Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat 127 MK1

Tópico em 'Fiat' iniciado por pcamiloalves, 30 Mai 2016.

Tópico em 'Fiat' iniciado por pcamiloalves, 30 Mai 2016.

  1. pcamiloalves

    pcamiloalves YoungTimer

    Registo:
    18 Jun 2013
    Local:
    Lisboa
    Boas!

    Como sabem já tenho um Fiat 127 MK2 restaurado com algumas alterações Abarth (motor 903cc, Arvore de Cames, Tampa de Valvulas Abarth, Carburador Duplo, Colector 4-2-1) mas comprei já restaurado e agora decidi mesmo restaurar um carro de raiz. Quero aprender a mexer na mecânica de um carro, e nada melhor que um Fiat 127 que tem a mecânica basica para o fazer.

    Comprei o carro para restaurar, mas os fundos estam muito podres, o que foi uma desilusão e por isso mandei para o chapeiro para ir a jacto de areia (só fundos) e o resto raspar até a chapa e reparar o que tiver de ser.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. pcamiloalves

    pcamiloalves YoungTimer

    Registo:
    18 Jun 2013
    Local:
    Lisboa
    Mas enquanto está no chapeiro fui arranjando algum material novo.

    Pretendo colocar umas baquets, Cintos e Roll bar como no Gr2, e ando a ver maneiras de conseguir legalizar isso tudo para andar na estrada, ajuda é bem vinda!

    De mecânica já lá tenho para o sistema de travagem toda nova, com uns discos perfurados Brembo Sport contra fadiga. O meu mecânico que me ajuda diz que tenho paranoia com a fadiga dos travões mas eu com travões mais vale pecar por excesso de defeito!
    Os 4 amortecedores novos , faltam as molas. Queria rebaixar o carro ligeiramento e torna-lo mais rijo, ainda ando a ver soluções.
    Carburador arranjei um 36DCNF. É grande mas pelo que sei até pode funcionar.
    Colector 4-2-1 Abarth
    Volante do Fiat 127 Surf
    Barra AA
    Alargadores de fibra para a carroçaria


    E por agora é tudo do já comprado.

    Objectivos que tenho para o restauro.

    - Motor 1050 Abarth
    - Aumentar as valvulas de 29-26 para 32-29
    - Linha de escape directa sem restrições

    Quando tiver fotos deste material todo ponho aqui! Comentários por favor não hesitem! :)
     
  3. pcamiloalves

    pcamiloalves YoungTimer

    Registo:
    18 Jun 2013
    Local:
    Lisboa
    Boas,

    Enquanto o carro anda a "marinar" para ir a pintar eu vou adiantando o trabalho na parte mecânica.

    O motor 1050 está dificil de arranjar, por agora, a preços aceitaveis, por isso vou adiantando no que posso.

    Queria saber a vossa opinião sobre as valvulas. As originais são 29/26, um racio de 90% Intake/Exhaust, o que é bastante alto. Pelo que andei a investigar o "Rule of Thumb" e que o rácio das valvula I/E seja no minimo 80%.

    A minha pergunta finalmente: eu posso manter a valvula de escape de 26mm e aumentar a admissão de 29mm para 31mm? É que mudar para 32-29 as valvulas e sede ficam quase coladas e isso traz imensos problemas, e ao minimo problema pode ter danos graves.

    Que recomendam? Os ganhos 32mm-29mm serão muito maiores do que 31mm-26mm trabalhando a cabeça do motor para remover restrições depois da valvula?
     
  4. Pedro Seixas Palma

    Registo:
    25 Fev 2016
    Local:
    Lisboa
    Veículos nas Garagens:
    1
    Algumas considerações:
    Não me parece que valha a pena contemplar válvulas sem saber que árvore de cames vai utilizar. A árvore de cames é o cérebro do motor.
    Para alterações ao motor tipo 100 aconselho os vídeos do John Edwards, Fiatnutz no YouTube. As possibilidades são infinitas! E sim, ele usa a admissão com mais 2mm.
    Continuando, também gostava de um 1050 abarth para o meu 850, mas existe a possibilidade de aumentar a cilindrada do 903 para 965 utilizando pistons do Panda 4x4 da primeira série.
    Com um carburador desse tamanho e válvulas maiores, arrisca a que o carro fique inguiável. Tudo depende se quer um carro de pista ou um carro rápido para estrada.
     
    M Bento Amaral e Nelson C. Santos gostaram disto.
  5. pcamiloalves

    pcamiloalves YoungTimer

    Registo:
    18 Jun 2013
    Local:
    Lisboa
    Desde já obrigado pelos concelhos! Vou ver esse videos!

    O objectivo é fazer um mix entre um carro de rally, principalmente Rally de Regularidade, Rally Sprint e passeios.

    O aumento de Valvulas seria para um motor 1050cc (ainda a procura. Pela sua raridade é preciso ter paciência, mas como tenho outro carro para ir fazendo os meus passeios e rallies não tenho pressa) e portanto a arvore de cames seria a de origem nesse motor. Não quero algo demasiado agressivo porque perco o resto do pouco binário do carro. Ainda vi uma arvore de cames de 298º e mais lift (ligeiramente) para venda, mas era demais e ficava o carro tudo ou nada. Quanto as valvulas, sendo um carro para o genero de utilização que lhe vou dar tenho medo que seja demais as valvulas 32-29mm, dai ter pensado em so aumentar a admissão e no escape manter a de origem e portanto ficar com 31-26mm


    O carburador é um 36DCNF, que deve ser bom para este carro, apesar de ser um 36 de abertura simultanea nunca foi muito utilizado em motores de grande dimensão e pelo que sei (pouco) é muito utilizado em motores 1050cc do Abarth Trofeu.


    PS: Meti num motor 903cc original (não aberto para 965cc) um 28/36 DCD com um colector especial que permitia abrir mais a admissão. O carro fico a andar muito bem!
     
  6. pcamiloalves

    pcamiloalves YoungTimer

    Registo:
    18 Jun 2013
    Local:
    Lisboa
    Bem o restauro tem estado um pouco parado porque tenho focado tempo e recursos para o outro Fiat 127 com o qual fiz o Rally Portugal Historico.

    Entretanto, estou em vias de finalmente adquirir um motor 1050 Abarth, demorou a encontrar e vem a peso de ouro, mas é a melhor opção para este carro!

    Em conversa com o mecânico, ele ficou meio na duvida se um 36 DCNF não era grande demais e que o carro fica-se muito dificil de guiar e que se enrola-se um pouco...

    Quero por um colector de admissão alargado, abrir a janela de admissão o maximo possivel e por as valvulas maiores como já tinha dito.

    Quero um carro de estrada rápido, não de pista. E não quero um motor de moto que faz 11.000RPM, quero um motor de rally, com bom power curve!

    Qual a melhor opção? 36 DCNF oou 34 DMTR?
     
  7. joao Luis Monteiro

    Registo:
    3 Set 2009
    Local:
    leiria
    Veículos nas Garagens:
    1
    Belas ideias.. :)
    Vou de seguida ver o teu outro 127.. (também tenho um 127 mk2)

    Continuarei atento ao tópico e força companheiro
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página