Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat 131 S Mirafiori

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Nelson Dinis, 2 Mar 2011.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Nelson Dinis, 2 Mar 2011.

  1. Boas pessoal!
    Estou com um problema algo grave. Tenho o meu querido carro em obras. O carro tinha um motor 1600 de 75cv e estava muito cansado. Tenho um motor de um 132 GLS 1800 que decidi colocar no 131. Acontece que os motores usam caixas de velocidades diferentes que não parecem permutáveis. Utilizando a caixa de velocidades do 132 tenho outro problema. O veio de transmissão é diferente. Alguém pode dar uma ajuda? Estou neste momento sem carro e precisava de meter este menino na estrada o quanto antes.
     
  2. Esses motores são bem diferentes, se bem me recordo...

    Esse 1600 não é o 1585cc OHV?

    Se calhar arranjas isso em Espanha, dos Seat...

    Meter lá o 1756cc bialbero não deve ser fácil.

    Esse motor é de um dos 132 de quem nós sabemos, né?
    :huh:
     
  3. Olha que em Espanha os motores 1600 dos SEAT 124/131/132 eram 1592 cc 95 CV e dupla árvore de cames...
     
  4. 124 Special T
     
  5. Nelson,

    Consegues pôr aqui fotos do veio que tens e tirar medidas para ver de que tamanho precisas?

    Eu tenho por aqui algumas peças soltas de veios de transmissão de vários modelos, pode ser que um deles dê para te desenrascar.

    O 1585 de came no bloco é um motor que a Seat nunca fez. Aliás, nem fizeram a última geração deles, porque havia um 1585 bialbero, que saíu nalguns 131, e que foi entretanto transplantado na transversal para os Deltas, Ritmos 105 TC e Regata 100 S.

    Agora lembrei-me é que há pouco tempo vi alguém a vender para peças uma Seat 131 com motor 1592, e estava muito barata, se calhar era o ideal para te desenrascar de tudo o que precisas... vou ver se encontro o anúncio, tenho a sensação que até era de um rapaz que em tempos pôs aqui no portal algumas questões em que eu ajudei.

    Um abraço!
     
  6. Obrigado Eduardo isso era perfeito. Hoje não estou junto do carro mas amanhã ver se lá dou um salto, tiro fotos à caixa e ao veio do 131.



    Mais uma vez obrigado
     
  7. O motor vem de um 132 MUITO podre que eu e o Fernando Salgueiro comprámos.

    O 131 saíu com diversas motorizações entre elas este mesmo motor. A "tampa" do túnel da caixa de velocidades vem do meu 131 Racing, para lá vou arranjar um Acrílico, aquele "Abarth" no selector não é para estar escondido :)


    Voltando a este carro, todos os apoios coincidem, tenho lá um veio de um 132, que penso ser de caixa de 4, e a diferença visivel é do cardan para trás, onde é um pouco mais comprido. Mesmo a posição do rolamento do veio é igual
     
  8. fica uma foto de uma cx de velocidades igual à minha:
     

    Ficheiros Anexados:

  9. A caixa original é igual a esta

    [​IMG]
     
  10. e no forum mirafiori.com deram-me a solução para o problema, bem fácil até :)

    Passo a citar:
    "you have 131 AA gearbox from 131 and 131 AB gearbox from 132 1800. you also have OHV bellhousing on your 131 AA gearbox and DOHC bellhousing on 131 AB gearbox. rear end of gearbox that rubber donut attaches to is different.

    ok, you have two possible solutions:

    1 - take your original gearbox (131 AA) and just swap bellhousing for one from 132 1800 gearbox. they are interchangable on the side of gearbox. install 1800 engine onto 131 AA gearbox now fitted with 132 1800 DOHC bellhousing. problem with propshaft solved.

    2 - remove first section of your original driveshaft by disassembling first U-joint. do the same with 132 driveshaft. swap front sections of driveshafts. now you have what you need. GET THE DRIVESHAFT BALANCED!!!!"

    by djape77
     
  11. Menos mal... por acaso ontem depois de ver as fotos ainda pensei nisso, será que as campânulas são intercambiáveis? Pelos vistos são...

    O mirafiori.com continua a dar cartas nos Fiat clássicos, esse fórum é excelente, foi uma grande escola para mim há uns anos atrás, mas há que tempos que lá não vou.

    Cuidado é com a desmontagem e montagem, para que fique tudo em condições e bem vedado...

    Um abraço!
     
  12. Eu continuo com ideia de trocar o conjunto, não gosto muito da caixa original, é pouco precisa, mas confirmaram me a minha ideia, posso trocar só a parte da frente do veio de transmissão
     
  13. Eh pá depende, imprecisa como? Pode ser apenas desgaste nalgum casquilho do mecanismo selector...

    Segundo sei, as caixas dos 131 eram de um desenho mais moderno e consideradas mais robustas que as da geração anterior, de que fazem parte as do 132... por isso talvez fosse de pensar duas vezes.

    De qualquer forma, se a que tens do 132 estiver em bom estado, podes sempre fazer muitos km com ela... é uma questão de opção! Como ainda por cima é fácil...

    Não te esqueças é de equilibrar o veio ao trocar os segmentos... eu mandei o meu à Tempec e ficou impecável.

    Um abraço!
     
  14. Não tem havido tempo para lhe mexer.. Para além disso é provável que me vá desfazer da carroçaria do meu Racing (2 Portas) e não ando com cabeça para mais nada :S Estou preocupado e não sei se estou ou não a fazer bem....
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página