Fiat 600 - Ignição electrónica

Olá,
Ultimamente como tenho um tempo livre decidi fazer uma ignição electrónica para o meu 600. Aqui vou colocar o desenho, esquemas e alguma teoria, peço a ajuda de todos pois posso tar a meter os pés pelas mãos.

O sistema generalista de ignição do 600 é basicamente este, a bateria está ligada a chave de ignição, esta liga a bobina, ou por outras palavras um auto-transformador. A bobina por sua vez liga ao distribuidor, que de seguida liga as velas. No esquema seguinte dá para ver como é o esquema do circuito.




Recorre-se a este transformador uma vez que é necessário uma voltagem muito elevada para produzir faisca na câmara de combustão, sendo sensivelmente de 30/40 Kv. Do lado primário do transformador está a 12v e do lado secundário está a 30/40 Kv. Não tenho a certeza da bobina instalada no meu 600.

Os platinados permitem o controlo deste sistema, ou seja graças ao rotor do distribuidor é possível abrir e fechar os contactos dos platinados de forma a poder dar a faisca necessária as correspondentes velas.

Geração da voltagem do lado secundário é conseguida através dos platinados. Durante os intervalos de ignição, ou seja de faisca nas velas, os contactos dos platinados encontram-se fechados. A corrente circula através do primário, e um campo magnético.
Quando é necessário a faisca, os contactos dos platinados abrem devido a rotação do motor através do rotor, e impedem o fluxo de corrente através do primário da bobina. Por sua vez o campo magnético colapsa, e induz um pico de alta voltagem no secundário que através do distribuidor é conduzido até as velas. O condensador absorve a corrente do primário que continuar a circular mesmo quando os contactos estão abertos, permite também limitar o arco eléctrico entre contactos dos platinados.

Na imagem dá par ver a forma da corrente.



Contactos fechados a corrente sobe, ponto a, os contactos abrem a corrente cai, e existe o disparo, ponto c, contactos fecham, repetindo-se o ciclo.



Para amanha começo a desenhar o circuito, também verificando circuitos já desenhados.
 

Claudio Vilas

Veterano
Boas

À uns vinte e tal anos, quando estava a fazer o curso, fiz uma igniçao electronica.
Apliquei a mesma no 850 e dava resultado, o carro tinha mais alguma força, pegava melhor e consumia menos.

Recentemente numa casa de elctronica no Porto vi um kit à venda.

Vou monta-lo..
Cump

Claudio
 
Topo