Ford Cortina 1600 GT

J. J. Correia

YoungTimer
Bom........mais um para se juntar a nós.

Caso necessite de ajuda não hesite em perguntar. Acabei de restaurar o meu ainda há pouco tempo.

Abraço e força nisso
 
OP
OP
Paulo Vitor

Paulo Vitor

YoungTimer
Caro José Aguiar, estou já mesmo no fim do restauro, por isso vou "postar" aqui a história toda. Só tenjo uma dúvida que talvez me possa ajudar. Da Bobine de chamada saem dois fios, um vai ao distribuidor, e o outro ? tenho sem estar ligado a lado nenhum e o carro funciona. Já me disseram que deveria ligar a um condensador. Consegue Confirmar-me ? Obrigado

José Aguiar disse:
Está aí uma boa base de restauro sem duvida. Mas mesmo assim, acho que o dinheiro que vai necessitar, vai superar o valor do veiculo.
Recomendo vivamente o ebay.co.uk, para aquisição de material da época usado, mas original.

Não é um carro "barato" de restaurar porque as peças não abundam, eu restaurei um em 3 anos por manifesta falta de material, mas tb a minha base estava bem pior do que o seu.

Só posso desejar felicidades!!!!!
 
OP
OP
Paulo Vitor

Paulo Vitor

YoungTimer
Caro J. Correia, coloquei a mesma questão ao Jose Aguiar, se conseguir ajudar-me optimo, estou já mesmo no fim do restauro, por isso vou "postar" aqui a história toda. Só tenjo uma dúvida que talvez me possa ajudar. Da Bobine de chamada saem dois fios, um vai ao distribuidor, e o outro ? tenho sem estar ligado a lado nenhum e o carro funciona. Já me disseram que deveria ligar a um condensador. Consegue Confirmar-me ? Obrigado
 
OP
OP
Paulo Vitor

Paulo Vitor

YoungTimer
Caro J. Correia,
Coloquei a mesma questão ao Jose Aguiar, se me conseguir ajudar optimo, estou já mesmo no fim do restauro, por isso vou "postar" aqui a história toda. Só tenjo uma dúvida que talvez me possa ajudar. Da Bobine de chamada saem dois fios, um vai ao distribuidor, e o outro ? tenho sem estar ligado a lado nenhum e o carro funciona. Já me disseram que deveria ligar a um condensador. Consegue Confirmar-me ? Obrigado



J. J. Correia disse:
Bom........mais um para se juntar a nós.

Caso necessite de ajuda não hesite em perguntar. Acabei de restaurar o meu ainda há pouco tempo.

Abraço e força nisso
 
OP
OP
Paulo Vitor

Paulo Vitor

YoungTimer
Capitulo II - Dar vida ao "animal"
Apesar do motor trabalhar, o carro não estava em condições de circular. Então o primeiro objectivo foi rebocá-lo para a oficina de um velho conhecido em Bucelas, que foi mecânico na Ford durante muitos anos, para poder avaliar as primeiras necessidades de reparações para o carro poder circular e ser inspecionado.
Tive a a sorte de não ser necessário "mexer" nada ao nível do bloco do motor, disco de embraiagem e caixa de velocidades. Mesmo assim, durante mais de um ano fui comprando peças no Ebay para ajudar no restauro.
Nesta 1ª fase o carro levou :
Ignição : Bateria, Velas e fios, reparação do alternador
Refrigeração : Radiador, correia, bomba de agua e tubagens
Deposito de gasolina ( o velho estava podre )
4 amortecedores
Travões : bombas, borrachas, pastilhas, cabos, molas, calços e tubagens
Escape todo completo
Com isto tudo consegui pôr o carro a funcionar por cerca de 2,000€, encontrei tudo com facilidade no ebay, com excepção da bomba central de travões que fartei-me de procurar por todo o lado, e quando encontrei uma em Inglaterra, tive que pagar 225€ por ela, ( era a ultima disse-me o Inglês) mas a velha estava mesmo nas lonas e teve que ser.
Ver anexo 224391
por ter servo freio a bomba é diferente dos modelos dos anos anteriores.
Ver anexo 224390
e lá fui eu para a inspecção com um carro com um péssimo aspecto exterior mas que em termos de mecânicos , estava "um brinco" , e então assim passou sem quaisquer anotações.
Ver anexo 224397
 

