Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat 128

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Paulo Jorge Coutinho, 2 Mar 2014.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Paulo Jorge Coutinho, 2 Mar 2014.

  1. Bom, começo por perguntar se alguém me consegue explicar como "perceber" porque não consigo "dar luz" no mostrador do lado direito!
    Lâmpada fundida não é, mas julgo que pode ter a ver com as "artimanhas" que existem nestes botões:

    Fev2014008Medium_zps26732714.jpg

    Fev2014006Medium_zpsbb9678ad.jpg

    De salientar que o botão do lado direito está danificado, mesmo inoperacional, julgo eu...
     
    Claudio Vilas gostou disto.
  2. Outra questão:

    Estes também não acendem:

    Fev2014005Medium_zpsa2745a6a.jpg

    Terá algo a ver com isto?

    Fev2014011Medium_zps5f2bcb6f.jpg

    É que o do lado do condutor nem sequer existe, apesar de ter lá o cabo com o terminal, mas sem o botão...
     
  3. Paulo, há aí várias enxertias. Se o botão do lado direito está danificado, o melhor é trocá-lo. Se precisares diz, que eu devo ter disso aqui em casa.

    O interruptor tem um fio em falta, deviam ser dois, logo o circuito foi enxertado de alguma forma para iluminar o painel, mas para perceberes onde foi vais ter de tirar o painel para fora. Não é complicado, mas convém ser gentil para não o danificar. O ideal é empurrá-lo por trás (depois de tirar o parafuso), mas também podes puxá-lo com uns grampos finos se tiveres.

    Quanto à parte de o lado direito não acender, presumindo que efectivamente a alimentação está ligada correctamente, ainda podes ter um mau contacto no casquilho da lâmpada. Tens de o sacar fora (aproveita e testa a lâmpada para ter a certeza) e limpar os contactos que devem estar oxidados.

    As lâmpadas do pilar B precisam dos contactos bem feitos nesses interruptores do pilar A, mas também podem oxidar os terminais por dentro do suporte da lâmpada. O melhor é limpar tudo, verificar as ligações e voltar a montar. Se falta um interruptor, tens de o repôr no sítio, senão arriscas-te a que um dia encoste e comece a drenar a bateria. São comuns a todos os Fiat desta era, por isso é fácil de encontrar, e vendem-se novos barato. Se não encontrares diz que eu mando-te uns usados em bom estado, tenho pilhas disso.

    Uma pergunta importante: Têm o diagrama eléctrico do manual do proprietário?

    Um abraço!
     
    Paulo Jorge Coutinho gostou disto.
  4. Relvas, antes de mais, muito obrigado pela rápida resposta.

    Começando pelo mostrador:
    Já troquei os casquilhos, já troquei lâmpadas e... népia!
    Aquilo não acende!
    Eu desconfio de alguma ligação "aldrabada" devido ao facto de o botão estar "fora de combate"... sei lá... mas uma vez que o mostrador do lado esquerdo acende, o do lado direito também deveria acender, ou são alimentados por cabos, ou contactos, sei lá, diferentes???
    Aquele botão serve para acender as luzes do quadrante (apenas), certo?

    Já tive aquilo tudo cá fora, mas não consigo perceber onde está o problema, pois este carro tem também alguns manómetros na consola, que iluminam em simultâneo com os mostradores...
    E não, não tenho o diagrama eléctrico do carro.

    Quanto à iluminação interior, a dos pilares, já têm os terminais limpos, mas também não acendem.
    Aqui, desconfio que tenha algo a ver com a falta de algo no botão que está em falta...

    Já agora, aproveito para perguntar: Esses botões que fazem acender a luz interior quando se abre a porta, têm apenas um fio?
    Desmontei o do lado direito e tem, realmente, apenas um fio, mas como não sei se aquilo é original ou já levou alguma alteração, fiquei na dúvida.

    wacko.png
     
  5. É estranho porque julgo que o circuito que alimenta a iluminação do quadrante é comum às lâmpadas todas, e se chega a uma devia chegar à outra também... mas também sei que os contactos desses casquilhos nem sempre são fáceis. Também pode haver alguma interrupção na própria placa de circuito impresso da traseira, quem sabe..? Só vendo. Mas se calhar não perdias nada em limpar a zona da placa onde faz o contacto com o casquilho com um bocadinho de palha de aço...

    As luzes do pilar podem ter os fios trocados, não seria o primeiro que assim via...

    O botão de encosto da porta é mesmo só com um fio, porque o intuito dele é ligar à massa aravés do próprio corpo do botão, que aparafusa ao metal, e assim fechar o circuito e deixar a corrente passar.

