Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat Punto GT

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por Fabio Nunes, 30 Jun 2009.

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por Fabio Nunes, 30 Jun 2009.

  1. Eu estive a dar uma vista de olhos por este forum e penso que ainda não vi nada disto!
    Ninguem aqui axa que o Fiat Punto GT vai ser um futuro classico? Ou ninguem se lembrou?
    Pois eu tanho um de 96 e não tanho duvida que vai ser um futuro classico.
    São muitas as histórias que envolvem qualquer uma das tres series deste modelo que ainda hoje esta com muita garra nas estradas por toda essa europa.
    É pena em certos aspectos ter sido mal afamado pelos tuners que querem sempre mais e pelas pessoas pouco cuidadosas que não sabiam bem o que aquilo éra!
    Mas sem duvida de que é um carro fantastico que transmite sensaçoes inexplicavéis capaz de colocar um grande sorriso na cara do proprietario e quando bem estimado ao contrario do que se pensa é bastante fiável tambem.
    De salientar a primeira versão que á semalhança do Fiat Uno T.i.e possui um motor bastante avançado para a altura e que ainda hoje em termos electronicos se mantem actual. Em 1994 nenhuma marca possuia um motor tão avançado em certos aspectos, 1.4 turbo com 136 CV ainda hoje é um pouco impressionante...e alguns depois de uma boa rodagem acusavam bem mais! Imaginem o que seria naquela altura aquela tecnologia aplicada uma cilindrada maior tipo 2000cc ou mais...
    Por vezes a Fiat peca por estar tão avançada em relação a outras marcas, mas penso que não foi caso deste motor.
    De salientar tambem que o Gt tinha uma motorização especifica ao contrario da maioria dos seus rivais e vinha com muito bom equipamento de serie.
    Nas revistas da altura limpava toda a concorrência, em qualquer uma das suas 3 séries.
    Eu possuo um Fiat Punto Gt de 1996, ou seja um modelo de 2ª serie e para min o melhor, porque possui a mesma potencia do GT1 e o mesmo módulo de travagem do GT3.
    Quando ouver melhores dias vou restaura-lo todo ao pormenor, desde que o adquiri não só se tornou um companheiro do dia a dia presente em todos os momentos felizes e tristes, como nunca me deixou ficar mal e axo que merece bem isso!
    De salientar que hoje em dia comprar um pode ser uma grande aventura, mas no final uma coisa garanto desde que seja posto a 100% mecanica e electronicamente vale bem a pena e é um companheiro formidável.
    ;)
     
  2. concerteza que o Punto será um clássico no futuro.

    marcou a época dele positivamente.

    conta-nos as diferenças entre GT1, GT2 e GT3!!!

    cumps
     
  3. Fiat punto GT ora ai esta um grande maquina, ja andei num e aquilo deixa um sorriso enorme na cara de quem o conduz.Sem dúvida que será classico tanto o punto GT como as outras versoes, pois ja é dificil encontrar puntos em bom estado.Cá em casa tambem mora um punto sx 55 1.1 vermelho de 1996 e conta com 57000km feitos ha uma semana:D:DO carro esta impecavel, esta todo de origem , nada lhe foi mexido e esta um mimo;)Os motores fiat bem como os automoveis duram muito tempo se forem sempre bem cuidados como o caso do meu;)
     

  4. O GT1 fabricou-se entre 94e 96, era difrente das outras series esteticamente, os farois com fundo branco, piscas laterais cor-de-laranja, as jantes cinza claro e tinha um frizo preto lateral com uma risca vermelha, e o simbolo "PuntoGt" atrás era imitação de cromado, outra diferença mais visivel é o painel de intrumentos que tem fundo preto, O motor tinha 136cv.
    O GT2 tinha farois com fundo escuro, bem como os farois de nevoeiro e piscas laterais brancos com fundo escuro tambem, o frizo lateral é todo preto e tem o simbolo GT atras o simbolo tem um grande GT em vermelho, alguns ja sairam com jantes escuras, o painel de intrumentos tem o fundo branco e á quem diga que tem 133cv mas au axo que tem os mesmo do GT1 porque o motor é o mesmo o sistema de travegem recebe um modulo de ABS novo, fabricou-se apenas entre 96 e 97.
    No GT3 que é esteticamente igual ao GT2 as grandes diferenças são no motor apenas 130Cv na caixa de velocidades e recebeu umas pinças mais potentes nas rodas da frente, para alem do interior em que o tecido dos bancos e das portas tem um padrão cheio de sombolos GT, as difrenças mecanicas serviram apenas para actualizar o modelo de forma a cumprir as normas europeias de poluição, no entanto todas as prestações foram mantidas. Este é um modelo mais sensivel porque como tem mais compressão por vezes parte a cabeça do motor...e como tal exige mais cuidado. Foi fabricado entre 97 e 99.
    Por estupido que pareça a marca ja não disponobliza algumas peças nomeadamente alguns tubos...o que é impressionante num modelo que ainda á 10 anos atrás era fabricado, e acreditem que ja me vi apertado algumas vezes para arranjar peças.
     
  5. O FIAT Punto (1ª série) tem, tal como todos os populares de todas as épocas um enorme potencial de se tornar um clássico.

    Aliado a isto temos por exemplo, carroçaria Bertone (Punto cabrio).

    Aqui em casa há um 75 ELX muito estimadinho e do qual gostamos muito.
     
