Ford Cortina Mk3 1300 " O Renascer"

Recolhe os cilindros abrindo os bicos para tirar o oleo , depois bombeia e recolhe á mão umas vezes os cilindros para ver se a "lama" descola e ele recua ja só por si , abre umas poucas de x os bicos para tirar o oleo velho e chegar o novo ! Se não recuar , retira tudo desmonta e verifica se os cilndros estão picados ! se for picagem ligeira isso passa com uma lixa muito fininha e agua á mistura , para nao ficar muito abrasivo ! Se estiver muito picado é comprares outras pinças de travão em melhor estado ! Penso que ao recolheres umas poucas de vezes e mudares o oleo ficará ok ! Quanto aos bombitos de tras ,no teu caso nao sei, mas no meu Toyota sái mais barato comprar o cilindro inteiro ! Por varias vezes que metia os vedantes , mas nao aguentava muito tempo , e os cilndros nem estava, muito picados !
 
OP
OP
Nuno Miguel Pereira

Nuno Miguel Pereira

YoungTimer
Boa noite!

Este fim de semana, mudei novamente o óleo e, pela "(segunda) primeira vez", o Cortina andou na "rua", mas, sem travões! Descolaram, mas, as pastilhas continuam a raspar nos discos. Apenas funciona o de mão e mal! Os cilindros não mexem :( e o pedal está preso. Próximo passo: Tentar resolver este problema.
No entanto, tenho algumas dúvidas: Recolho os cilindros e bombeio o óleo com os pipos da frente abertos até ficar no nível mínimo. Depois começo a por o novo, certo? Mas, posso abrir apenas um dos pipos, bombear até surgir o óleo novo e depois avançar para o outro lado e bombear apenas para mudar o óleo do tubo? E atrás? Posso proceder da mesma forma, depois de resolver o problema à frente? E, como verificar o estado dos bombitos? Verificar se há fugas?

Numa das pequenas saídas levei-o a uma oficina de pintura para pedir opinião sobre uma possível "intervenção. Foi de que (para a idade) está muito bom estado :), que apenas deveria efetuar algumas reparações "caseiras" e dar-lhe um bom polimento. Não estou muito "à vontade" para as fazer, mas, vamos ver o que se arranja...
Quanto à chapa, à exceção do podre mais complicado que já referi, parece que nem está "furada".
Concordámos no sentido de que se deveriam mandar cromar os puxadores das portes e os para-choques. Mas, primeiro há que desmontá-los. Lá chegarei... ;)
Ainda se falou em "decapante e espátula", mas, para já, só se justificariam se fosse para "exposição".
Vou avançar com a mecânica e depois logo se verá...

Terei, também, que fazer os casquilhos da barra estabilizadora, dado que, "bate" ao mínimo buraco. Li do manual da Haynes que apenas se deve retirar a porca do topo, mas, mesmo assim, terei de fixar o aperto para manter o ângulo, certo? Uso um peclise?

Terei, também, de afinar o ralenti, pois, está baixo.

Obrigado pela ajuda!

Um abraço,
 
Abre um bico de cada vez e bombeia ! Não deixes o bico aberto ao bombares , porque vai meter ar no sistema ! Quando chegar oleo " com outra côr " é sinal de fresco ! Quanto atrás, desafinas o travão de mão e retiras os pratos de travão, se não sairem á mão dá umas marteladas nas bordas se não continuar a sair , desafina as maxilas do travão de pé ( penso eu que deve de ser tipo estrela ) ! Se tiver molhado por dentro , sinal de lixo ! Meter uns cilindros novos é a solução mais viável ! Se não estiver a derramar , tambem podem estar ferrugentos por dentro e embora saia oleo podem não estar a abrir .
:)
 
OP
OP
Nuno Miguel Pereira

Nuno Miguel Pereira

YoungTimer
Bom dia!

Carlos, mais uma vez, obrigado pela dica!

Será o próximo "trabalho" a fazer. Possivelmente, comprarei os bombitos novos antes de desmontar. São, relativamente, baratos e com 38 anos não devem estar em bom estado...

Um abraço,
 
OP
OP
Nuno Miguel Pereira

Nuno Miguel Pereira

YoungTimer
Boa noite!

