Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ford Cortina Mk4

Tópico em 'Ford' iniciado por Fábio Caseiro, 14 Dez 2013.

Tópico em 'Ford' iniciado por Fábio Caseiro, 14 Dez 2013.

  1. Bom dia a todos.

    Como não há uma sem duas, depois da aquisição do Skoda 1000 Mb o meu pai acabou por fazer negócio com um Ford Cortina Mk4 de 1979 1300 cc com motor Xflow. Embora o carro seja de 4 portas, o que para muitos o tornaria um mal-amado, tem umas linhas muito interessantes.
    O carro foi comprado numa povoação próxima de Pombal onde se encontrava parado há sensivelmente dois anos. Parou porque o dono já tem uma idade avançada o que não lhe permitia conduzir em segurança.
    É original em todos os aspectos, tem 60000 km's reais e teve dois donos anteriores (mas pertenceu ao anterior dono durante muitos anos). Para terem uma ideia, até temos os dois conjuntos de chaves originais com os porta-chaves de origem. Toda a documentação foi entregue numa pastinha Ford Service que pelo aspecto deve remontar à data de compra do carro.
    Os interiores estão imaculados, mas o exterior requer algumas atenções. Embora estivesse debaixo de telha a zona era um pouco húmida e a pintura original começou a ganhar alguma ferrugem.
    O motor está em excelente estado. Basicamente foi chegar a casa, retirar alguma humidade dos platinados e já a máquina cantava! Nem foi necessário trocar a bateria, visto que a que lá estava ainda se encontra em boas condições.

    Agora passemos ao que se pretende fazer com este veículo...
    Queremos que fique com o máximo de peças originais possíveis, mas queremos dar um toque pessoal e torná-lo um pouco mais "desportivo".
    Uma vez que necessita de uma pintura nova, estávamos a pensar em alterar a cor do carro. Neste momento tem um cinza que não faz jus ás linhas da máquina. O esquema de cor que temos em mente e no qual estamos indecisos será:

    - Amarelo num tom mais escuro (não torrado, mas lá perto) com o capot preto fosco e jantes tipo minilite 7 x 13 com fundo em preto e aba cromada;

    Ver anexo 327539
    Amarelo parecido ou talvez um pouco mais escuro

    - Vermelho com tejadilho em vinil preto (ou simplesmente pintado de preto) com jantes tipo minilite 7 x 13 com fundo em preto e aba cromada.

    Ver anexo 327538


    Quanto à cor, aceitam-se sugestões!

    Ver anexo 327540
    Jantes a comprar

    Alguém já comprou material em http://www.acessoriosparaclassicos.com.pt ?
    Pretendia encomendar lá as jantes mas como não conheço há sempre algum receio...

    Adicionalmente pretendemos acrescentar no pára-choques frontal uns faróis SIM Cibié.
    A nível de interiores, trocar o volante por um mais desportivo, trocar os bancos frontais por bancos ou do Sierra ou umas backets que se enquadrem dentro do estilo do carro.
    No motor, para já manter o original mas possivelmente adicionar uns carburadores duplos Weber 40 para ter um cantar mais elegante e ao mesmo tempo obter um rendimento melhorado. Acham que uns duplos 40 num motor 1300 serão incompatíveis?

    Infelizmente como me encontro no estrangeiro é complicado arranjar fotos do carro, mas prometo que assim que for possível meto umas fotos da máquina.

    Cumprimentos
     

    Ficheiros Anexados:

    miguelcristovao gostou disto.
  2. Fábio parabens pela compra!!

    Em relação ao motor, não deves esperar milagres de um 1300 a puxar esse peso todo... mesmo que alteres os carburadores, o que vais fazer é ter um ganho pouco significativo e vais mandar gasolina em maior quantidade para o motor, do que a que consegue queimar, e tirar daí rendimento.

    Talvez o melhor equilibrio seja através de um caburador de corpo duplo, webber 32/36, como o do escort 1300GT, e mudares tambem o colector de escape para um independente, ao inves do de ferro fundido que esse deve ter.

    E se alterares a medida dos pneus, menos vai andar também... tens que encontrar o equilibrio!

    Outra sugestão:

    Metes um crossflow 1600 GT (que tu conheces bem) e resolves os problemas....wink.png
     
  3. Olá Miguel, obrigado pelo teu comentário.
    Efetivamente ao alterar a jantes também terei de alterar a medida dos pneus e obviamente também se vai notar diferença no andamento.
    O grande problema dos crossflow 1600 GT, que com toda a razão dizes que conheço bemtongue.png , é o preço. Agora quem os tem pensa que tem uma mina de ouro em mãos e os preços têm subido em flecha. Depois é a tal coisa, trocar um motor com pouca quilometragem e em bom estado por um motor que será um ponto de interrogação é uma tarefa complicada... São prós e contras a considerar.
    O colector de escape é com certeza uma das peças que irei mudarhappy.png .

    Cumprimentos
     
    miguelcristovao gostou disto.
  4. Alguém me sabe dizer se é possível colocar umas jantes 7x13 neste carro sem necessidade de efetuar alterações na carroçaria?
     
  5. Boas, é possível sim podes muito bem colocar umas jantes de 7"x13 tanto á frente como atrás sem problemas, no meu tenho 7"x13 á frente e 8"x13 atrás e é mesmo á medida. Quanto á côr eu prefiro vermelho, acho que realça melhor as linhas do carro.
     
  6. Boa tarde Fausto.
    Muito obrigado pela informação. Sei que a cave de roda tem uma largura significativa, mas estar a mandar vir um conjunto de jantes sem ter a certeza absoluta se servem podia ser um pouco complicado.
    Eu pessoalmente também tenho inclinação para o vermelho, mas o meu pai anda mais para o amarelo. Vamos ver no que isto vai dar.
    Aproveitei para ver a tua máquina e só posso dizer que está um espanto! Muitos parabéns.

    Cumprimentos
     
  7. Obrigado Fábio. De vermelho ou de amarelo o carro tem linhas bonitas fica bem de qualquer maneira, e com essa jantes fica ainda melhor. Agora é meter mãos á obra.
     
  8. Mais um protejo a não perder de vista força nisso
     
  9. Bom dia pessoal,

    Após alguns meses de ausência fica uma foto do estado atual da máquina:

    Ver anexo 343922


    Neste momento ainda se encontra no pintor para retocar a pintura. Falta colocar o vinil preto no tejadilho.
    Ainda em relação á pintura, há dúvida sobre pintar ou não o capot de preto... O que acham?
    Também gosto muito do pormenor deste:

    Ver anexo 343923

    Só não sei é se não será preto a mais no carro...


    Em relação ás jantes, sem margem para dúvida:

    Ver anexo 343924
    (é só haver disponibilidade financeira)

    Cumprimentos
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Projecto engraçado!

    No entanto eu nem sequer gastava dinheiro no motor!

    2000 pinto lá para dentro e depois logo se via!
     
  11. Carlos, essa hipótese não está descartada ;) . Coloquei a hipótese de aproveitar este motor porque está muito saudável, mas já vi que não ia obter o que pretendia...
    Para já o mais importante é ficar bonito para dar umas voltas durante o verão.

    Abraço
     
  12. Bom dia Fausto,

    Qual o ET das jantes que tem no seu carro? As que queria tem ET -7 e o vendedor diz que são muito largas para o carro em questão...

    Cumprimentos
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página