Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat 600 D

Tópico em 'Fiat' iniciado por Pedroferreira, 22 Out 2015.

Tópico em 'Fiat' iniciado por Pedroferreira, 22 Out 2015.

  1. Boa noite. Estou neste momento a restaurar um fiat 600 de 1966, estou com problemas na valvula do radiador, pelo que sei esta valvula serve para arrefecimento do motor, quando atinge 65 a 75 graus faz abrir uma tampa por baixo do carro que deixa entrar ar para arrefecer. A minha valvula esta a funcionar, acontece que alguem antes cortou as pegas que vão ligar a tampa e todos os contasctos que fiz antes niguem me consegue ajudar, estou a espera deresposta de contactos que fiz para espanha e inglaterra. Aqui alguem sabe de algum sitio onde me possam ajudar? Obrigado
     

  2. Repetido:

    Boa noite.
    Boa sorte no projecto.
    Duvidas?
    Se sim, domingo na feira da senhora da hora em Matosinhos no encontro do portal dos clássicos a partir das 10h alguém ajuda.
    Lá costumam aparecer alguns fiat 600 e certamente ficarás com as situações esclarecidas.
    Se não der não falta aqui pessoas que te podem ajudar.
     
    Pedroferreira e Helio Fernando gostaram disto.

  3. Obrigado pela prontra resposta
    Este domingo impossivel ir, estou a trabalhar.
    Como posso ter acesso a informação desses encontros?
     
  4. Pedroferreira gostou disto.
  5. Os encontros realizam-se todos os meses, ao 4º domingo de cada mês.

    Entretanto deve aparecer aqui quem te saiba esclarecer.

    No Porto, perto do Norteshopping, há uma loja de peças Fiat. Pode não ter as peças que precisas, mas o dono é um poço de sabedoria Fiat... Vale a pena ir lá nem que seja só para falar com ele.

    Se houver algum sábado em que por acaso possas vir ao Porto, avisa uns dias antes por MP. Há um sítio por cá onde um dono de um 600 deve gostar de ir, e onde podes ficar esclarecido sobre esse problema.
     
    Paulo T e Pedroferreira gostaram disto.
  6. Quanto às dúvidas em concreto tente explicar melhor o que pretende.
    Pelo que percebi cortaram alguma coisa na tampa situada por baixo do radiador. Será isso?
     
    Pedroferreira gostou disto.
  7. Vou tentar esclarecer, e se conseguir vou por fotos.

    A vavula que o radiadir tem por baixo ( a minha ta a funcionar), mas esta valvula esta ligada a uma tampa que abre para arrefecer o motor, o dono anterior (penso eu), cortou as partes que pegam a tampa, e assim impossibilita que a ligação seja feita do radiador a tampa. Nss imagens que carreguei pode se ver a minha valvula com as pegas cortadas, na outra imagem com o numero 4 e 5 vê se as partes que fazem a ligação na valvula á tampa.
     

    Ficheiros Anexados:

    João P Silva gostou disto.
  8. Então não tem a tampa por baixo do radiador, certo?
    Essa tampa é a carroçaria que a segura e vai prender ao radiador. Quando o motor chega à temperatura certa o calor vai fazer abrir o tesmostato e a tampa abre.

    Mas está cortada na carroçaria , ou junto do radiador?
     
    Pedroferreira gostou disto.
  9. Meu carro tem a tampa.
    Se observares bem a foto que enviei do termostato ves que as pegas foram cortadas, e assim não consigo prender o termostato a tampa.
    Na minha ignorancia penso que preciso de um termostato novo. Ja tentei junto de um torneiro, para fazer as pegas no termostato, mas a dificuldade esta nass medidas corretas, e mesmo que o conseguisse fazer vai me faltar o tirante que liga o termostato a tampa, como se ve na outra imagem com o numero 4 e 5.
     
  10. Penso que estamos a falar do termostato

    Já percebi a questão.. Porque não tentar arranjar um termostato?
    Ou existem a hipótese de fixar a tampa para que ela fique sempre aberta.. Como em muitos que conheço andam assim.
     
