Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat 850 Continua A Aquecer

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Rui Nelson Silva, 28 Jul 2012.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Rui Nelson Silva, 28 Jul 2012.

  1. Pois é ultimamente o unico problema que tenho tido com o carro é o aquecimento, levo o carro a dar uma volta por mais pequena que seja e se estiver um pouco mais de calor o carro aquece. ja coloquei as tampas por baixo do motor, o carro tem sempre liquido no radiador, as vezes faço lhe a limpeza do circuito nao sei o porque destes aquecimentos...

    será que devo retirar o radiador mesmo fora e fazer alguma limpeza? se sim como faço isso?
    depois disto, quando volto a encher o circuito de agua, devo encher primeiro o radiador e so depois o reservatorio ou devo encher todo o circuito pelo reservatorio da agua só? é que da me impressão que fica algum ar dentro do circuito e dessa forma a agua nao circula.


    obrigado desde já.
     
  2. Eu não percebo nada deste tipo de motores. No entanto, estes carros a nível de circuito de arrefecimento tem que estar a 100%.

    Quanto ao radiador, existe uma casa em Grijó que eles são muito bons a recondicionar radiadores. Aguarda pelos comentários dos peritos a ver se poderá ser outra coisa ;)
     
  3. Aquece como? O ponteiro vai até onde?
    Mostra-me uma imagem do teu radiador sff. Ele está limpo por dentro? Poderá ter alguns favos entupidos?
     
  4. Quando existe a mínima dúvida, convém primeiro criar certezas. Há vários factores que podem estar a criar problemas.

    Primeiro, como está o circuito? O líquido é decente? Está em bom estado ou já está castanho?

    Segundo, o radiador: está em condições? De certeza? Quantos anos tem? (dica: se a resposta é "não sei" ou "mais de 15" é hora de lhe dar a reforma) E a tampa (que para quem não sabe, é um elemento fulcral para o regular da pressão e logo da temperatura no circuito)?

    Terceiro, não haverá outras causas? O sobreaquecimento pode ser causado por um termostato falhado (os antigos falham fechados, os modernos abrem), uma junta de cabeça queimada... o ar no circuito é pouco provável porque normalmente se a tampa estiver a funcionar correctamente purga o ar e mantém o circuito pleno.

    Quarto, também pode ser fumo sem fogo... o sensor pode estar marado. Claro que isto se o aquecimento não for aparente, se há sintomas físicos obviamente há um problema.

    Um abraço!
     
    Claudio Vilas gostou disto.
  5. Meu caro:

    Como sabe, ja me disponibilizei para o ajudar.

    Estas coisas a serem feitas, devem ser feitas na integra de forma a nao haver duvidas, é como diz o Eduardo Relvas.

    O radiador é o elemento fundamental do sistema de refrigeração, se estiver sujo ou obstruido, nada a a fazer, isto, internamente e externamente.
    Para retirar o radiador é facil. Tira a tampa que se encontra debaixo do radiador, desaperta os tubos que sao dois, ( um do lado da bomba de agua e outro que se encontra por tras do radiador e que faz chegar agua á chofagem, e desperte uma porca que se prende o radiador. Desaperte o tubo superior que liga ao radiador e tire as molas e o radiador cai, (ter cuidado para nao estragar),
    Quando despertar os tubos de agua, cuidado com o banho.
    Quando sair a agua, verifique a cor da mesma, se for castanha, tem ferrugemla dentro, à que lavar muito bem o sistema que nestes carro é facil de fazer. Basta meter uma mangueira por baixo e ve logo a agua a sair por outrso sitios. Nao esquecer de fazer circular agua pela chofagem, para limpar tudo.
    Voltandoao radiador, verificar como o mesmo se encontra por dentro, se tiver favos entupidos, deve mandar varejar, Verificar se por fora o mesmo esta limpo. Quando este trabalho nao é feito à algum tempo o lixo acumula-se nas alhetas do radiador e deixando de passar o ar.

    Se tirou o radidor fora aproveite para:
    Tirar a falange onde se encontra o termoestato. Muito cuidado com esta peça que ja é dificil de encontrar.
    Tirar o termoestato e verificar se o mesmo funciona. ( aqueça um litroi de agua ate ferver e meta o termoestato la dentro. Se ele abrir, esta bom, caso contrario, lixo com ele e compre um ) barato 6 euros.
    Verifique se os tubos estao bons, em especial os tubos que saem por debaixo do termoestato e vai a colaça, bem como aquele tubo que sai da colaça e vai a bomba de agua, ( tubo pequeno que liga a bomba por cima)
    Bomba de agua. Verificar se a bomba de agua funciona. Por vezes com a corrosao as alhetas da bomba desparecem.
    Se bomba tiver problemas, substituir, é um bocado carote.
    Chamo a atençao da entrada de agua que esta pela parte de cima da bomba de agua. O tubo de borracha, aperta num tubo de ferro que com o passar do tempo apodrece e fica tapado. Esse buraco tem que estar desobstruido.
    Depois de tudo isto visto e VALIDADO toca a montar tudo.
    Nao esquecer de vedar bem tudo, use juntas proprias ou outro sistema.
    NAO ESQUECER DE COLOCAR PARAFLU OU OUTRO PRODUTO DE QUALIDADE PARA DENTRO SO CIRCUITO
    NAO ESQUECER DE SANGRAR O SISTEMA. A BOMBA DE AGUA TEM UM PARAFUSO DE LADO QUE DEVE ESTAR ABERTO NA ALTURA QUE SE ESTA A ENCHER O CIRCUITO E ENQUANTO NAO SAIR AGUA POR ESSE LOCALDEVE MANTER-SE ABERTO.
    QUANDO COMEÇAR A SAIR AGUA, METER E APERTAR O PARAFUSO.

