Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ford Cortina Mk3 1300 " O Renascer"

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Nuno Miguel Pereira, 23 Nov 2012.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Nuno Miguel Pereira, 23 Nov 2012.

  1. Boa noite,

    Será que me podem informar sobre qual o óleo indicado para o motor 1300 de 1974 da Ford?

    Estava a pensar num sintético 5-40...

    Aproveito a oportunidade para questionar se acham que mudar óleo, velas (ou limpá-las) e filtros será o indicado para por um motor a trabalhar que está impecável, mas, parado há doze anos?

    E claro lá terei de ir comprar a bateria...

    Obrigado.

    Um abraço,
     
  2. Como esta parado a muito tempo é trocar oleo de filtros , isso sim ! Caixa e diferencial deita 80W90 , mas de motor é o 15W40, maximo dos maximos o semi 10W40 ! Esse sintectico é muito fino e queimar em pouco tempo , mesmo o motor estando a 99% ! São motores para os quais não foi concebido para trabalhar com essa referencia ! Umas fotos da maquina á que era ....
     
  3. Qual o motor? Corssflow? Após tanto tempo parado eu rodava-o com um pouco de óleo antes de dar ao motor de arranque.
    Para além dos cuidados de lubrificação e refrigeração aconselho uma inspecção dos tubos de gasolina e ter um extintor ao lado!
    Boa sorte e vá dando notícias do Cortina!
     
    David Cunha gostou disto.
  4. Boa tarde, Carlos e Bruno

    Obrigado pela ajuda. Só um problema... mudar filtros de óleo, ar e gasolina, sei como fazê-lo e é habitual "tratar disso" nos cá de casa (embora sejam carros recentes e a gasóleo), agora mudar óleo da caixa e diferencial não sei como. No diferencial, para retirar o óleo antigo terei de abrir a "purga", e, normalmente, têm um ´"parafuso" por cima. É o local indicado para "encher" o diferencial, certo? Quanto à caixa? Como é consigo mudar a valvolina? Deve ter uma purga, mas, como substituir a valvolina?

    Para levantar o carro só tenho um macaco hidráulico e umas perguiças, que é a "ferramenta habitual". Mas, como imaginam, o espaço para trabalhar por de baixo do carro é muito pouco, mesmo pondo-o nas perguiças.

    Bruno, quanto a rodar o motor só com óleo... como é que o faço sem por o motor a trabalhar?
    Não sei qual é o tipo de motor, mas, parece-me o vulgar 1.300 (1297 cm3) da Ford.

    Estava, também, a pensar em mudar tubos de gasolina e travões. Deve estar tudo mais que ressequido. A tubagem de travões é de fácil acesso. Quanto aos de gasolina terei de "ir à pesca". E, ainda, tenho de ver como é que se faz o sangramento dos travões. Também, queria dar uma "vista de olhos" na bomba.
    Para mudar o líquido de refrigeração, também, não há problema. Mudo-o e sangro o sistema.

    Quanto a fotos, estão para breve...

    Um abraço,

    P.S.: Este motor pode trabalhar com gasolina sem chumbo 95, certo? É que a última vez que andou ainda foi com super...
     
