Fiat 127 Abarth Mkii

OP
OP
J

joca sousa

YoungTimer
ora bem , gosto muito do meu carro, mas quando o comprei (com o motor original e cansado) ele nao andava grande coisa
era muito fumarento nao tinha velocidade de ponta e a subir era mesmo um desespero.
ate que decidi reparar o motor , foi ai que me comecei ai interessar por saber um pouco mais sobre eles, acabando mesmo por comprar algum material abarth assim como;
-tampa de valvulas abarth
-carburador dmtr 32
-coletor 4-2-1 abarth
-escape abarth
-caixa de filtro de ar abarth

rebaixei um pouco a colassa abri a colassa na admissao e escape .
pistons, segmentos kit de juntas etc levou o que precisou.

e finalmente montadinho foi para a estrada , notei uma diferença realmente muita diferença,
mas sei que é possivel fazer mais e melhor dar mais alma ainda pois ficou a gastar mais do dobro! o que (penso eu) nao justifica para o que anda, e noto que a rotaçao "demora" a subir.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Antes de mais, bem-vindo ao Portal.

Quanto ao caso do motor, com tantas modificações basicamente estás a pedir-lhe que "respire" melhor e mais de cada vez. Mas o ar não faz nada sozinho, precisa do "trotil" para fazer mexer a coisa do sítio... logo, o consumo tem de subir! O 127 é um carrinho bastante equilibrado e, se conduzido com calma, bastante económico. Mas se queres agarrá-lo pelos colarinhos e fazê-lo andar, é preciso comida para os cavalos.

A rotação demora a subir porque simplesmente, não tens cilindrada para o binário que seria necessário para a subida de rotação ser mais despachada do que é. Embora o aumento de compressão melhore ligeiramente o binário (explosão mais intensa produz mais força), continua a ser um 900 cm3... não há milagres.

O 903 não é um dos motores mais adequados a preparações, porque é altamente limitado a nível de respiração (algo deliberado de fábrica, porque a soltura do motor seria demasiada para algo a respirar livremente, e o motor desfaria-se em pedaços em menos de um fósforo), e assim o retorno de performance versus investimento é sempre desfavorável.

O que eu recomendo, se queres pensar num 127 verdadeiramente performante, seria investigares a montagem de uma motorização superior, quer seja de 128 ou derivados, ou da plataforma do motor brasileiro... tudo o que te possa dar um motor de maior cilindrada e com mais opções de preparação, as duas coisas que faltam no 903. São motores muito rotativos, e obviamente com um pouco mais de binário, que é o que faz falta para a subida de rotação.

Um abraço!
 
OP
OP
J

joca sousa

YoungTimer
muito obrigado senhor eduardo! ...vejo que esta dentro do assunto!!

realmente sei que este motor nao é o melhor, mas é o que tenho neste momento e afeiçoei me a ele, apenas cria saber se existe algo mais que se possa fazer para o melhorar. . claro que devo parar um pouco antes de partir!!!.. biggrin.png tongue.png
estava a pensar para ja em ,mudar a arvore de cames para uma abarth do autobianchi a112 abarth, dizem que melhora bastante e que o carburador dmtr32 (que neste momento tenho aplicado) sem a cames abarth de nada vale...ja agora distribuiçao eletronica tipo de velas...etc era mesmo essas dicas que precisava para tirar o maximo partido do meu 903!! biggrin.png que ate acaba tendo a sua piada tendo o bloco original....desde que seja despaxadinho!! wink.png

obrigado!!
 

Anexos

  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 12
  • tongue.png
    tongue.png
    1 KB · Vistos: 12
  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 12
  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 12

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Deixa lá o "senhor"... aqui somos todos petrolheads. wink.png

Qualquer árvore de cames faz diferença, porque a dos 900/C é mais "mansa" que até mesmo a dos primeira série. Se conseguires uma came mais cruzada vai-te surtir muito mais efeito, sim, mas não esperes que a diferença esteja nas recuperações e aceleração em regimes baixos e médios... este motor foi feito para gritar, e vai ficar ainda mais pontudo.

Uma ignição electrónica faz alguma diferença, sim. No caso do meu, pus-lhe um sistema MSD igual ao que tenho no Spider, e os resultados foram muito bons. Não é barato (novos custam quase 200€ com os portes, mas já comprei em 2ª mão por cerca de metade), mas é muito bom mesmo, fácil de instalar, e muito fiável. E ao preço a que andam os distribuidores Marelli (que são muito menos fiáveis e com performance inferior), até nem fica assim tão caro.

Velas basta ter umas boas (costumo usar sempre NGK BP 6 ES), e uns cabos de ignição em bom estado. Se vais optar pela ignição electrónica convém que tenhas cabos modernos de silicone, porque os originais de cobre interferem com a electrónica.

Um abraço!
 

Anexos

  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 12
OP
OP
J

joca sousa

YoungTimer
muito obrigado jorge, quanto as ingniçoes tb me parece uma boa soluçao!!! wink.png

vou investigar arranjar alguem que mo aplique e veremos!
 

Anexos

  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 12

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
joca sousa disse:
ja agora a arvore de cames abarth vem a caminho!! biggrin.png
Abre um tópico na secção "Diários de Bordo" ou na "Oficina de Restauro" e mostra essa máquina, podes ir documentando o progresso e a malta vai assistindo.

Um abraço!
 

Anexos

  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 12
Topo