Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat 127 Abarth Mkii

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por joca sousa, 2 Dez 2013.

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por joca sousa, 2 Dez 2013.

  1. boas estou a restaurar o meu fiat 127 mkII de 1979 ...
    procuro material para o vitaminar....!!Ver anexo 326952
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Bem-vindo ao Portal dos Clássicos!
     
    joca sousa gostou disto.
  3. Bem vindo.
    Vitaminar como? quais são as tuas ideias de vitaminar?
     
    joca sousa gostou disto.
  4. ora bem , gosto muito do meu carro, mas quando o comprei (com o motor original e cansado) ele nao andava grande coisa
    era muito fumarento nao tinha velocidade de ponta e a subir era mesmo um desespero.
    ate que decidi reparar o motor , foi ai que me comecei ai interessar por saber um pouco mais sobre eles, acabando mesmo por comprar algum material abarth assim como;
    -tampa de valvulas abarth
    -carburador dmtr 32
    -coletor 4-2-1 abarth
    -escape abarth
    -caixa de filtro de ar abarth

    rebaixei um pouco a colassa abri a colassa na admissao e escape .
    pistons, segmentos kit de juntas etc levou o que precisou.

    e finalmente montadinho foi para a estrada , notei uma diferença realmente muita diferença,
    mas sei que é possivel fazer mais e melhor dar mais alma ainda pois ficou a gastar mais do dobro! o que (penso eu) nao justifica para o que anda, e noto que a rotaçao "demora" a subir.
     
  5. Antes de mais, bem-vindo ao Portal.

    Quanto ao caso do motor, com tantas modificações basicamente estás a pedir-lhe que "respire" melhor e mais de cada vez. Mas o ar não faz nada sozinho, precisa do "trotil" para fazer mexer a coisa do sítio... logo, o consumo tem de subir! O 127 é um carrinho bastante equilibrado e, se conduzido com calma, bastante económico. Mas se queres agarrá-lo pelos colarinhos e fazê-lo andar, é preciso comida para os cavalos.

    A rotação demora a subir porque simplesmente, não tens cilindrada para o binário que seria necessário para a subida de rotação ser mais despachada do que é. Embora o aumento de compressão melhore ligeiramente o binário (explosão mais intensa produz mais força), continua a ser um 900 cm3... não há milagres.

    O 903 não é um dos motores mais adequados a preparações, porque é altamente limitado a nível de respiração (algo deliberado de fábrica, porque a soltura do motor seria demasiada para algo a respirar livremente, e o motor desfaria-se em pedaços em menos de um fósforo), e assim o retorno de performance versus investimento é sempre desfavorável.

    O que eu recomendo, se queres pensar num 127 verdadeiramente performante, seria investigares a montagem de uma motorização superior, quer seja de 128 ou derivados, ou da plataforma do motor brasileiro... tudo o que te possa dar um motor de maior cilindrada e com mais opções de preparação, as duas coisas que faltam no 903. São motores muito rotativos, e obviamente com um pouco mais de binário, que é o que faz falta para a subida de rotação.

    Um abraço!
     
    Helio Fernando e joca sousa gostaram disto.
  6. muito obrigado senhor eduardo! ...vejo que esta dentro do assunto!!

    realmente sei que este motor nao é o melhor, mas é o que tenho neste momento e afeiçoei me a ele, apenas cria saber se existe algo mais que se possa fazer para o melhorar. . claro que devo parar um pouco antes de partir!!!..biggrin.pngtongue.png
    estava a pensar para ja em ,mudar a arvore de cames para uma abarth do autobianchi a112 abarth, dizem que melhora bastante e que o carburador dmtr32 (que neste momento tenho aplicado) sem a cames abarth de nada vale...ja agora distribuiçao eletronica tipo de velas...etc era mesmo essas dicas que precisava para tirar o maximo partido do meu 903!!biggrin.png que ate acaba tendo a sua piada tendo o bloco original....desde que seja despaxadinho!!wink.png

    obrigado!!
     
  7. Deixa lá o "senhor"... aqui somos todos petrolheads.wink.png

    Qualquer árvore de cames faz diferença, porque a dos 900/C é mais "mansa" que até mesmo a dos primeira série. Se conseguires uma came mais cruzada vai-te surtir muito mais efeito, sim, mas não esperes que a diferença esteja nas recuperações e aceleração em regimes baixos e médios... este motor foi feito para gritar, e vai ficar ainda mais pontudo.

    Uma ignição electrónica faz alguma diferença, sim. No caso do meu, pus-lhe um sistema MSD igual ao que tenho no Spider, e os resultados foram muito bons. Não é barato (novos custam quase 200€ com os portes, mas já comprei em 2ª mão por cerca de metade), mas é muito bom mesmo, fácil de instalar, e muito fiável. E ao preço a que andam os distribuidores Marelli (que são muito menos fiáveis e com performance inferior), até nem fica assim tão caro.

    Velas basta ter umas boas (costumo usar sempre NGK BP 6 ES), e uns cabos de ignição em bom estado. Se vais optar pela ignição electrónica convém que tenhas cabos modernos de silicone, porque os originais de cobre interferem com a electrónica.

    Um abraço!
     
    Helio Fernando gostou disto.
  8. muito obrigado jorge, quanto as ingniçoes tb me parece uma boa soluçao!!!wink.png

    vou investigar arranjar alguem que mo aplique e veremos!
     
  9. ja agora a arvore de cames abarth vem a caminho!!biggrin.png
     
  10. Abre um tópico na secção "Diários de Bordo" ou na "Oficina de Restauro" e mostra essa máquina, podes ir documentando o progresso e a malta vai assistindo.

    Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página