Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat 127 900c lista de problemas :S

Tópico em 'Mecânica' iniciado por José C Cardoso, 7 Set 2008.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por José C Cardoso, 7 Set 2008.

  1. Após um breve restauro feito por mim:

    Há cerca de 15 dias comecei a tratar da parte mecanica, entretanto já:

    troquei o oleo;
    mudei as velas;
    platinados;
    rotor;
    condensador;
    bomba da gasolina;
    limpei o circuito da gasolina e inseri um filtro antes da bomba;
    limpei o deposito da gasolina;
    termostato;

    Então hoje pensando que finalmente poderia andar com o carro...

    Apareceram varios problemas:

    a bomba de agua perde agua;
    o carro aquece muito rapidamente;
    o carro parece que anda embraiado, as mudanças entram bem mas anda ali a patinar...
    e os travoes bloqueiam;
    perde energia...

    - Mais grave de tudo apareceu uma mancha amarela na tampa do oleo!!! Ou seja, com os conhecimentos basicos que tenho suponho ser o pior a junta da cabeça queimada :(
     
  2. foto do motor ha cerca de 1 semana entretanto ja limpei o deposito da agua e pintei o radiador
     

    Ficheiros Anexados:

  3. "a bomba de agua perde agua": susbtitui, custa uns 37euros nova!o problema de aquecimento deve desaparecer! ja que tiras a bomba, tira tambem o radiador (é mais simples mudares a boma e tudo) e ve como ele tá...pinta-o e ferra o bem, de modo que o reservatorio envie a agua bem...

    "o carro parece que anda embraiado": afina a embreagem, na caixa... se nao tou em erro é uma 17 de bocas e afinas...

    "os travoes bloqueiam": tens de sangrar os travoes, cá em baixo nos bombitos da roda! ja agora susbtituis as pastilhas e discos (eu meto pastilhas a 10euros da remsa, e discos a 15e) portanto nao fica caro...

    "perde energia": nao sei que te qeres referir a isto, mas é provavel que a bateria se vá gastando...eu tenho o mesmo problema, mas eu tenho 800w de som, e um mp3, sempre a gastar... portanto quando ´tá na garagem, por vezes meto aquilo a dar.... alem de que o meu é de dinamo! o teu sendo de alternador, deve carregar bem... ou entao desligas um borno da bateria e resolve-se! vé se tens alguma luz a gastar (p exemplo a do plafonier)
     
  4. "a bomba de agua perde agua": susbtitui, custa uns 37euros nova!o problema de aquecimento deve desaparecer! ja que tiras a bomba, tira tambem o radiador (é mais simples mudares a bomba e tudo) e ve como ele tá...pinta-o e ferra o sistema de agua bem, de modo que o reservatorio envie a agua...

    "o carro parece que anda embraiado": afina a embreagem, na caixa... se nao tou em erro é uma 17 de bocas, e afinas...

    "os travoes bloqueiam": tens de sangrar os travoes, cá em baixo nos bombitos da roda! ja agora susbtituis as pastilhas e discos (eu meto pastilhas a 10euros da remsa, e discos a 15e) portanto nao fica caro...

    "perde energia": nao sei que te qeres referir a isto, mas é provavel que a bateria se vá gastando...eu tenho o mesmo problema, mas eu tenho 800w de som, e um mp3, sempre a gastar... portanto quando ´tá na garagem, por vezes meto aquilo a dar.... alem de que o meu é de dinamo! o teu sendo de alternador, deve carregar bem... ou entao desligas um borno da bateria e resolve-se! vé se tens alguma luz a gastar (p exemplo a do plafonier)
     
  5. estes carros com uma junta de cabeça queimada, por experiencia propria, quase ou nada se sente...

    até isso perder compressao deixa andar...

    quando te apetecer restaurar... abres o motor e substituis isso facilmente...
     
  6. que rio de problemas! Mas sr Marco já disse tudo!
     
  7. Marco mas desde o momento que o oleo contem agua eve prejudicar o sistema de lubrificação nao?? Olha adicionei-te no messenger aparece lá sff preciso da tua ajuda
     
  8. Em relação a perder energia não é quando ta desligado! Ele desligado não dissipa nada, é quando ta ligado rapidamente gasta a bateria e depois ja nao pega outra vez ...e ja experimentei com varias baterias
     

  9. O Óleo misturado com agua é suficientemente nefasto para preocupar qualquer um por isso discordo frontalmente desta observação.
    Os dois líquidos misturados no bloco do motor provocam uma deficiente lubrificação e o resultado pode ser o gripar breve ou daqui a uns quantos quilometros.
    Por outro lado a mesma mistura no circuito de agua implica a saída do Óleo do sitio onde devia estar e... nem é preciso dizer mais nada.
     
