Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ford Cortina Mk4 1.3 - Restauro

Tópico em 'Ford' iniciado por Eduardo Relvas, 19 Fev 2013.

Tópico em 'Ford' iniciado por Eduardo Relvas, 19 Fev 2013.

  1. Olá a todos,

    Este é o tópico do meu Cortina, adquirido no sábado passado. Posso dizer que foi uma decisão muito ponderada, ou não tivesse demorado... 20 minutos! :lol:

    Tudo começou de manhã, estava eu sentado no sofá do escritório, quase a adormecer (fiz madrugada nesse dia), quando toca o telefone... era o meu amigo pintor / restaurador de confiança a convidar-me para ir quanto antes à oficina dele ver o que tinha acabado de chegar em cima do reboque do vizinho dele (outro amigo, também petrolhead).

    Há umas semanas atrás, no cúmulo da minha indecisão sobre que carro comprar, vi um Cortina Mk5 nos classificados e comentei com ele que lhe tinha achado piada. Assim que ele viu este, lembrou-se logo de mim.

    Quando lá cheguei, as primeiras impressões não foram brilhantes... o carro estava nojento, com todos os pneus em baixo, e tresandava a mofo e a ratos. Mas quanto mais olhava, mais me começou a agradar... a carroçaria está direitinha de cima abaixo, mesmo as zonas das embaladeiras, cavas das rodas, etc... tudo como saíu da fábrica. O interior, apesar de cheio de ninhos de ratos, não tinha nada roído... comecei a gostar mais dele.

    Puseram-me os documentos na mão... é de 79. Ainda em primeira mão (o título de registo de propriedade ainda é dos manuscritos, e o livrete batido à máquina), e com 100,000 km acabados de fazer (marca 337 km).

    Entretanto olhei para os pneus, e não tinham mau aspecto. Pedi ao meu amigo que pusesse o reboque dentro da oficina para tentar enchê-los... e o sacana pôs-se logo de pé nas 4 rodas, como se fosse novo! Depois disto, em menos de 5 minutos aceitei a ideia que tinha de o salvar, e mandei-o ir descarregá-lo a minha casa... apesar de estar à espera da outra aquisição, o tão anunciado 128.

    Foi aqui que lhe tirei as primeiras fotos...

    Imagem376Small_zpsbff43f1e.jpg

    Sim, efectivamente, assim que abri as janelas, as minhas fiéis assistentes, movidas talvez por um misto de curiosidade e o cheiro a rato, tomaram conta da chapeleira... :lol:

    Imagem377Small_zps05b13b36.jpg

    Podem ver o interior, com ninho de rato e mofo no volante, mas todo direitinho...

    Imagem378Small_zps28aeae65.jpg

    A poeira e sujidade de todo o tipo era mais que muita, mas ainda assim o aspecto dele era bastante promissor...

    Imagem379Small_zps9ba65420.jpg

    Devo dizer que, apesar de nunca ter sido fã de tejadilhos em vinil, gosto deste... a combinação do branco sujo, o preto do tejadilho, as riscas e as jantes, fazem um quadro bastante agradável. Quem escolheu teve bom gosto.

    Outra coisa que gostei imenso é a solidez do conjunto... as portas batem com um som de robustez inquestionável, e ficam certinhas onde devem. A mala a mesma coisa. E não mete água. Está mesmo muito bom.

    E voltando à questão dos ratos... segundo me contaram, o carro estava tapado num casão há anos, coberto de sacas velhas e afins. Pelo que percebi, a esmagadora maioria do material roído foi mesmo as sacas, não é do carro... só descobri um buraquinho minúsculo no banco traseiro, mas mal se vê.

    Outra coisa que reparei foi que o último selo é de 91... por isso, acho que é seguro afirmar que já deve ter mais anos de descanso do que teve de trabalho.

    Entretanto dei-lhe uma boa lavagem, tirei a maior parte dos ninhos, tirei as carpetes e lavei-as, assim como o revestimento da bagageira. Ficou logo com outro ar...

    100_7857Small_zps82a12fa9.jpg

    Sim, as minhas miúdas adoram o carro... :lol: A Sombra estava felicíssima hoje de manhã a trabalhar o bronze no tejadilho....

    100_7859Small_zps21ae2f31.jpg

    Entretanto ainda não houve mais progressos, porque chegou o 128, e passou para o topo da lista de prioridades, porque preciso desesperadamente de um daily driver, até porque este bicho ficou a bloquear a saída da garagem (ainda tem um travão agarrado), e assim não há Spider para ninguém...

