Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ford Ford Fiesta 1.1 Clx

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Bruno Filipe Martins Olive, 25 Dez 2014.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Bruno Filipe Martins Olive, 25 Dez 2014.

  1. Boa noite a todos. Pessoal adquiri esta belissima maquina de 1990 do meu avo com 90 mil km. A minha ideia é estimalo o maximo possivel e conseguir eu proprio fazer as manutençoes do carro. Chamo-lhe a minha caixa de fosforos. Adoro conduzi-lo.

    O que me fez escrever este topico é o facto de o carro nao desenvolve muito porque o meu avo nunca puxou por ele. Só da os 100km/120 a puxar muito por ele mesmo.

    Mas à dias que o carro agora ao reduzir principalmente de terçeira para segunda, o carro engasga/anda aos soluçoes e nao desenvolve. isto durante uns 2 a 3 segundos, depois lá acelera.

    Se alguem me puder dar umas dicas agradecia.

    Outra questão é se alguem possui documentação da ford ou algo do genero que "ensine" a fazer manutençoes ou reparaçoes na minha caixa de fosforos.

    Abraços a todos.
     
    #1 Bruno Filipe Martins Olive, 25 Dez 2014
    Editado por um moderador: 8 Jan 2015
  2. E umas fotos do Fiesta?
    Não há?
     
  3. Pois é estão a faltar umas fotos ;), eu aconselhava a mudares o óleo para um 10w40, vais sentir diferença no motor e de seguida mudança de filtro de ar e do óleo juntamente com a limpeza do sistema de re-circulação de gases que quando se usa óleo mineral tem tendência a ficar entupido com uma mistela de oleo com água da condensação.
    Já agora vê também o estado das velas e depois atesta com gasolina 98 B)
     
  4. Vêm tarde mas vou postar algumas fotos de como está o carro actualmente sem nunca ter mudado nada. Ele agora anda-se a babar junto a caixa das velas, vou ter que mudar a junta que tem lá. mas de momento nao tem alterações, ainda está igual como quando me chegou as mãos.

    20150831_182301.jpg20150831_182301.jpg20150904_192709.jpg20150904_192728.jpg20150831_182301.jpg20150904_192907.jpg20150904_192912.jpg20150904_192946.jpg20150904_192825_semmatricula.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

    #4 Bruno Filipe Martins Olive, 4 Set 2015
    Última edição: 4 Set 2015
  5. Deixei ai uma foto de brincadeira com a informação dos 0km do avião.
     
  6. Isso vira aos 100.00!!!
    Por acaso fiquei a saber isso neste fim de semana. Julguei que apenas os carros da década de 70 é que viravam "tão cedo"!
     
  7. Curioso! De facto não é nada comum nos anos 90 .

    Pessoalmente não sou grande adepto desta versão do Fiesta e muito menos do som do motor, mas desejo-te muita sorte na preservação do mesmo visto serem poucas as pessoas que os estimam.

    Abraço
     
  8. É verdade, após 25 anos de carreira o artista la virou para os 0 novamente, por isso é que preserva-lo penso que faz todo o sentido. Penso ser um cabo com alguma robustez e ainda com poucos quilometros para quem tem 25 anos.

    Realmente o som do motor é algo que a ford inclusive também aqui à uns anos na F1 se ouvia tudo o que se passava debaixo do capo, ou neste caso do chassi.

    Penso ser um carro barato de manter visto as peças serem mais ao menos baratas. Ando à procura de saber de uns tutoriais e afins para conseguir eu proprio fazer algumas manutenções.
     
    Hugo Albuquerque gostou disto.
  9. Talvez te consiga safar no que diz respeito aos tutoriais.
    Se tiveres interesse manda MP que mando-te email de uma possível pessoa ligada ao mundo da Ford!!
     
  10. Realmente não é muito vulgar guardarmos e preservarmos estas máquinas com motores mais simples, mas é com muito gosto que vejo que alguns de nós ainda o fazemos.
    Boa sorte com a preservação e manutenção do Fiesta, e bons Kms.

    PS. A foto dos 0km é quase surreal;).
     
    Hugo Albuquerque gostou disto.
  11. Olá, pode comprar um manual de oficina da Haynes para essa viatura.

    Relativamente ao engasgar, recomendo uma verificação dos sistemas de ignição e carburação.

    Quando fala em tampa das velas será que queria dizer tampa das válvulas? Este tipo de motor usa uma junta da tampa das válvulas em cortiça, que tem tendência a deixar passar algum óleo.
    Tenho um parecido e recomendaram-me na Ford o uso do selante ¨Abro Eagle Gasket Shellac¨, que tem funcionado muito bem.

    Quando abrir pode aproveitar para afinar as folgas das vávulas, pois as touches são mecânicas.

    Continuação!
     
  12. Mudei antes do encontro do portal do mês passado essa mesma junta. Custa qualquer coisa como €6 ou €7, dá tanto trabalho a substituir como o de desapertar 4 parafusos e depor de uma limpeza fica logo o motor com outro aspecto.
    o mal destes motores (e o meu já sofreu desse mal) é que alguns ganham folga nos segmentos, principalmente nos motores que são menos utilizados, mas isso meu amigo, só tem uma solução!
    Esse engasganço não pode ser da gasolina, já tinha o meu quando desapareceu a gasolina com chumbo, e segundo a informação do concessionário FORD à altura, estes motores vinham já preparados para gasolina sem chumbo mas de 95 octanas, o que hoje não parece ser um problema pois que eu saiba a de 98 já era. Boa sorte com a máquina. Vou ver se descubro a foto do meu com 00000Km´s.
     
    miguelcristovao gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página