Ford Ford Cortina Mk2 1300 Deluxe

Ford Cortina Mk2 1300 Deluxe de 1967. É um série 1 pre-crossflow, com mudanças ao volante e bancos corridos.
Diários de Bordo

Ford Ford Cortina Mk2 1300 Deluxe

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Fantástico! Que a cirurgia dure pouco tempo e que os órgãos dadores cheguem com portes baixos.

E parabéns pelo texto: fartei-me de rir. ;)
 

André Santos

Veterano
E embora não esteja habituado a compras online, muito menos de material automóvel, os preços não me pareceram exorbitantes, o que também foi agradável. O Sr Dr até ficou surpreendido com os valores das peças. Agradavelmente surpreendido. E quando o Sr Dr fica agradavelmente surpreendido, eu também fico agradavelmente surpreendido. Pelo menos até me apresentar a conta dele. Receio que nesse dia um de nós não fique agradavelmente surpreendido, e quase adivinho qual de nós.
Ver anexo 406600 Corações ao alto

Muito, muito bom! :D
 
Pois, ter um Ford como clássico tem a enorme vantagem de se conseguir quase tudo, novo ou usado... em UK!
;)

Fico feliz por saber que finalmente entrou no bloco operatório!
:D
 
OP
OP
Santos António

Santos António

Veterano
Obrigado a todos pelas palavras de encorajamento. Foram aliás palavras muito bem escolhidas: "a coisa vai" e "caminho correcto" são expressões muito positivas, embora, infelizmente não as mais verdadeiras: a "coisa" ainda não vai a lado nenhum, e nem sequer está num caminho, continua na oficina. Espero que brevemente possa dar a essas expressões um sentido mais literal.
Quanto ao relato, ainda bem que gostam de o ler. Peço desculpa por não ser mais técnico, como outros que tenho lido por aqui, mas os meus conhecimentos não mo permitem (ainda não recuperei da surpresa das rãs no motor). Contudo, peço que não se inibam de dar sugestões ou conselhos, se não os conseguir aplicar, transmiti-los-ei ao Sr Dr.
 

Carlos Vaz

Pre-War
Antes de mais, tenho que me penitenciar de não ter dado a devida importância a este tópico!

Um companheiro "novo" nestas andanças... com a vontade de partilhar e com a capacidade de uma escrita bem humorada.

Priceless!

E sim... do ponto de vista de peças um Ford é sempre um clássico a ter!
 
OP
OP
Santos António

Santos António

Veterano
Capítulo V

Tenho andado numa roda-viva. Desde que me meti nesta aventura tenho descoberto coisas interessantíssimas. Por exemplo: tornei-me recentemente sócio de uma instituição extraordinária que se chama paypal. É um grande passo em frente na tecnologia de gastar dinheiro, tamanha a facilidade com que se concretizam as compras. Munido desta credencial, passo horas a vasculhar a internet à procura de tubos, borrachas, embraiagens e outros acepipes. E não se pense que me limito a ir aos leilões do Miau. Não! Eu sou um gajo moderno, é preciso pensar global. Ele é sites de clubes, de lojas, de fabricantes, de peças em segunda mão, de curiosos e aficcionados... O e-bay.uk já não me basta: pesquiso em francês, espanhol e alemão. Pareço uma noiva à solta num centro comercial. Curiosamente as coisas que encontro nos e-bays espanhóis, franceses e alemães vêm de Inglaterra: são as mesmas que já tinha encontrado no e-bay.uk. Pelos vistos há mais gente a pensar global, anunciam em todo o lado.
Agora começo a deparar-me com outra dificuldade: as transportadoras. Já tinha ouvido falar delas, e sempre me pareceram muito cómodas e úteis, mas o meu frágil coração dificilmente suporta o stress de estar constantemente na expectativa de falhar a entrega e a peça ser devolvida ao remetente, lá na Cochinchina, de onde veio. É que eu trabalho, não posso estar constantemente à janela, como a carochinha, à espera que chegue a carripana com as peças. E já percebi que não avisam. Chegam quando chegarem, e depressa vão embora sem deixar nada, se ninguém atender. Ainda por cima tenho a campainha avariada, e vir bater à porta parece muito trabalhoso e arriscado. Nem sei se algumas não irão já na viagem de regresso. Ainda acabo a pagar portes de vinda e volta. e vinda outra vez, que continuo a precisar delas.
Do bicho, não sei nada. Continua na mesa de operações, à espera que tudo isto se resolva. Quando for a altura de o pôr a trabalhar, vamos descobrir de que mais precisa. Acho que a festa não acaba aqui.
 