Este sábado tentei resolver o problema de travões do Cortina. Comecei por tirar as pastilhas, dei um pequeno "aperto". Abri o pipo do lado esquerdo e os embolos (cilindros) recolheram. Estão a funcionar, embora, não recolham na totalidade, mas, acho que consigo resolver o problema . Depois procedi da mesma forma no do lado direito. Bom, problema... Deixei-os apertar ao disco e depois não recolheram, nem com pipo aberto, nem com bomba aberta e já numa fase de tentativa a "martelo" e "chave de fendas". Lá fui desmontar e o resultado foi este: Ver anexo 302908
Desmontei mais do que era necessário :mellow: ,mas, aproveitei para renovar a massa consistente e verificar rolamento. Tudo ok.
Os cilindros começaram a recolher, a martelo, mas, já nesta fase: Ver anexo 302909
Entretanto estão bastante "massacrados" e o embolo (cilindro) interior revelou uma fuga. Parece que está "encavalitado".
As borrachas, também, estão em muito mau estado. Vou tentar comprar um kit de reparação, mas, não sei onde...
Vi num tópico de outro portalista como fazer a reparação, mas, não consegui perceber como retirar os pistões. Vou tentar recuperar a pinça...
Aceitam-se e agradecem-se dicas!
Entretanto já comprei bombitos novos e como vou ter de sangrar travões, mudarei, também, os tubos.

Um abraço,
 
Para retirar os embolos costumo usar uma pistola de ar, mas é preciso cuidado que quando sai é um tiro ! Com uma pistola de ar, meto o bico da pistola no furo de entrada do oleo e dou umas bombadas até sair ! Cuidado , aponta o embolo para um lugar que não faça perca , nem te possas magoar ! :)
 
OP
OP
Nuno Miguel Pereira

Nuno Miguel Pereira

YoungTimer
Boa noite, Carlos.

Mais uma vez, obrigado pela dica. Mas, não tenho compressor. Poderei tentar resolver com uma bomba normal? Não deve ter pressão para isso...
Um abraço,
 
Nuno, nao sei ! Com uma bomba normal nunca experimentei ! Penso eu que nao vai dar ! O ideal então era levares a bomba de travao a uma oficina e la eles tiram com a tecnica que mencionei ! O resto depois fazes por ti , desmontar , limpar , comprar um kit de reparação e montar !
:)
 
OP
OP
Nuno Miguel Pereira

Nuno Miguel Pereira

YoungTimer
Boa noite!

Este fim de semana passei mais umas horas devolta dos travões do Cortina...
Agora, no que respeita a travões apenas tem os tubos metálicos e a bomba...
Falta-me desmontar a bomba...
Depois de desmontar os tambores constatei que estava tudo "limpo" e em aparente bom estado:
Ver anexo 305088
Mas, como pretendia trocar os bombitos por uma questão de precaução, desmontei as maxilas:
Ver anexo 305087
Depois de desmontar os bombitos, constatei que os novos, apesar de terem exatamente as mesmas dimensões, têm encaixes diferentes:
Ver anexo 305089
Terei de trocar os novos...
Entretanto encomendei kits de reparação para as pinças e para a bomba. Tentarei, também, comprar os tubos.
Bruno e Carlos, agradeço, mais uma vez, as dicas. ;)

Um abraço,
 

Anexos

  • DSC02719.JPG
    DSC02719.JPG
    190.6 KB · Vistos: 12
  • DSC02721.JPG
    DSC02721.JPG
    169.9 KB · Vistos: 7
  • DSC02725.JPG
    DSC02725.JPG
    155.9 KB · Vistos: 9
Boas, parabéns pelo cortina, como está a máquina actualmente? Se tudo correr bem para a proxima semana tb vou comprar um mk3 coupe, para mim o classico mais bonito com uns toques.

Cumprimentos
 
OP
OP
Nuno Miguel Pereira

Nuno Miguel Pereira

YoungTimer
Bom dia!

Ultimamente, o tempo dedicado ao restauro do Cortina não tem sido muito, embora, continue a avançar.
Neste momento tenho um problema com as pinças de travão que estou a tentar resolver. Já tenho o Kit de reparação, mas, os cilindros estavam de tal forma "calcinados", que nem "a compressor" consegui retirá-los (a pressão chegou aos 5/6 Bars).
Estão em banho com WD40 e petróleo para ver se, finalmente, consigo resolver o problema...
Quanto à mecânica já está "operacional" faltando resolver o problema de travões...