  5. Nuno, o que o Bruno quis dizer foi , como o motor esta a muito tempo parado ( sem trabalhar , supomos), tirar as velas todas e deitar com um almotolia oleo para cima dos pistões ( umas 8 bombadas) e depois á mão rodar o motor ! Se não der á mão rodar com uma chave , isto porque o oleo ajuda a descolar os segmentos e a retirar alguma ferrugem superficial nos cilindros ! Se deixares o oleo de um dia para outro, é bem melhor, dá para entranhar ! Claro que quando o motor ligar vai fazer uma boa dose de fumo azul :lol: !! Para vazar o oleo de caixa e diferencial , eu retiro o bujão do fundo, depois de bem escorrido ( eu deixo de um dia para outro), aperto o bujão de vazamento e retiro o do lado , para deitar tenho uma mangueira fina e um funil , conforme vai descendo no funil, vou deitando :) , convem é ter uma aparadeira por baix, porque depois escorre para o chao e faz c@g@ad@ ! Voltando ao motor , depois se quiseres , e fica mais seguro, retira todo o oleo velho do motor, nao o ligues ! Isto ajuda a tirar lamas e residuos que ficou no fundo do motor ao longo dos anos ! Se o ligares vais espalhar pelo bloco todo e o oleo fica sujo bem rápido ! Escorres bem, ( muda o filtro pois vai estar oxidado por dentro) , deitas 2 ou 2.5 lts de oleo de motor ( pode ser de hiper daquele rafeiro :lol: ) , ligas o motor, deixas rodar um bom pedaço mesmo, se possivel andas com o carro para o oleo novo lavar o interior do bloco todo e descolar a lama do fundo ! Depois deixar escorrer de um dia para outro, e deitas ja o oleo definitivo ! Se custar a pegar , deitas uma dose de gasolina pelo carburador abaixo, mas cuidado com a cara ! Atenção, neste tipo de procedimento ter um extintor a mão ( mais vale prevenir ), ele vai pegar e com sorte manten-se , se fôr abaixo é normal , é tentar de novo ! Tens de dar aos poucos, para o motor de arranque não queimar ! Para ser mais rápido , enche uma lata de gasolina de litro, um tubo e mete a lata pra um canto ao lado do motor ! Entendes-te ? :) Qualquer duvida , diz ;)
     
  6. Boa noite, Carlos

    Obrigado pela ajuda. Vou fazer exatamente o que descreves-te e o que o Bruno recomendou, mas, vou começar por mudar todas as tubagens: de água, gasolina e os tudos de borracha dos travões (os que vão à bomba).

    Não vai ser muito fácil trabalhar de baixo do carro, dado que, só tenho umas perguiças e um macaco hidráulico para o levantar (não fico com muito espaço)...

    Neste momento tem as pastilhas coladas aos discos (primeira coisa a desmontar)...

    Quanto ao motor é este:

    Ver anexo 295387

    Sabem se o motor pode trabalhar com gasolina sem chumbo 95? A ultima vez que trabalhou foi com super...

    Estes são os "podres" que tem (se é que posso chamar de "podres"...):

    Ver anexo 295388
    Ver anexo 295389

    Quanto a fotos vou colocá-las na garagem para não criar um offtopic.

    Um abraço,
     

    Ficheiros Anexados:

  7. Nuno, podes colocar as fotos cá, ja editei o titulo do teu topico ! Espero que gostes e não te importes :) ! Não mexas nos tubos ou travões , mete o carro a trabalhar 1º e depois tentar andar com ele que pode ser que os travões descolem , se descolar dá uma grande esticão :lol: ! Faz como eu faço , levanto o carro e meto uma ou duas jantes por baixo de cada pneu e no outro lado, levanto e meto umas preguiças ! Trabalhas mais alto e melhor ! Quanto aos "podres", nao são "podres", são marcas do tempo , isso não é nada ! Vai primeiro com gasolina 98 , trabalha com ela uns tempos e depois então deita 95 ! Atenção que posso estar a dizer asneira , mas acho que esses motores trabalham é com aditivo na gasolina ( a malta Ford que se pronuncie) , se fosse motor Japonês , dizia te que pode , pois a partir de 1967 todos os motores foram feitos para trabalhar com sem chumbo , agora os Ford não sei :( :(
     
  8. O motor é um Crossflow, árvore de cames no bloco.
    Eu aconselho a usar aditivo para substituição de chumbo com 98.
    Um cuidado a ter com os travões é um problema que tive com o Capri, depois de mudar tubos etc parecia estar a travar bem mas o pedal perdia pressão. Isto deve-se à bomba principal. No meu caso apenas necessitei de substituir as borrachas internas e resolveu-se mas por vezes a bomba está "picada" e terá de ser rectificada ou substituída.
    Quanto ao rodar com óleo era exactamente o que aqui foi dito. Adia o prazer de o ver trabalhar um dia mas evita desgastes desnecessários.
    E... vá nos mantendo a par dos trabalhos!
     
