Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Folga entre engrenagens

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Hugo Barbedo, 14 Nov 2011.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Hugo Barbedo, 14 Nov 2011.

  1. olá pessoal
    depois de mudar o rapport do diferencial (roda de coroa e pinhão) no manta o diferencial ficou a cantar como quando estamos a andar em marcha atrás a grande velocidade....como mudei de 4,33 para a relação de origem 3,67 a roda de coroa que meti era mais grossa, por outro lado o pinhão é mais fino...no entanto acho que a folga entre os dois não está correcta.... alguém sabe qual é a folga recomendada e como medi-la? assim mando fazer umas anilhas espaçadoras ou mando aplainar um pouco a roda de coroa conforme haja necessidade de aproximar ou afastar...estão a ver?
     
  2. Boas Hugo,

    A posição do pinhão e da coroa tem de ser ajustada de modo a que as engrenagens contactem correctamente, tanto o suporte do diferencial como o do pinhão têm ajuste para corrigir as posições deles.

    Tens de tirar o diferencial fora, e com uma massa de marcação (caso ainda não se veja a marca na coroa), ver onde eles contactam, para ver qual a acção que tem de ser tomada.

    Esta figura mostra as várias situações:

    470594_diff3_1.jpg

    Basicamente, os dentes devem fazer contacto ao meio da superfície dos dentes. Qualquer coisa mais para dentro, fora, cima ou baixo, tem de ser corrigida. Isto é mais passível de necessitar correcção com trocas de engrenagens, tal como fizeste, pelo que se deve controlar de imediato, antes que cause desgastes prematuros e danifique alguma das peças.

    Um abraço!
     

    Ficheiros Anexados:

  3. muito obrigado pela explicação!
    vou abrir o diferencial e colocar algumas fotos se surgirem dúvidas ;)
    vamos a ver se me safo
     
  4. Resolvido!!! amigo eduardo muito OBRIGADO!
     
  5. Sempre às ordens, amigo... folgo em saber que está resolvido.

    Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página