Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Folga Entre Pontas Segmentos

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Ricardo rlfs, 10 Fev 2014.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Ricardo rlfs, 10 Fev 2014.

  1. boas alguém me sabe dizer qual a folga entre as pontas dos segmentos dentro do cilindro?
     
  2. Boas , as folgas das pontas dos segmentos têm uma relação com o diâmetro do cilindro ,ainda à alguns anos existiam marcas de segmentos que nas caixas traziam uma tabela, amanhã vou verificar se ainda tenho alguma coisa dessas.
    Classicumprs
     
  3. pois e.. eu acho que é a medida do diâmetro do cilindro x 0,4 que da a folga.. exemplo: 82mm de diâmetro x 0.4=32.8 mm
     
  4. depende da materia dos seguementos da ordem destes e da aplicacao.
     
  5. A folga deve ser mínima, e depende da aplicação. Eu geralmente aponto para os 0,3 mm. Não convém ser muito mais, senão ocorre perda de compressão. Por outro lado, se os segmentos estiverem demasiado apertados o motor vai gripar assim que eles expandirem com o calor.

    O ideal é apontar para algo na zona dos 0,3 a 0,4 mm se a camisa for muito grande. Eu uso os 0,3 a 0,35 numa camisa de 80 mm.
     
    Claudio Vilas gostou disto.
  6. tenho um motor aberto,queria meter uns segmentos e queria saber a folga mínima e a maxima de abertura de pontas dos segmentos para ter uma ideia do que tenho e do que vou fazer..
    voce usa de 0.3 a 0.35mm entre pontas?
     
  7. Sim, são os valores pelos quais me guio. O limite aceitável que tenho como referência são os 0,4 mm, habitual num motor já com alguns km. Mas numa montagem nova devem andar pelos 0,3 a 0,35. Atenção que a medição é feita com o cilindro na camisa, não no exterior.

    Se ao colocar o segmento tiver folga a menos, é possível desbastá-los ligeiramente com uma lima plana, mas só se pode limar radialmente, nunca noutras direcções. E dada a natureza frágil do material, têm de se manusear com o máximo de cuidado...
     
  8. sim eu meto o segmento no cilindro e empurro com um pistão para ficar nivelado e meço entre as pontas,o bloco que tenho com os segmentos usados tem 0.95mm entre pontas.. e muito não e?
     
  9. Sem duvida... esses segmentos são para esquecer. Além de terem pouca capacidade de reter a compressão, iam tornar o motor numa chaleira a óleo.
     
  10. mas com uns segmentos novos e capaz de escapar não?
     
  11. Sem ver o motor ao vivo é difícil de dizer. Normalmente é estranho os segmentos terem este tipo de folga, e se a têm, é provável que a camisa já tenha um desgaste excessivo. As camisas têm "calo" na zona do cimo? Refiro-me à zona onde já não chegam os segmentos.

    Se a transição for notória, é provável que precise de ser rectificado para a sobremedida acima, ou encamisado. Já experimentaste a colocar o pistão sem segmentos a ver se tem movimento? Se der para sentir o pistão balouçar (por mínimo que seja o movimento), tens um desgaste excessivo na camisa.
     
  12. também tenho uma duvida e que tenho 2 apalpa folgas e um e de 0.015 ate 0.25 e nesse meti uma lamina de0.10 uma de 0.9 outra de 0.8 e uma de 0.7 que da 0.34...
    o outro já e de medidas maiores a maior e 0.1 e eu meti a de 0.95 e entra justo entre as pontas do segmento..serão diferentes as medidas ou que?
     
  13. O primeiro não será em polegadas? É que assim faz sentido e vai dar ao mesmo valor ou lá perto... se tiveres um paquímetro digital podes tirar as dúvidas.
     
  14. Sim o primeiro que medi é em polegadas estive a ver e é isso..voce a medida de 0.3 a 0.35 e em polegada ou em mm? porque medi 0.34 com o primeiro apalpa folgas..
    obrigado pela ajuda
     
  15. Ricardo, tava lá em cima... todas as medidas que eu uso são em mm. 0,95 mm é desgaste excessivo.

    Abraço!
     
  16. então o apalpa folgas que tenho em polegadas não da para afinar válvulas nem nada..
    o motor estava a trabalhar bem não andei mt tempo com ele apenas umas horas mas estava funcionando bem é certo que não tinha termostato e a tampa do reservatório de agua estava sem válvula para escapar a pressão porque estava a dar passagem de compressão para a agua,borbulhava e eu decidi abrir o motor..mas sendo assim tem os segmentos rotos..
     
  17. Servir serve, se tiveres algum motor inglês ou americano pode dar jeito, há muitos que usam afinações em polegadas. Mas nada que não se resolva com umas contas.

    Se o motor estava a trabalhar assim, é melhor dares-lhe uma revisão ao pormenor. O desgaste excessivo das camisas pode ter relação com a falta de termostato (motor mais frio usa mistura mais ricas e a gasolina extra lava o óleo das camisas), e as compressões já deviam estar duvidosas.
     
  18. pois realmente de 0.35 a 0.95 ainda e uma folga bastante grande..
    o motor e a gasóleo..
    acho que vou despolir os cilindros e meter uns segmentos novos..
    a afinação de válvulas deste motor é por pastilhas se rodar um pouco as válvulas sera que vou ter de mudar as pastilhas?
    obrigado Eduardo
     
  19. Com esse desgaste não sei se te safas apenas com um despolimento e segmentos... experimenta meter o pistão sem segmentos dentro da camisa. Se o conseguires abanar lá dentro (a meio da camisa), o desgaste implica uma rectificação.

    Se não abanar, compra então um jogo de segmentos da medida acima, e ajusta-os para ficarem com a tolerância dos 0,35.

    Quanto às válvulas, se lhes fizeres rodagem é natural que altere as folgas. Usa só a pasta fina e dá-lhe uma passagem ligeira. Se vires logo uma zona polida uniforme a toda a volta, não vale a pena insistir mais. Depois de montado controla a folga a ver se há variações em relação às afinações recomendadas e age de acordo.

    Um abraço!
     
    Claudio Vilas gostou disto.
  20. ok vou fazer isso com o pistão..
    imagina que despolia os cilindros e metia os mesmos segmentos sujeitava me a quando for a dar a chave ele não trabalhar por falta de compressão não?
    eu ja rodei ligeiramente as válvulas ate ficar polido não ensisti muito..so tenho uma massa.na tubo diz que faz das duas massas a grossa e a fina..
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página