Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat 600 - Lampada R2/h5 (P45T) Adaptador H4 (P43T)

Tópico em 'Fiat' iniciado por Jorge Filipe Luis, 4 Mar 2012.

Tópico em 'Fiat' iniciado por Jorge Filipe Luis, 4 Mar 2012.

  1. Boas,

    Alguem me sabe dizer onde posso comprar um adaptador que permite colocar lampadas h4 (médio e maximo) no lugar das antigas r2?



    Cumprimentos,
    Jorge
     
  2. Nalgumas lojas de peças auto a sério (esqueça Norauto e companhia...) encontra lâmpadas de halogéneo do género das H4 com a mesma base das R2, não precisa de comprar nenhum adaptador.
     
  3. Sim, é uma questão de procurar. O socket R2 ou P45T ainda aparece com facilidade, e qualquer casa de peças tem isso, já comprei bastantes para os meus Fiats.

    Atenção é à questão das ligações, porque ao montar lâmpadas de maior potência convém desviar a corrente do circuito do comutador de luzes com uns relés, para não o sobrecarregar. Se precisar de ajuda nesse aspecto, comece por dar uma leitura aqui, e se ainda tiver dúvidas, diga!

    Um abraço!
     
  4. Convém fazer aquilo que o Eduardo Relvas indica. sob pena de ter um eventual incendio no carro.
    Por outro lado, ter em atenção que as oticas nao estao preparadas para essas lampadas, e com o uso(aquecimento) pode queimar o refletor dos farois.

    Claudio
     
  5. Tudo depende de como é feita a conversão. Desde que haja bom senso, não há problema.

    Obviamente há muitas escolhas a fazer, e a primeira é a escolha da potência. Eu não uso mais do que as 55/60w que normalmente se vendem para uso comum, mas há quem monte as de 90/100w (que são ilegais) para compensar um reflector em pior estado que prejudica o desempenho do farol.

    Desde que o reflector esteja em bom estado e se usem as lâmpadas da potência devida, não há grande coisa a recear, porque o calor é dissipado de forma eficaz pela armação metálica. Se o reflector estiver em mau estado, a melhor opção será investir numas ópticas novas, pois certamente compensará mais esse investimento do que tentar recuperar o original.

    Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página