    Pedroferreira gostou disto.
  11. Estou a ponderar a segunda solução, a primeira e a que tenho andado a procurar, mas não encontro em lado nenhum o termostato.
    A duvida que se me coloca, e que onde esta esta tampa no carro tambem existem mais duas que controlam o calor para o habitaculo, e tenho medo que interfira com isso.
    Alem de gostar de fazer o retauro original
     
  12. O meu tem termostato, mas está desligado. Tenho a tampa fixa.
    Não interfere em nada. Tem atenção que o 600 tem blindagem no motor. Isso é que convém ter no sitio.
     
    Pedroferreira gostou disto.
  13. Pois.
    As blindajens, essas peças que eu acho que no meu tambem foram tiradas. Ainda não cheguei a fase de me preocupar com isso, mass acho que vou ter de começar a pensar, pois acho que tiraram issdo tudo
     
    João P Silva gostou disto.

  14. Tem que ter isso para o carro não aquecer em andamento .
     
    Pedroferreira gostou disto.
  15. Meti me nesta aventura sem conhecimento nenhum, mas vou ter que o por na estrada, aos poucos vai se compor
     
  16. Não falta manuais técnicos para o efeito e livros de época.
    Tenho um carro igual , alguma coisa que precise avise.
     
    Pedroferreira gostou disto.
  17. O uso de um carro sem o circuito de arrefecimento estar a funcionar devidamente é algo que se desaconselha profundamente. Mesmo o "mal menor" que muita gente considera aceitável de usar o circuito sem o controlo termostático é extremamente prejudicial para o motor, pois vai impedir o motor de trabalhar na sua gama ideal de temperatura.

    Quando o motor trabalha excessivamente frio, o desempenho é inferior, queima mais óleo e usa uma mistura mais rica (logo com maior consumo) que lava o óleo das paredes dos cilindros e assim promove o desgaste prematuro do motor.

    Aconselho que tente repôr toda a chaparia em torno do compartimento motor em ordem, para canalizar de forma eficaz o ar em torno do radiador, e repôr o termostato como deveria ser.

    Atenção que se alguém teve essa brilhante ideia para disfarçar o problema do sobreaquecimento, isto significa que o motor está certamente comprometido a nível do circuito interno de arrefecimento. Convém lavar muito bem todo o circuito e verificar se não há entupimentos, analisar o desgaste por corrosão de todos os componentes em alumínio (incluindo a cabeça do motor) que têm contacto com a água, e daqui em diante usar sempre um anticongelante de boa qualidade.
     
    Pedroferreira gostou disto.

  18. Mesmo não sendo um tecnico da area, entendo que deve estar tudo como de origem. Partilho inteiramente da sua opinião, e é isso que estou á procura, tentar a todo custo colocar ao maximo original.
    Este fui um negocio que apareceu quase sem procurar, alguem tinha a carcaça ja restaurada mas não tinha tempo para o montar, então decidimos fazer negocio. E o negocio incluia uma carcaça completamente restaurada, onde fui tudo desmontado, nem um parafuso ficou, vinha junto com este outro 600 que que deve ter estado muitos anos abandonado num terreno, pois estava muito podre. Fui eu que desmontei este segundo carro, restaurei todas as peças, (cromar, niclar, limpar, etc), estou a comprar algumas que ja não se conseguia fazer nada por eslas.
    Neste momento esta com a suspensão dianteira e traseira no sitio, esta o estufador a tratar dos interiores, eletricista a dar os primeiros passos, e eu a estudar tudo para que nada falhe.
    Curioso fui ver dois fiat 600 D, talvez com alguns anos de diferença ( pouca ) mas tinham muita coisa diferente.
    Mais alguns meses e vai rolar, preciso é tempo, coisa que a minha profissão não da muito neste momento.

    Conto com os apaixonados pelos 600 para ajudar nas minhas duvidas....

    Esta é a imagem do 600 que fui abandonado ate ficar irrecuperavel
     

    Ficheiros Anexados:

    #18 Pedroferreira, 25 Out 2015
    Última edição: 26 Out 2015
    João P Silva gostou disto.

  19. Curioso fui uma resposta que recebi.
    Contactei um fabricante de radiadores, que me explicou, este sistema ( valvula, radiador ) fui desenvolvido para paises frios, a tampa mantinha se fechada para aquecimento mais rapido do motor, no nosso Pais não se justificava, pois estamos num pais de temperatura amena. por isso aconselhou inutilizar a valvula e manter a tampa sempre aberta
     

  20. Nunca vi um 600 tão podre na minha vida!
     
    Pedroferreira gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página