Um abraço,
 
Não sei porque nao recebi o reply do topico via email :wacko: , so hoje a que vi as novidades !
Nao sou muito a favor da reparação dos cilindros , porque repara Nuno , se estão calcinados , de certeza que por dentro estão com bastante ferrugem , ora o cilindro pode e deve estar picado ! Ao meteres borrachas novas pode te durar uns tempos , mas depois começa a verter pelos vedantes , por estes não ficarem 100% estanques e com 100% de vedação !
Se os quiseres desarmar , prende no torno, tira o guarda pó e com um punção dá umas pancadas no embolo ! Quando o embolo baixar, repara que onde ele estava originalmente está com um circulo de ferrugem, passa uma lixa fina na zona e repete do outro lado igual ! Se continuar a não sair , mete o compressor e afasta a cara que de certeza que sai :)
 
OP
OP
Nuno Miguel Pereira

Nuno Miguel Pereira

YoungTimer
Boa tarde!

Depois de alguns meses parado voltei à guerra da pinça do lado direito! Esgota a pressão do compressor (25 lts - 6 Bars) e mesmo com aquecimento da pinça os êmbolos continuam a não sair. A pinça esteve cerca de um mês e meio em banho de petróleo e WD40...
Carlos, a ferrugem, tal como mencionaste, está limitada apenas à parte que se encontrava exposta, mas, pondero comprar êmbolos novos, no entanto, já constatei que se trata de uma reparação relativamente dispendiosa é que cada pinça tem dois êmbolos...

Um abraço,
 
.... e não saiu ?? ohmy.png nem tentes mais 6 bars ja manda um ganda tiro laugh.png laugh.png a resolução mais viavel passa por comprares uns em segunda mão laugh.png
 

Anexos

  • ohmy.png
    ohmy.png
    1 KB · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 1
  • ohmy.png
    ohmy.png
    1 KB · Vistos: 1
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • ohmy.png
    ohmy.png
    1 KB · Vistos: 0
  • ohmy.png
    ohmy.png
    1 KB · Vistos: 12
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 12
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
OP
OP
Nuno Miguel Pereira

Nuno Miguel Pereira

YoungTimer
Boa noite!

Continua a saga das pinças do Cortina, que começa a ocupar demasiado espaço neste tópico...

Entre a compra de pistões novos e o problema de dois deles, simplesmente, não saírem, analisei a seguinte solução:http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=160988040248&ssPageName=ADME:X:AAQ:GB:1123

Coloco esta hipótese dado que o preço das pinças usadas, em Portugal, pelo que consegui constatar fica, praticamente, ao preço destas novas. Falta apenas receber a confirmação do custo de portes.

Agradeço opiniões.

Carlos, mais uma vez, obrigado pela ajuda. wink.png

Um abraço,
 

Anexos

  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 0
  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 0
  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 12
  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 0
Nuno , mais vale apostares entao nestas , ja repararas te que apenas falta duas para esgotar o stock ?
É isso que nunca percebi, vendem cá usado , ( e caro , claro) ao preço de novo lá dry.png angry.png
Nuno, manda vir, afinal são novas .
 

Anexos

  • angry.png
    angry.png
    1 KB · Vistos: 12
  • angry.png
    angry.png
    1 KB · Vistos: 0
  • angry.png
    angry.png
    1 KB · Vistos: 0
  • angry.png
    angry.png
    1 KB · Vistos: 0
  • dry.png
    dry.png
    1 KB · Vistos: 0
  • dry.png
    dry.png
    1 KB · Vistos: 0
  • dry.png
    dry.png
    1 KB · Vistos: 12
  • dry.png
    dry.png
    1 KB · Vistos: 0
OP
OP
Nuno Miguel Pereira

Nuno Miguel Pereira

YoungTimer
Boa tarde, Carlos

Quanto ao stock, bom, não é preocupante. O ebay inglês tem muita oferta de pinças m16 e o preço não varia muito. O maior problema é o custo dos portes, dado que se trata de material com algum peso e volume, no entanto, face aos preços de usadas que vi por cá, acho que compensa, pelo que, devo avançar para a compra de pinças novas.
Só os 4 pistões novos ficavam em cerca de 82£, com portes, e com o problema que tenho numa das pinças, talvez, seja a melhor solução.

Um abraço,

Entretanto montei o bombito esquerdo novo:
Ver anexo 318839

Upgrade: Pinças reconstruídas encomendadas (ebay)!
 

Anexos

  • DSC03200.JPG
    DSC03200.JPG
    219.1 KB · Vistos: 1
Topo