Última edição:

afonsopatrao

Portalista
Portalista
(Não imagina como gosto do que escreve! ;) )

Eu também não consigo parar de procurar coisas. Felizmente, acalmei um pouco desde que o ebay tem aquela coisa das pesquisas seguidas, que nos avisa quando aparece o que precisamos.
Por outro lado, como não aparece muita coisa, a tentação de guardar uma pesquisa genérica como "Citroën GS" é grande... E é contraproducente porque está sempre a apitar...)
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Adoramos a escrita!
Esta fase da procura também é interessante se bem que stressante, fica um "pequeno" vício de procura:).
A festa vai continuar com toda a certeza.
Por um lado ainda bem que não sei usar bem o e-bay, por outro lado dá muito jeito!
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
"Cliquei" aqui por causa do título, no entanto o "Sr. Dr." não é o cliente e o "bicho não se pode comer"... resta-nos um Ford, que não é um Capri, nem tão pouco um Alfa Romeo 2000 Gtv (carros tão afamados das lides paquidérmicas dos anos 70), mas sim um Cortina MKII (Mark two á inglesa). Sim, eu sei que faltou mais uma data de carros, mas enumerei apenas os tais que eram pertença de alguns proxenetas, os de alto gabarito.

Dito isto, o Santos tem tudo para ser feliz com o seu "novo" Ford Cortina e nunca mais vai ouvir o colega a dizer que "este é que era bom para ti", porque o que era bom já cá canta!

Agora mais a sério:

Foi EMOCIONANTE ler a introdução deste tópico caro Santos. Conseguiste exprimir de uma maneira extremamente apaixonada o que é comprar o primeiro clássico. Revivi na íntegra o meu trajecto e a minha iniciação no meio, foste exemplar nas palavras, no sentido das frases, comunicaste, partilhaste. Os carros clássicos são idolatrados, não pelo que são, mas muitas vezes por quem os conduz ou por quem cuida deles e, neste momento, sou um atento seguidor do tópico Cortina, quando a minha praia fica algures em Itália ao invés de Brighton.

Muitos parabéns e continua a contribuir aqui no nosso Portal, é um prazer ler as tuas publicações!

P.S. Ainda vou comprar um Cortina MKII :)
 
Última edição:
Também adoro a forma como te exprimes aqui!
:lol:

Quanto ao Ebay... quando digo à minha "maria" que vou ás compras... ela já sabe onde me encontrar: Em frente ao monitor a "dar cabo" do plafon do cartão de crédito!
:lol::lol::lol:
 
OP
OP
Santos António

Santos António

Veterano
o ebay tem aquela coisa das pesquisas seguidas, que nos avisa quando aparece o que precisamos.

Ora aí está uma coisa que eu ainda não descobri. Nem sei se é bom, se é mau. Como se faz?
Houve, contudo, outra coisa que que já descobri: vale a pena procurar com mais cuidado cá dentro, em vez de ir a correr comprar em Inglaterra. Também se encontram umas coisas e os portes não são tão caros.

nunca mais vai ouvir o colega a dizer que "este é que era bom para ti", porque o que era bom já cá canta!

Não é bem assim. A verdade é que continuo à procura de outros carros, só pelo gosto de sonhar, e há sempre um ou outro ou outros que me deixam a babar. Se ao menos tivese uma garagem maior...

P.S. Ainda vou comprar um Cortina MKII

Tenho um para venda. Não anda, mas com as peças novas que já tem, e as que estão no correio, deve valer tanto como um Ferrari. Eu por mim ia comprar um que andasse... Além disso, como a vaca da vizinha dá mais leite que a minha, são os carros dos outros que eu invejo, e um GT ou um E de 2 portas ficava-me bem.

Finalmente, resta-me agradecer as palavras simpáticas acerca da escrita. É o que me vai na alma. Mal posso esperar para fazer como os outros meninos e escrever uma redacção sobre passeios domingueiros, almoços e lanches e avarias inesperadas. Seria bom sinal.
 

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Ora aí está uma coisa que eu ainda não descobri. Nem sei se é bom, se é mau. Como se faz?

Quando se faz uma pesquisa, ao aparecerem os resultados, surge um "+" junto à expressão da pesquisa.
Seleccionando esse "+", aquela pesquisa fica guardada, podendo depois seleccionar-se se se quer receber notificações quando aparecerem novos resultados.
Dá jeito quando se precisa de peças específicas!
 