Anexos

  • Brake Master Cylinder.JPG
    Brake Master Cylinder.JPG
    81 KB · Vistos: 28
  • Brake Cylinder photo.JPG
    Brake Cylinder photo.JPG
    173.5 KB · Vistos: 14
  • Img026.jpg
    Img026.jpg
    85.2 KB · Vistos: 30

José Aguiar

Clássico
Caro Paulo,

Lamento não poder ajudar, talvez outro membro o faça. Eu não me exprimi correctamente quando disse que "restaurei" o Cortina. Fui mais o dono de obra, que fez o trabalho em regime de sub-empreitada.LOL

Já agora diga-me, essa ultima foto do Cortina, a jante que só consigo ver a beira é uma rostyle? É que nas fotos anteriores aparece as jantes estreitas... certo?
 
OP
OP
Paulo Vitor

Paulo Vitor

YoungTimer
Capitulo III - A limpeza
Depois de ter o carro a rodar e inspeccionado, decidi, desmontá-lo todo por dentro. Tirei os cintos, chapeleira, bancos, volante, a consola central e arranquei as alcatifas que estavam um nojo.
Comprei pelo Ebay o volante desportivo da época, que era de serie nos 1600E e opcional nos GT, embora em alguns países como a austrália fosse igualmente de serie nos GT, comprei cintos novos de origem e o conjunto de alcatifas todas novas.
Ver anexo 225845
Ver anexo 225846
Hidratei os plasticos todos com oleo de silicone, mandei forrar a chapeleira, pintei os suportes dos bancos, retoquei os contornos prateados do tablier que tinham sido "comidos" pelo tempo e depois de uma limpeza profunda aos bancos, foram igualmente hidratados.
Depois desta operação o carro ficou "como novo" por dentro pois como o tablier estava estimado e de origem, com a limpeza e a hidratação, ficou com um aspecto excelente.
Ver anexo 225847
Ver anexo 225848
Ver anexo 225849
Ver anexo 225850
Ver anexo 225851
 

Anexos

  • Img017.jpg
    Img017.jpg
    81.6 KB · Vistos: 51
  • Img015.jpg
    Img015.jpg
    74.7 KB · Vistos: 65
  • DSCF1256.JPG
    DSCF1256.JPG
    115.2 KB · Vistos: 50
  • DSCF1255.JPG
    DSCF1255.JPG
    118.3 KB · Vistos: 58
  • DSCF1254.JPG
    DSCF1254.JPG
    115 KB · Vistos: 59
  • DSCF1248.JPG
    DSCF1248.JPG
    118.9 KB · Vistos: 62
  • DSCF1246.JPG
    DSCF1246.JPG
    119.6 KB · Vistos: 63
OP
OP
Paulo Vitor

Paulo Vitor

YoungTimer
Não.
Um dos factores que pesou mais na compra deste carro foi a originalidade dele. Nunca teve rádio. Por isso nunca vai ter.
Para além disso dá gosto ouvir este motor.
Um Abraço
 

Ricardo Neves

Clássico
Parabéns!!Excelente escolha para restauro! A máquina vale todo o esforço e dinheiro nele investidos!
Votos de muitas alegrias ao volante deste FORD!
 

Rúben Pereira

Veterano
Estou a adorar este restauro muitos parabens, que sorte tens de estar no fim do restauro eu ainda estou no inicio!!! Vou seguir de perto esta tua maquina eh eh ;)
 