    O liquido do radiador deve ser metido pelo vaso de expansão.

    Verificar se as tampas do radiador e do vaso de expansao estao boas.

    Claudio
     
  6. desde já tenho a agradecer a fantastica ajuda que me teem dado, o motor foi retificado e a junta mudada logo nao me parece que esteja queimada uma vez que tenho bastante cuidado no que toca a aquecimentos, quando falo em aquecer o ponteiro chega quase ao vermelho e quando isso acontece oiço a agua a borbulhar. quanto ao termoestacto penso que o meu carro não o tem porque na altura o mecanico que fez o arranjo nao encontrou nenhum. o radiador é recente e foi limpo quando o motor foi retificado. eu limpo o sistema varias vezes e de todas elas a agua sai com ferrugem, provavelmente o radiador está entupido. vou tentar seguir estes passos e ver se consigo melhorar a situação.
     
  7. Quando houve o borbulhar, a agua sai por algum lado?

    A tampa do radiador é a do 850??

    Tem que ter cuidado, que a tampa do radiador do 850 é diferenta das vulgares.
     
  8. quando borbulha a agua nao sai por lado nenhum (que eu veja) mas evapóra.
    eu nunca troquei a tampa do radiador mas tenho quase a certeza que é a indicada.
     
  9. Caro amigo,

    Como disse antes, é fundamental ter certezas. Se há dúvidas sobre a tampa do radiador, fora. Se não há termostato, toca a pôr. Se o circuito tem sujidade, precisa de ser limpo, provavelmente o radiador precisa de ser limpo ou substituído, e depois atestado com um anticongelante de qualidade. Podes testar a eficiência do radiador passando a mão pelo miolo com o motor quente, se tiver zonas frias está obstruído. Se estiver todo frio, a água não está a circular. Em relação a anticongelantes, eu recomendo sempre o Paraflu (da própria Fiat), que é um produto que, na minha experiência, nunca conheci nada superior. É caro, mas vale todos os cêntimos.

    Não é de todo invulgar ver idiotas que "curam" os problemas de sobreaquecimento retirando o termostato, mas isto só danifica o motor, não resolve nada. O termostato deveria estar montado dentro da falange de alumínio que se encontra na frente da cabeça do motor, e de onde sai o tubo que vai ao topo do radiador.

    O motor tem a performance que devia? Responde, pega, acelera como deve ser? Também pode haver problemas de afinação a causar um aquecimento acima do normal, mistura incorrecta ou avanço de ignição incorrecto.

    Infelizmente já vai havendo pouca gente hoje em dia que saiba mexer como deve ser nestes brinquedos...

    Um abraço!
     
    Claudio Vilas gostou disto.
  10. Quando a temperatura começar a chegar perto do meio, verifica com a mão se o radiador tem a mesma temperatura por ele todo, se não tiver é porque está entupido.
     
  11. Quem tem carros antigos, deve tentar conhecer o seu carro ao maximo.
    Coisas destas tem que ser feitas de forma definitiva e nunca do "deve estar" ou Julgo" etc.
    Como o Eduardo diz e com muita razao, já há poucas pessoas que sabem mexer nestes carros, Dou a titulo de exemplo o facto de no ano passado o inspector que fez a IPO ao 850 nao, sabia onde estava o motor. Isto é verdade , eu estava presente.
    Nao quero por em causa ninguem, mas há poucos a perceber destes modelos e outros, e as pessoas tem que se capacitar se no futuro os donos, ou se aplicam em tentar saber o maximo possivel sobre os seus classicos, ou quando os mecanicos velhinhos morrerem, a seguir vao os carros porque ninguem sabe tratar deles.