  9. Boa tarde, Carlos e Bruno

    Desde já agradeço a disponibilidade demonstrada! ;)
    Quanto ao título do tópico, eu próprio não faria melhor!
    O carro era do meu pai e esteve sempre na garagem...
    Quanto à bomba já obtive a informação que, em 2000, estava impecável.
    Aparentemente parece "nova". Os tubos de travão que iria substituir eram apenas os de borracha que vão do motor à bomba.

    O escape foi posto, também, na mesma altura e foi feito "por encomenda".

    Então, se me "permitem", vou colocar umas fotografias:

    Ver anexo 295426
    Ver anexo 295428
    Ver anexo 295430

    As próximas terão melhor qualidade...

    Um pormenor..., barras de tejadilho:
    Ver anexo 295431

    Vou-vos mantendo a par dos trabalhos, e, agradeço a vossa disponibilidade para irem esclarecendo as dúvidas de um "curioso".

    No próximo fim de semana tenho de substituir uns discos e pastilhas de um de cá de casa. Mas para o outro já devo por-me "de volta" do Cortina.

    E, desculpei-me o offtopic, mas, o meu velho roquete é pequeno e está "nas lonas". Têm alguma sugestão? Já andei no tópico "Equipar as nossas garagens"...

    Um abraço,

    P.S. Até pô-lo a trabalhar deverá demorar algum tempo, mas, sugerem, então, que compre o aditivo para a 98?
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Nuno, 1º mete o a trabalhar ! O resto depois fazes nas calmas e com tempo ! Não percebi, roquete ? Ferramenta ?
     
    Nuno Miguel Pereira e Bruno Mateus gostaram disto.
  11. Boa tarde, Carlos

    Sim, tenho de substituir a chave de roquete (ferramenta)...

    Abraço,
     
  12. Aditivo substituinte de chumbo.
    Ele trabalha sem ele mas a longo prazo as válvulas e respectivas sedes podem ressentir-se. Normalmente encontra-se até em estações de serviço.
    bons trabalhos!
     
  13. Nuno, vá nos mantendo informados :)
     
    Nuno Miguel Pereira gostou disto.
  14. Boa noite, Carlos e Bruno

    Ora, as últimas notícias são as de que já tem os travões descolados (após um pequeno trabalho de "bricolage"), pressão nos pneus e está pronto para andar... de reboque. :)

    Por questões de "logística" irá mudar de "casa", no entanto, o custo de serviço de transporte, surpreendeu-me... São apenas 16 Kms e o primeiro "orçamento" que pedi supera os 60 € (63).

    Abraço,
     
  15. [sub]E arrancou bem ? Pois, quanto ao reboque, se tivesses seguro usavas ! É o preço , embora ache caro :([/sub]
     
  16. Acho que é um preço normal.
    Já tentou rodar o motor?
     
  17. Boa noite, Carlos e Bruno

    Irei marcar o transporte para a próxima sexta ou para sábado. Hoje, estive de volta de 4 discos, pastilhas, etc... Quanto ao preço, já constatei que é o normal. Quanto ao "arrancar bem", bom, os travões foram descolados com as rodas no ar e foi empurrado apenas 20 ou 30 cms. O "arranque" vai depender da força do guincho... Os primeiros metros vão ser a subir...

    Quanto a rodar o motor vou seguir o vosso conselho "...tirar as velas todas e deitar com um almotolia oleo para cima dos pistões ( umas 8 bombadas) e depois á mão rodar o motor...". Só o farei depois de o ter na nova garagem. Mas, aparentemente, não está colado.

    Um abraço,
     
  18. Mas isso são excelentes noticias ! Se o rodares á mão já notas se está colado ou não ! Eu desconfio que não! De qualquer das maneiras , oleo lá pra dentro !
     
  19. Boas notícias! Aguardo por mais! ;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página