  10. O sistema eléctrico de um carro descarrega a bateria por isso o alternador ou o dínamo conforme o teu caso têm de a carregar, se não funciona... as baterias morrem ;)
    nota que há outra variante a ter em conta: o regulador de tensão. Tambem pode ser o cusador
     
  11. hoje tirei as escovas do alternador e estavam totalmente gastas, em principio trocando-as este problema fica resolvido!

    em relação a junta queimada tambem podera ter apanhado humidade no oleo como esteve parado varios anos a chuva!

    obrigado pelo comentario:feliz:
     
  12. troquei hoje a bomba de agua e ja nao aquece
     
  13. É custume aparecer uma borra amarela na tampa do oleo desses motores devido a condensaçao no motor.
     
  14. É custume aparecer uma borra amarela na tampa do oleo desses motores devido a condensaçao no motor.
    Pode nao ser junta queimada.
     
  15. Caro amigo,

    Concordo com alguns pontos de vista que aqui foram postos, mas tenho de acrescentar mais algumas coisas:

    - Problema do aquecimento: As bombas de água envelhecem e acabam por verter. Se já não aquece depois de ter trocado a bomba, o problema maior está resolvido. Se não foram trocados em tempos recentes, convém também trocar urgentemente a tampa do radiador (mantém a pressão correcta) e o anticongelante (aqui não há sombra para dúvidas - o melhor do mundo é o Paraflu da Fiat, não lhe recomendo mais nenhum).

    - Pasta amarela na tampa do óleo: Pode ser sinal da condensação devido ao período de falta de uso. Se o óleo e o filtro já foram trocados, é questão de limpar a tampa e usar um dia ou dois, depois verificar se há mais sinais dessa pasta. Quando o circuito do óleo e da água se ligam, também costuma haver traços de óleo no circuito de refrigeração, visível como umas manchas coloridas tipo arco-íris quando lhes incide a luz. Se houver traços destes problemas, convém tratar do assunto rapidamente.

    - Travões: Quando ficam agarrados depois de se tirar o pé do pedal, o problema são os tubos de borracha, que ao se deteriorarem por dentro actuam como válvulas e retêm a pressão. Convém trocar todos, e verificar o resto do sistema. Já que se vai fazer esta intervenção, aproveite e troque o óleo do circuito de travagem por um novo. Pode usar um DOT4 qualquer, não recomendo nada mais sofisticado que isto.

    - Embraiagem: Se a embraiagem não tiver a pressão total (cabo muito esticado), perde aderência e o carro não avança ao mesmo ritmo do motor. Convém alargar um pouco o cabo no tirante visível por cima da caixa, a ponta do cabo de embraiagem é roscada e deve ter duas porcas, uma de regulação (a maior) e uma simplesmente de bloqueio para segurar a outra. Alivia-se a pequena e ajusta-se a tensão do cabo na maior.

    - Descarga: Se o alternador tinha as escovas gastas, convém verificar se o rotor está em condições ou se ficou danificado. Se estiver bom, basta limpar e montar as escovas novas. Se após esta intervenção ainda perder carga, pode testar os vários circuitos no quadro de fusíveis para ver quais estão a consumir energia.

    Qualquer problema ou dúvida mais, diga! ;)

    Um abraço!
     
  16. Como se faz isto (para um maçarico em electricidade)?
    Existe algum tópico na secção da electricidade sobre isto? Procurei mas não consegui encontrar.

    Obrigado.

    PS: Como se prova pelo caso do José Cardoso, um 127 nunca pára....
     

  17. Obrigado pelo comentario de facto trata-se da junta, pois há as tais manchas no liquido do radiador e saiem bolhas pelo deposito da agua, em relação a tampa do radiador troquei-a logo, e o rotor tambem é novo. O cabo da embraiagem pelos vistos tava era muito largo e o pedal quase em baixo apertei mais as duas porcas de afinação e parece-me melhor.

    Cumprimentos:huh:
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página