    100_7860Small_zpsf176703f.jpg

    No entanto, já comprei duas coisinhas para ele... um par de terminais de bateria (não sei porquê, não trazia...) e um frasco de Febreeze... :lol:

    Assim que termine o 128, vou-me dedicar a ele, porque fiquei entusiasmado... e gosto mesmo do sacana do bicho!

    Um abraço a todos!
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Agora com mais fotos já dá para ver melhor e dar uma opinião mais fundamentada.

    Não gosto muito dos faróis auxiliares. Parecem grandes de mais e sendo redondos contrastam um pouco com as linhas do carro.

    Gosto bastante das jantes, da capicua nos números da matrícula (é uma panca que eu tenho) e do optimismo das letras da matrícula.

    Parece muito direitinho e concordo que o tejadilho lhe dá uma certa graça. As jantes são muito bonitas.
     
  3. Ora mais uma bela aquisição cheia de história...
    Não sabia que te ias deixar apaixonar por inglesices, mas confesso que o carro parece estar mesmo bom de aspecto. e ninguém pode dizer que não tens um GT na tua garagem :rolleyes:

    Queremos ouvir isso a roncar quando acabares com o Febreeze :D (ainda bem que a net ainda não tem cheiro).

    Outra coisa, Eduardo, é coincidência ou tu não gostas muito de cor?
    Ele é pretos, ele é brancos, ele é cinzas..... :lol:
     
  4. :D :D :D

    Adorei a história!!

    Realmente o carro está muito bom!! ;)

    Mas o que adorei realmente, foram as fotos das gatas... para mim não é novidade nenhuma que as gatas se derretem todas com os clássicos ingleses, mas essas fotos deixam transparecer nas gatas uma satisfação nunca antes sentida! :lol: :lol:
     
  5. Espetacular!...
     
  6. Parece que tens aí uma base muito sólida Eduardo.

    Cumps
     
  7. Eduardo,

    Parabéns pelo Cortina, parece direitinho e em bom estado. Tive um vizinho, carpinteiro, que tinha um igual mas em vermelho. Era pau para toda a obra e nunca se queixava.

    Cumprimentos
     
  8. Mais uma máquina! ;)
    Parabéns pela compra, as jantes assentam que nem uma luva. ;)
    Força nisso.

    Abraço,

    Mateus Ferreira.
     
  9. Caros amigos,

    Obrigado a todos pelos comentários. De facto é uma base excelente, dado que para já, o único pequeno problema de chapa encontrado é um podre do tamanho de um dedo debaixo do tecto de vinil junto à calha do lado direito. A parte de baixo está, pelo menos do que consegui aferir até agora, absolutamente imaculada.

    Daniel, eu adoro cores (adorava que o meu 128 fosse laranja, por exemplo...), mas esse é o problema de comprar carros que alguém escolheu, em vez de nós... temos pouco a dizer na matéria! ;)

    Apesar de tudo, gosto bastante do jogo deste entre o branco sujo e os pretos, fica um conjunto com pinta. É sóbrio, mas resulta bem. Mas eu sou de facto apologista de clássicos com cores da época, e gostava que os meus fossem mais coloridos... enfim!

    A ver se lá para o fim da semana o 128 já me deixa descansado para poder dedicar-me mais a este... não estou muito empolgado com a ideia de ter de o limpar, mas quero começar a mexer nele para ver se o ressuscito!

    João, o meu amigo João (deve ser problema do nome! :lol: ) também não foi muito à bola com os faróis... mas eu até gosto! Não sei, logo veremos se vão ou ficam. Algures no futuro terei de os tirar para polir os pára-choques (e o da direita tem um toque, tenho de ver se o endireito), e logo vejo como fica sem eles.

    Entretanto, o meu João ontem disse-me que gostava muito do 128 (e está sempre a perguntar se vamos para a escola nele), mas que ainda gostava mais do "carro que está no quintal... é fixe como um Corvette!"... :lol: :lol: :lol: Que melhor elogio se pode pedir de um puto de 4 anos? :D

    Um abraço a todos!
     
  10. Ainda bem que o pessoal aos poucos começa a aproveitar estes ford´s, são tão bons como os outros e com a vantagem de serem enormes. Parabéns pela aquisição e aproveita ao máximo.
     
  11. Parabéns Eduardo!!!! Tanto desdenhaste os tectos de vinil que acabaste por ter de gramar um... :lol: :lol: :lol: :lol:

    Pessoalmente gosto bastante do carro. Acho a frente mt mais harmoniosa do que o MK5...
    E agora deixo aqui um bitaite apenas relativo ao meu gosto pessoal... Que pena não ser carrinha... Adoro-as!