    Saca um desses suportes das lâmpadas do pilar para fora, porque temos de rever essas ligações. Tira-lhe uma foto cá fora e põe aqui, e diz quais são as cores dos fios que lá tem ligados. O meu também não acendia e foi só trocar as coisas de volta ao sítio certo, ficaram logo operacionais.

    Um abraço!
     
  6. No caso deste 128, julgo que as luzes dos pilares deixaram de acender quando alguém mexeu no botão de encosto...
    daí eu desconfiar que o problema possa estar relacionado...

    Também já me tinha lembrado de lixar um pouco a placa de circuito, mas não o quis fazer sem perguntar aqui primeiro, pois tive receio de não ser um procedimento correcto e danificar alguma coisa...
     
  7. Provavelmente como aquele fio ficou isolado do interruptor, trocaram os fios para não ligar ao calhas quando o fio tocasse nalgum lado.

    A placa podes limpar com jeito, não convém ser muito bruto, mas uma passagem para limpar não faz mal. Tem é de ser só mesmo à volta do sítio onde encaixa a baioneta do casquilho. O ideal é ser com palha de aço ou uma lixa de água, ou mesmo scotch-brite daquele fino.
     
  8. A alimentação das lâmpadas pode ser a mesma mas terem massas diferentes. Logo posso dar uma vista de olhos no meu. Esse terminal solto anda aí a fazer curto circuito.
     
  9. As massas são feitas pelo fio que vai ao botão da porta, ou por outra linha. Se se trocarem os fios de posição na traseira da lâmpada, pode-se desactivar a passagem de corrente para o fio, e não há nunca risco de curto-circuito, porque na pior das hipóteses se recebesse corrente como devia o que fazia era acender a luz ao tocar em chapa limpa.

    Eu já enviei o diagrama ao Paulo, vamos ver se chegamos ao fundo desta questão...

    Um abraço!
     
  10. Tanto Latim gasto com uma solução tão fáciltongue.pngtongue.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.png

    Não resistiwink.png
     

    Ficheiros Anexados:

  11. laugh.pnglaugh.pnglaugh.png
     
    Paulo Sergio Carvalho gostou disto.
  12. laugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.png

    Mas essa solução é menos potente!tongue.png Eu sei que as luzes interiores são fraquinhas, mas mesmo assim devem ter umas 10 velas cada uma...laugh.png E os fósforos que gastas a acender isso tudo? E quando fazes uma travagem mais brusca enches tudo de cera, é uma chatice...tongue.png
     
    Paulo Sergio Carvalho gostou disto.
  13. Ora bem:
    Já limpei a placa, limpei os contactos, os casquilhos, troquei casquilhos, troquei lâmpadas... já não sei o que fazer!
    Aquela lâmpada do quadrante não acende...

    angry.pngangry.pngangry.pngangry.pngangry.png

    Já montei o "novo" botão no tablier e os botões da iluminação interior mas ainda não tive tempo para procurar a "falha" destes...
    Quero, desde já agradecer ao Relvas toda a ajuda que me tem dado!
    wink.png
     
  14. Tens de trazer o 128 cá abaixo à consulta...laugh.png

    Já tentaste ligar as fichas ao quadrante sem o encaixar, para poderes mexer no casquilho com a corrente a chegar lá? Às vezes é só questão de dar o jeito certo... experimenta.

    Quanto às luzes do pilar central, tens de ver a ordem dos fios. Olha para o suporte da lâmpada e percebe como é feito o circuito. O fio roxo e branco é o que dá entrada à corrente, e tem de ficar do lado da lâmpada. Depois tens duas saídas alternativas dependendo de para onde o botão está virado, uma fica com o branco e preto (massa permanente), a outra com o roxo e preto (que vai ao botão da porta). Se estiver tudo bem ligado, assim tem de funcionar.

    Um abraço!
     
    Claudio Vilas gostou disto.
  15. Sim, também já fiz isso!
    angry.pngangry.pngangry.png
     
    Claudio Vilas gostou disto.
  16. Paulo, saca o quadrante fora, e fotografa-me a traseira dele. Já agora, fotografa também os fios no interior do tablier que vão dar às fichas, para perceber onde andam as linhas originais. Depois bota tudo aqui, a ver se conseguimos pôr ordem nisso.
     
  17. O.k. Amigo.
    Assim que puder, trato disso!

    wink.png
     
  18. Se o sistema fosse Lucas não estava assim, (estava em fumo)ohmy.png
     
  19. laugh.pnglaugh.pnglaugh.png

    Provavelmente não haverá aqui desenvolvimentos tão cedo, pois este mês está complicado.
    Não tenho disponibilidade!

    sad.png
     
  20. laugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.png

    Mas pelo menos era mais fácil de arranjar, era só voltar a meter-lhe o fumo lá para dentro...laugh.png
     
    Paulo Jorge Coutinho gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página