OP
OP
Santos António

Santos António

Veterano
Capítulo VI

Estou mais tranquilo. Afinal as transportadoras transportam. E entregam, embora por vezes seja complicado. Mas é certamente demorado. Quando pensava que já tinha perdido o rasto às coisas, aí estão elas. Com 17 dias de atraso... Enfim, chegou tudo e a coisa finalmente avança. Avançaria melhor se eu não fosse tão nabo que mandei vir a peça errada. Agora tenho que mandar vir outra junta do cárter (já conheço a junta do cárter, embora não faça ideia da utilidade dum cárter) mas ando com suores frios só de pensar que tenho que encontrar a junta correcta. Juntas há muitas, saber ao certo qual é o motor do Elefante é que é mais complicado. Estava quase convencido que se trata de um pre crossflow, mas as fotografias das juntas que vejo nos sites da especialidade parecem não ter as partes todas. Em contrapartida, as fotos do pre 711M crossflow OHV Kent mostram claramente as partes que me faltam. Só não sei se o resto servirá. Só me apetece citar os Xutos: "Ai a %#$& da minha vida". Lá decidi mandar um email aos amigos da Burton Power a ver se decidem por mim. Sempre quero ver se respondem.
Todavia, nem tudo são más notícias: travôes já tem. Não servem para nada porque o bicho continua completamente imóvel, com o coração na marquesa (à espera da junta, entre outras coisas) mas dá-me algum consolo saber que parte do assunto já está tratado, e que não falhei na compra das peças todas.
A maior ajuda de todas vem do Clube dos Donos dos Ford Cortina MK2. Não dos MK1 nem dos MK3, esses devem ter clubes separados e nunca ouvi falar deles, mas posso garantir que o pessoal dos MK2 é bestial: basta pôr qualquer dúvida, há sempre algum entendido que tem a resposta da ponta da língua, e às vezes até a peça necessária. Foi graças à página do Facebook do clube que descobri que podia mandar recondicionar a embraiagem. Isto depois de ter passado semanas a encontrar discos de embraiagem com milímetros a mais, ou a menos, ou com estrias insuficientes, ou em excesso. Todo o disco que encontrava no ebay servia numa quantidade de modelos, menos no meu. Finalmente lá tive um lampejo de lucidez e perguntei ao clube. Imediatamente me surgiram soluções de Inglaterra, da Austrália, da República Checa e do Porto. Novos, usados e recondicionados, é só escolher. Amanhã vou mandar as peças pelo correio, quando voltarem logo digo se valeu a pena ou se afinal vou continuar às compras.
 

João Pedras

Fiat 124 Familiare ❤
Premium
Portalista
Capítulo V
Tenho andado numa roda-viva. Desde que me meti nesta aventura tenho descoberto coisas interessantíssimas. Por exemplo: tornei-me recentemente sócio de uma instituição extraordinária que se chama paypal. É um grande passo em frente na tecnologia de gastar dinheiro, tamanha a facilidade com que se concretizam as compras.

Também tem a mais valia de servir de intermediário para resolver alguns problemas. Se alguma vez tiveres alguma reclamação e o pagamento foi por Paypal, usa o Paypal para resolver essa reclamação mesmo que o vendedor te diga que resolve e que podes tirar a reclamação do Paypal.

Agora começo a deparar-me com outra dificuldade: as transportadoras. Já tinha ouvido falar delas, e sempre me pareceram muito cómodas e úteis, mas o meu frágil coração dificilmente suporta o stress de estar constantemente na expectativa de falhar a entrega e a peça ser devolvida ao remetente, lá na Cochinchina, de onde veio. É que eu trabalho, não posso estar constantemente à janela, como a carochinha, à espera que chegue a carripana com as peças. E já percebi que não avisam. Chegam quando chegarem, e depressa vão embora sem deixar nada, se ninguém atender. Ainda por cima tenho a campainha avariada, e vir bater à porta parece muito trabalhoso e arriscado. Nem sei se algumas não irão já na viagem de regresso. Ainda acabo a pagar portes de vinda e volta. e vinda outra vez, que continuo a precisar delas.

Por causa disto, não envio nada para casa, antigamente onde trabalhava tinha recepção do edifício, por isso enviava para o trabalho, agora envio para o estabelecimento comercial de um amigo meu que está aberto todos os dias e tem sempre alguém para poder receber.
 
OP
OP
Santos António

Santos António

Veterano
Por causa disto, não envio nada para casa,

Mas será que não voltam a tentar se não estivermos em casa? As minhas encomendas acabaram nas mãos dos vizinhos, que ficaram com elas (as que não foram para a oficina). Uma chegou por CTT. Por acaso eu estava em casa, mas se não estivesse podia ir levantar aos correios, mas as que vêm por transportadora será que insistem noutra ocasião?
 
Topo