Fiat 132 Special 1800 Automatic

Luís Rodriguez

YoungTimer
Boa tarde a todos.
Pelo gosto dos automóveis clássicos decidi aderir ao portal.
Gostaria de saber a vossa opinião acerca do Fiat 132 Special 1800. É um carro que não encontro com frequência pelas estradas, no entanto tenho um grande carinho pelo mesmo dado ter feito parte da minha infância.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Boa noite e bem-vindo ao Portal dos Clássicos.

O Fiat 132 é daqueles clássicos pouco conhecidos, e ainda menos compreendidos, mas quem os conhece e teve a sorte de experimentar, normalmente fica fã para sempre... são carros muito competentes, super confortáveis e rápidos.

Não conheço é a versão automática, sempre experimentei manuais, e presumo que a caixa tire algum do brilhantismo do motor, mas como carro de segmento alto é natural que alguns viessem equipados assim de fábrica.

O motor 1800 em particular é um excelente motor, com um bom equilíbrio entre binário, facilidade em fazer altas rotações, e cosumos não muito exagerados (pelo menos na versão manual).

Infelizmente, a maioria dos 132 já foram vítimas de muita negligência, e a corrosão levou-os... hoje em dia é raro encontrar um em bom estado.

Um abraço!
 
OP
OP
L

Luís Rodriguez

YoungTimer
Sim, é realmente um carro com caraterísticas interessantes. Tenho um de 1973 mas neste momento está parado. Pela pouca oferta existente no mercado não conheço bem o seu real valor.
 
OP
OP
L

Luís Rodriguez

YoungTimer
Está guardado num local seco e encontra-se em boas condições. Na vossa opinião, ainda valerá a pena investir neste carro ou não compensa?
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Bem-vindo ao Portal dos Clássicos!

Tens um carro muito interessante! Gosto bastante do Fiat 132 e revejo-me no que disse o Eduardo.

Põe aí umas fotos dele para te ajudarmos melhor.
 
João Paulo Ferreira disse:
Não me lembro de ter guiado alguma vez um Fiat 132, mas lembro-me de algumas viagens ao volante do seu homólogo espanhol o Seat 132 Diesel, uma versão de fábrica equipada com o motor 2000 do Mercedes 200 D.

Uma excelente maneira de estragar dois produtos razoáveis para obter um resultado final tipo Marina Diesel.
laugh.png laugh.png laugh.png
 

Anexos

  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 1
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 1
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 1
OP
OP
L

Luís Rodriguez

YoungTimer
Neste momento, talvez repouse mais um tempo na garagem... o seu futuro ainda é incerto. Assim que puder, colocarei fotos da parte mecânica.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Caro amigo,

Tem aí uma máquina muito bem preservada. O seu valor comercial é muito baixo, porque aqui pouca gente conheceu o 132, dado que era um carro de segmento elevado, e isso diminui a sua procura comercial agora. No entanto, não deixa de ser uma viatura excelente, com performances que ainda hoje se comparam perfeitamente a um carro moderno (excepto nos consumos, obviamente).

O seu parece muito bem a nível do maior problema que afecta este modelo, que é a corrosão a nível de chapa. Isso dá-lhe uma base excelente por onde começar para ter um clássico espectacular e diferente. Tirando os problemas de chapa, o resto do carro é extraordinariamente robusto, e a maioria das coisas recondiciona-se facilmente. É questão de trocar alguns elementos perecíveis (borrachas, especialmente), limpar algumas peças, trocar fludos e mais qualquer coisa e está feito... mais um clássico espectacular na estrada.

Um abraço!
 
Topo