas fotos joão.

    Ab
     
    João Duque gostou disto.
  6. Belas fotos sem duvida, por onde andaram essas beldadeswacko.png

    Esse pronto socorro esteve na automobilia em Aveiro no ano passado
     
    João Duque gostou disto.
  7. Magnífico... é sempre uma delícia rever estas fotos, e acompanhadas da história ainda melhor.

    Adoro esse AA pronto-socorro! E quem me dera um conjunto de ferramentas daquelas oficinas...

    Obrigado pela partilha! Um abraço!
     
    Jose Manuel S Lopes e João Duque gostaram disto.
  8. É incrível, o espaço que cada trabalhador tinha à sua volta. À qualquer coisa nos automóveis que têm a roda de trás meia tapada, dá ideia que deslizam sem esforço...
    Se repararem, à direita da torre onde diz Ford Lusitana, tem escrito 'AVIÕES', não vi nenhum em foto nenhuma, mas que a Ford fabricou aviões isso fabricou!
     

    Ficheiros Anexados:

    António Jesus gostou disto.
  9. Este é o local onde em tempos estiveram as instalações da Ford Lusitana, hoje ocupado pelo Hotel Meridien.

    Do lago que se vê na 2ª foto apenas resta um pequeno tanque junto à estufa fria.
     

    Ficheiros Anexados:

  10. De facto, um grandioso edificio...resta as fotos para matar saudades...
     
  11. Ficheiros Anexados:

  12. Qualquer coisa de espetacular, é bom ver essas maquinas assim novinhas em folha! O meu primeiro carro foi uma carrinha consul L 2000 de 1972 com o motor Pinto, que saudades!!!

    Obrigado pela partilha!
     
    João Duque e Jose Manuel S Lopes gostaram disto.
  13. Um vizinho meu teve um granada igual ao da foto mas de 4 portas, o homem faleceu, e passado uns 2 anos a camara de Sintra rebocou , devido às obras que tinham de fazer no local, o carro estava um espectáculo, porque ele andava pouco e enquanto vivo andava sempre a limpar, até estava com cobertura, a esta hora já deve ter virado reciclagem...em relação ao stand onde foram tiradas estas fotos, parece-me que era o do J.M:Coelho, na Rua Camilo Castelo Branco, esquina com a Rua Alexandre Herculano.
     
    João Duque gostou disto.
  14. Alguém arranjou uma máquina de viajar no tempo para tirar essas fotos?
     
  15. Ford Escort Twin Cam, vendeu-se cá em Portugal? Este é o famoso RS?
    Andava que se fartava para a épocatongue.pnglaugh.png
    Mundo Motorizado, 12/1968

    Ver anexo 339159
     

    Ficheiros Anexados:

    miguelcristovao gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página