  6. Tanto quanto me lembro, os Puntos eram:

    Carroçaria Giugiaro (versão normal)

    -55 S (1.1)
    -55 SX (1.1)
    -55 6 speed (1.1)
    -75 SX (1.2)
    -75 HSD (1.2)
    -75 ELX (1.2)
    -70 Turbo Diesel (1.7)
    -GT (1.4)

    entretanto houve outros como:
    - 60 Selecta (caixa automática);
    - 85 16V (1.2)...

    Cabrio
    (Carroçaria Bertone)

    SX
    ELX (90cv)

    Sem esquecer claro a versão comercial designada por Punto Brico!!!

    Carro do ano em 1995

    Até aqui estive a falar decor... mais tarde vou ver o livro de instruções!
     
  7. Esse de 90cv é um motor 1.6 de 8v.
    Mais tarde tambem sairam motorizações 1.2 de 85cv.
    E o 6Speed, super económico.
    O descapotavél nunca levou o motor 1.4 turbo porque a estrutura não aguentava o binário e a potência...
    Todos eles são carros super agradáveis de conduzir, e bastante espaçosos....
    Antes de ter o meu GT tive um HSD e o meu irmão neste momento tem um 6Speed.
     
  8. entao tens muito conhecimento de causa.

    sempre quis ter um cabriolet!!!

    na altura foram apresentados simultaneamente o Punto Cabrio, o FIAT Coupé e o FIAT Barchetta
     
  9. O GT é sem duvida um carro muito divertido e capaz de impressionar carros bem mais potentes.
    A primeira vez que andei num(GT1) confesso que fiquei com um sorriso de orelha a orelha.
    Uma máquina diabólica, um belíssimo seguimento do UNO Turbo I.E mas bem mais seguro!
    Hoje em dia já são raros devido a quantidade de alterações de que são alvo, por isso tenho a certeza que irá ser um belo clássico no futuro!
     
  10. Sim os tuner's são os principais enimigos de muitos carros.
    Á preparações espetaculares sem duvida mas hoje em dia com a electronica axo que isso perdeu o charme.
    Tanto o Uno T.i.e como o GT têm um grave defeito que é as suas capacidades de curvar, devido á potencia do motor e ao binario é complicado, facilmente se fica sem direcção e o sistema de supensões tambem não ajuda muito.
    No entanto axo que em termos de tudo o resto são ambos maquinas fantasticas.
     
  11. O Polo G40 vira e trava muito pior...
     
  12. o PGT será sem dúvida um clássico, cá por casa tivemos um elx de 94 vermelhinho durante uns 11 anos. um primo meu teve um sx salvo erro e depois trocou-o por um PGT, e eu adorava andar nele, dava um gozo quando o meu primo mandava gazadas
     

  13. Sem dúvida um futuro classico :)

    Faltou nesta lista oo 60 (caixa manual) ;)
     
  14. certo! esses ja sao mais novos que o meu.

    vieram substituir o 55 S e SX assim como o 85 16 V substituiu o meu 75 ELX, SX e HSD
     
  15. Não sabia, pensei que tivessem sido vendidos em simultâneo... :feliz:

    Cá em casa antes deste Punto (HLX 16V, tivemos um 55 SX, e a nível de caixa, eu gostava mais do 55, tinha-a muito mais curtinha que este e nas subia nao morria tanto :feliz:
     
  16. O único carro que tive que não me deu nenhum problema... Era um de 96. Quando se chegavam às 2500 rpms, aquilo só abrandava quando se levantava o pé do acelerador... O turbo era on/off, não tinha meio termo... E o barulhinho do turbo a abrandar? Que saudades... Tinha um disparo incrível, o carro até tinha dificuldade em manter-se direito... Grande máquina e grande clássico sem dúvida... Talvez um dos últimos hot hatches...
     
  17. Boas,

    para mim, o Punto GT será sem duvida um clássico. Já é dificil encontrar um de origem. Já andei em vários e adorei.

    Dizem que só anda em recta, mas tinha um amigo com um GT amarelo, que curvava à mesma velocidade que eu em todo o lado, fiquei parvo com aquilo. Não tinha a suspensão de origem, é certo, mas não é por isso que deixa de ser um Punto GT.

    Excelente carro! Futuro clássico com todo o mérito.:feliz:
     
  18. Poderei eventualmente concordar com o que foi dito, mas por essa ordem ordem de ideias, na minha opinião claro, o G40 marcou uma época.
     
  19. Para mim, o G40 tem um motor interessante, mas a unica época que marcou foi a do street racing, nada mais...

    Mas claro, independentemente disso, quase de certeza que vai ser considerado clássico também.

    E penso que apesar de estar conotado com o tuning e o street racing ainda, também chegará a clássico e com mérito.

    Até gosto do G40, mas era incapaz de ter um para já. :(-
     
  20. Punto GT uma maquina diabólica sem duvida que marcou a sua geração e ainda marca quando se vê um á que ter respeito,trava muito melhor que o G40 sem duvida pois o g40 trás os travões do polo normal :wacko: quanto ao virar coloco as minhas duvidas pois o G40 apenas vem equipado com um 175/70/13,uma medida absurda para o carro que é mas já conduzi um com jante 14 não me recordo a medida mas era 195 qualquer coisa 14 e venham muitos GT`S de qualquer forma o Punto GT é um carro muito bem elaborado para umas boas brincadeiras,parabens pela maquina e faz com que ele venha a ser um classico,porque isso não depende só dele ;)
    Abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página