    Quanto a objectivos? Quanto tempo vais demorar a pôr um Twin Cam Fiat lá dentro? :lol: :lol: :lol: :lol:

    Sabes o que me fazem lembrar estes carros? Os filmes cuja história passa pelo IRA e pela Irlanda do Norte da década de 80... Via-se um destes em cada esquina... Tipicamente british..
     
  12. Outra compra bem sucedida Eduardo ! Gosto das tuas historias :lol: ! Tou a ver que tambem és "assistido " por gatas :D ! Continua , Eduardo ! Como esta mecanicamente ?
     
  13. Parabéns Eduardo!
    Mais um Ford salvo :)
     
  14. Grande máquina Eduardo, tens o motor mais pequenito da gama mas o carro é um must, e nas tuas mão vai ficar um mimo. Eu pessoalmente tambem gosto de o ver com os farois que tem suplementares mas são gostos. ;)
     
  15. É verdade David, estas coisas são tramadas porque mais cedo ou mais tarde, aparecem e mordem por trás... mas pronto, ao menos o tecto ajuda à pinta do conjunto.

    Também gosto bastante do Mk4, mais que do 5. Já da carrinha não posso dizer o mesmo, porque acho que a traseira é grande demais, eu prefiro as minhas carrinhas mais compactas (embora se perceba bem o porquê do tamanho).

    Objectivos... para já é mesmo ressuscitar o bicho. Aqui não há twin-cams, só mesmo um crossflow dos mais pequeninos. Mas gosto dele assim, a piada destes Fords é mesmo a simplicidade robusta e sincera. Vamos é ver se com tantos anos de inércia, o motor não está completamente colado... se não der mão, troca-se por algo com um pouco mais de cm[sup]3[/sup]... mas sem exageros.

    Obrigado pelos comentários, Carlos! Sim, as minhas gatas andam sempre por perto quando estou na rua, e vão dando sempre animação ao processo.

    Quanto ao estado mecânico, não faço a mínima ideia, porque ainda não lhe peguei. Como disse em cima, o último selo dele é de 91, por isso desconfio que a inércia já tenha 20 anos... um dos travões traseiros ainda está agarrado, por isso ainda não saíu do sítio onde o reboque o largou. E ainda não fiz testes nenhuns, porque o 128 consumiu todas as minhas atenções desde que chegou. Mas amanhã espero ter pelo menos a maioria dos trabalhos dele terminados, e assim posso começar a dedicar alguma atenção a este.

    Espero é que o tempo ajude... hoje o dia esteve ranhoso do princípio ao fim, não deu para nada! :angry:

    Quanto ao comentário do Daniel sobre o cheiro... ainda há bocado me lembrei dele, quando fui à rua deitar fora o lixo... mal saí à porta das traseiras, veio-me logo o cheiro do gajo! Acho que vamos precisar não de um, mas vários frascos de Febreeze... :unsure:

    Um abraço a todos!
     
  16. Isso agora tem de ser todo desmontado o interior e ser tudo bem lavado para tirar o mau cheiro ! Tens é de acertar nuns bons dias de sol, o que nesta altura é um acerto !
    :)
     
  17. Finalmente abriste os olhos, :p rendeste-te aos encantos da Ford (outra vez), desconfio que o 128 vai ter os dias contados assim que o cortina ressuscitar, espero eu. :lol:
    Agora a sério, bela compra, o carro parece bastante bom, que motor tem, o 1300o xflow?
    Quero ver mais fotos e desenvolvimentos.
    Abraço.
     
  18. Eduardo,

    A Carina pergunta se pode ir aí buscar as gatas!

    Ontem mostrei-lhe as fotos, derreteu-se toda com as tuas meninas... :wub: :wub: :wub:
     
  19. parabéns pela aquisição.
    Tive uma carrinha dessa série, verde e... com dois super óscares à frente!! :D :D
    só que era a 1600, na qual meti o 2000 :)
    O problema maior que tive com esses motores Pinto (creio que o 1300 também é) é que gripei duas árvores de cames na auto estrada a 140km/h. Depois de ter passado a utilizar outro óleo, á antiga (na altura utilizava o Castrol GTX, quando apareceu, pois era dos melhores, mas o motor não gostava!! por ser sintético!), nunca mais tive problemas, a não ser umas juntas queimadas... mas era sempre no prego!! e abriu e fechou muitos Ralies Rota do Sol, quando ainda era em terra.
    Os extras que estavam nessa carrinha, estão hoje no meu Escort - jantes Dunlop D1, super óscares, manómetros.

    parabéns e ... divirta-se! que esses carros dão muito gozo a curvar!!

    e que saudades que eu tenho da minha carrinha... :( :( :(
     
  20. Epá, acho que a gata da minha filha está prenha, a Carina que espere uns meses para ver que é que vai sair dali... :D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página