    Se o carro fosse meu, mexia nele de forma definitiva de forma a ficar so com certezas.
    Radiador esta limpo? Sim
    Bomba esta Boa ? Sim
    Tubos em bom estado? Sim
    Foi retirado o ar ao sistema? Sim
    O tampão do radiador é para este radiador? Sim
    O carro tem o ponto de motor afinado? Sim
    As valvulas estao afinadas? Sim

    e por ai adiante...............
    Claudio

    CLaudio
     
  12. pois, a questão é que eu sou estudante e nao tenho trabalho. tenho paixao pelos classicos, sei alguma coisa de mecanica mas o dinheiro nao é muito para investir. sei que quando nao ha dinheiro nao ha vicios mas nao vou deitar o carro fora nem vender, visto que o herdei do meu avô.
     
    Rafael S Marques gostou disto.
  13. Rui,

    Não é nada que todos ou quase todos de nós entendamos. A paixão está acima de tudo. E se há uma coisa muito boa nestas máquinas, é que a maioria das coisas exigem mão-de-obra, e pouco investimento. São máquinas simples, e no caso do 850, feitas para ter um custo de operação baixo, porque era um carro baratinho.

    Eu "herdei" o meu 127 do meu pai (foi mais arrancado à força! :lol: ), tinha 14 anos. Nem sei quanto recebia de semanada nessa altura, mas era patético... mas tinha vontade de aprender, li manuais, e passei dias sem fim e férias na oficina de um mecânico amigo. E não só o 127 sobreviveu, como se tornou no meu companheiro de dia-a-dia desde essa altura até há bem pouco tempo atrás, sempre cumprindo o seu serviço com uma fidelidade inabalável.

    Se tens tempo, podes ir-te documentando sobre o carro, sobre questões de mecânica em geral, e conhecer melhor a tua máquina. Nós aqui estaremos para te ajudar no que for preciso.

    Um abraço!

    P.S.: Se entretanto quiseres podemos ir diagnosticando o problema com calma, mas convém que não andes com o carro nessas condições.
     
  14. [sharedmedia=core:attachments:284252]

    [sharedmedia=core:attachments:284251]

    [sharedmedia=core:attachments:284250]
    tirei umas fotos ao sistema para ver se ajuda. a tampa parece me ser a indicada. quando a bomba de agua reparei nesse orificio, será aí que é suposto ter o tal parafuso para sangrar o sistema? ao que reparei ele nao esta lá e pode ser isso que esta a causar problmeas...

    nao sei se dá para ver as fotos, nao sei muito bem como anexar as fotos ao topico depois de estar aberto.
     
  15. Nao consigo ver as fotos.

    O parafuso de purga, fica de lado logo a seguir aos parafusos que apertam a bomba ao motor.

    Cump
     
  16. boas amigo rui ligue-me quando puder 917789591 que tenho o maior prazer em diagnosticar o seu carro
    posso me deslocar se assim quiser sou a maior autoridade mundial em motores como o seu
    quero tambem dizer que sendo membro do portal nao tem custos para si
     
  17. Ena temos autoridades mundiais no Portal !
     
    Helder Manuel Oliveira gostou disto.
  18. estive ontem todo o dia a volta do 850, retirei as tampas de baixo, e esvaziei o sistema, depois coloquei uma mangueira na parte de cima do radiador e retirei o tubo groço que sai por baixo da bomba de agua, quando pus o carro a trabalhar reparei que nao saia agua nenhuma por essa parte da bomba de agua. coloquei o tubo grosso no sitio e tirei o fino que sai por cima da bomba e o que acontecia era, com o carro ao relanti saia agua pela bomba de agua e pelo tubo, quando acelarava deixava de sair pela bomba e saia apenas pelo tubo mas com mais abundancia. tentei depois encher o sistema da forma como aqui indicaram retirando o tal parafuso mas sem sorte, dei uma pequena volta com o carro e aqueceu logo. conclusao, penso que o problema sera a bomba de agua estragada.

    se fiz alguma coisa de errado digam por favor. desde já obrigado.
     
  19. Peço desculpa, mas nao percebi muito bem o que fez.

    Ha qualquer coisa que nao esta bem, explicada.

    A junta da colaça é para o 850?

    Para um motor que foi arranjado estas coisas nao deviam estar a acontecer.

    A tampa do radiador, é uma tampa que quando a pressao é superior a 0,7 (bar) abre e deixa sair o vapor de dentro do sistema,para entrar agua que vaso expansor.

    Da forma que explica, nao esta a ser facil.

    Tal como ja foi referido, tem que se partir de coisas certas e bem feitas, e ir progressivamente.

    Eu sei que restaurar um carro, nao fica barato, e ainda para mais para um jovem.

    Como tal, evitar despesas qualquer coisa que se faça, deve ser feito de forma definitivo. Eu fiz dois restauros e cada um levou 3 anos a fazer, e porquê?
    Primeiro, porque nao é uma coisa essencial. Antes de tudo , esta a minha familia e filhos
    Segundo. Como o dinheiro nao abunda, sempre que mexia ou tinha que mexer, primeiro arranjava o guito e depois mexia, mas para ficar em definitivo.

    ALguma coisa pode dispor.


    Claudio
     
  20. A bomba de agua é nova?
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página