Fiat 1500

Boa Noite
Caros Companheiros caiu me nas mãos a possibilidade de comprar um fiat 1500 de 1966 com documentos e com excelente base de restauro completo,está numa garagem e gostei do primeiro impacto com o charutinho..
Já procurei e não se encontram muitos,pedia a vossa opinião e ajuda para me esclarecerem se será uma boa aquisição ou se vai ser dificil comprar peças e só me vou meter em trabalhos..Pedia tambem se por acaso me podiam dar um valor de base pois como há muito poucos não cheguei a nenhuma conclusão...

O meu Bem Haja desde já
Eduardo Vale
 

Marcocab

Clássico
Boa noite Eduardo, o ano passado também estive na sua situação e acabei mesmo por fazer a compra do 1500. Encontram-se bastantes peças para este modelo, tanto no Ebay como na BertoRicambi ou no Sr. Junqueiro no Porto. Quanto a valores isso depende muito do estado em que se encontra a viatura, se trabalha, como está de chapa, interiores e se está completo e original.
 

João P Silva

Veterano
Boa noite, antes de mais bem vindo ao portal dos clássicos.

Amigo, convém fazer o primeiro plano.
Em primeiro lugar o estado do carro depende muito do preço que pode pedir. Todos sabemos que o fulano está na liberdade de pedir o que quiser, mas em tudo temos que ver o razoável.
É natural não haver muita coisa à venda, mas aparecem e o que não faltam é 1500 por aí espalhados.
Quantos às peças vai se encontrando de tudo, mas andam aí umas pessoas que têm este modelo e poderão ajudar melhor que eu.

PS: umas fotos ajudavam muito para ver o estado do carro e para dar a nossa opinião quanto ao valor aceitável para o carro em questão.
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Viva!

Há mais Fiat 1500 do que se pensa. Eu tenho um em restauro e o meu pai tem um que está a andar, embora actualmente esteja a fazer a revisão.

Coloca aqui umas fotos do carro para te podermos ajudar melhor.

Ainda se arranja a maior parte das peças para esse carro...
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Valores de mercado num país como o nosso são coisa que não existe. Não temos dimensão, nem paralelos que cheguem com o estrangeiro para haver tabelas de valores, logo andamos um pouco às moscas.

Basicamente, um carro vale o que alguém estiver disposto a oferecer por ele. O 1500, pese embora os seus méritos óbvios, não é um clássico muito valorizado, logo o valor de aquisição ainda é (ou melhor, deve ser) relativamente baixo. Junta-se a isto uma oferta razoável (ainda há bastantes por aí), e não estamos a falar de nenhuma raridade. Mas é um carro interessante, e de excelentes performances para a época.

O material é facílimo de encontrar a nível de mecânica, menos fácil noutras coisas, mas manter um carro destes é ainda relativamente fácil. Algumas peças já são caras, mas ainda existem, por isso menos mal.

Se o carro é um projecto de restauro, julgo que dependerá muito do estado de preservação, especialmente a nível de chapa, pois normalmente esta é a maior despesa de um restauro. Em seguida na ordem de custos vem o interior... e depois vem o resto.

Basicamente, é deitar contas às despesas incontornáveis para devolver a dignidade ao carro, e agir com isso em mente. Também convém ter em conta que neste tipo de clássicos nunca se consegue recuperar o valor investido num restauro completo, por isso se o carro for para um dia colocar em mercado, mais vale pensar três vezes antes. Mas se é para disfrutar sem pensar em dividendos, desde que não esteja a caír de podre, é sempre viável.

Relendo tudo o que escrevi, falei muito e não sei se ajudei alguma coisa... basicamente, tente acordar com o vendedor um preço justo para que consiga o direito a salvar o carro da extinção. Não está a comprar a Capela Sistina, é apenas um carro velho que de outra forma é capaz de acabar vendido a peso para reciclar.

Um abraço!
 
OP
OP
E

Eduardo Jorge Vale

YoungTimer
Caros Companheiros obrigado pela ajuda,por acaso o 1500 era um carro que eu não conhecia de todo aconteceu por acaso...
A dona do carro só quer libertar espaço na garagem e eu tenho que oferecer um valor pelo carro e era mais no sentido de perceber se este carro era valorizado ou não para poder propor a senhora,se bem que será sempre pelo barato até porque não e o primeiro restauro em que me meto e já aprendi que esta brincadeira e como o futebol não e como começa mas sim como acaba portanto cautela..
O carro esta completo e dentro de uma garagem os interiores estão relativamente bons(os detrás intactos os da frente precisam de remendar aqui e ali)de chapa apenas reparei num buraco junto aos pés do condutor quanto ao resto o normal para um carro desta idade...
Logo darei notícias

Bem haja
Eduardo Vale
 
Topo