OP
OP
Paulo Vitor

Paulo Vitor

YoungTimer
Capitulo IV - O Exterior.
Bem, Apesar do carro estar impecável de mecânica e de interiores, o aspecto exterior era miserável. De maneira que enquanto que fui procurando conhecer chapeiros de confiança e recolhendo orçamentos (muitos), quis começar a usufruir do carro. Como tinha um modelo desenhado (ao estilo chip foose) em mente, já mencionado no inicio desta história, quis começar a "artilhar" o carro por fora.
Ver anexo 227387
Basicamente fiz três modificações. A primeira foi mandar vir umas jantes Rostyle de Inglaterra, que eram de serie no 1600E mas opção no GT. Estas jantes eram igualmente utilizadas em outros desportivos ingleses como os MG.
Ver anexo 227389
A segunda foi tirar um espelho retrovisor de plastico que o carro tinha, pelo aspecto eu diria que deve ter sido colocado no inicio dos anos 80, visto estes carros não tinham retrovisores de origem. Optei então por um modelo de espelho cromado muito popular na época, igualmente utilizado nos desportivos ingleses da Ford e igualmente da utilizado nos modelos MG e da Austin, o famoso "Bullet Mirror".
Ver anexo 227388
O grande dilema foi onde colocar os espelhos ? E isto tudo porque na época quem recorria a este opcional, vá-se lá saber porquê colocava estes espelhos na ponta do guarda lamas dianteiro, como pode ser visto neste exemplar de um GT Inglês.
Ver anexo 227390
Como alguém deve ter chegado á conclusão que não era nada práctico nem sequer estético ter os espelhos tão "longe da vista", com o passar dos anos, quem optava por instalar espelhos passou a recorrer ao tradicional local na porta, e foi nesse local que eu também optei por os colocar.
Ver anexo 227391
Para finalizar embora o objectivo final seja a aplicação de uns "focos wipac" na grelha, encontrei uns "focos" da época da "Lucas" no ebay e instalei-os no guarda lamas dianteiro que já tinha os buracos para o efeito, dando assim ao carro um ar mais agressivo.
 

Anexos

  • Img028.jpg
    Img028.jpg
    90.5 KB · Vistos: 24
  • cortina espelhos.jpg
    cortina espelhos.jpg
    41.7 KB · Vistos: 30
  • jantes rostyle.jpg
    jantes rostyle.jpg
    56.3 KB · Vistos: 22
  • mirror.jpg
    mirror.jpg
    2.2 KB · Vistos: 97
  • 59fc_1[1].jpg
    59fc_1[1].jpg
    15 KB · Vistos: 17

Rui C. Couceiro

Cortina lover.
Bem-vindo Paulo e parabéns pelo Cortina! Eu possuo um mas da ultima série (Mk5). O interior ficou como novo, parabéns mais uma vez:D

Um abraço!
 
OP
OP
Paulo Vitor

Paulo Vitor

YoungTimer
Capítulo V - A recuperação de chapa

Depois de usufruir do carro durante cerca de um ano, tentei encontrar um chapeiro, para confiar o meu projecto, que estivésse interessado em pager no carro, por um preço razoável, mas que eu tivésse a certeza que ele ía recuperá-lo como se fosse dele. Depois de vários orçamentos "escandalosos", tive a sorte de conhecer o Alberto Freitas, que depois que uma grande "fita" em que me disse que não queria pegar no carro, lá consegui que ele aceitásse o trabalho, que consistia em desmanchar o carro todo, recuperar toda a chapa sem betumes, pintá-lo e no fim montá-lo.
Durante muitos meses, todas as semanas acompanhei a evolução do carro e todas as semanas havia progressos, que eram feitos nas horas "mortas".
Depois de todo desmontado e já recuperado de chapa, era assim que estava o meu cortina.
Ver anexo 232148
Ver anexo 232149
Portas, capô e tampa da mala estavam desmontadas e a ser recuperadas á parte.
Depois de tudo certinho ouve ainda necessidade de "acertar" o vinco, que estava ligeiramente diferente se comparássemos o lado esquerdo e o lado direito do carro.
Ver anexo 232150
Ver anexo 232151
Felizmente não ouve surpresas, nem podres inesperados, nem betumes antigos.
Tive "apenas" para ter um preço final simpático, que me sujeitar a um tempo de espera mais demorado.
Mas a oficina do Alberto Freitas, tem duas grandes vantagens, uma é um espólio de carros antigos em recuperação muito interessante, a outra é um resturante alentejano mesmo ao lado, que em relação preço qualidade, é do melhor que já vi.
 

Anexos

  • IMG_0176.JPG
    IMG_0176.JPG
    204.2 KB · Vistos: 32
  • IMG_0178.jpg
    IMG_0178.jpg
    80.2 KB · Vistos: 38
  • IMG_0174.jpg
    IMG_0174.jpg
    67.9 KB · Vistos: 38
  • IMG_0172.jpg
    IMG_0172.jpg
    80.9 KB · Vistos: 33

João C. Cunha

Clássico
Máquina, este em conjunto com o 1600E e o MK1 Gt da são sem duvida os mais belos Cortinas, muitos parabéns, quando é que pode mostrar o carro no encontro de Belém??
 
Topo