Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat 126

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Tiago Spranger, 28 Abr 2011.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Tiago Spranger, 28 Abr 2011.

  1. Boa Noite,

    sou de Lisboa e adquiri recentemente um Fiat 126, completamente restaurado. No entanto, estou com um problema que gostaria que me ajudassem a resolver.

    Tenho verificado dois problemas no carro, que podem ou não estar relacionados: em primeiro lugar, a luz da carga da bateria não apaga totalmente o que indica que a bateria não está a carregar quando o carro está em andamento (aliás a carga já foi) e em segundo lugar, quando aquece, o carro começa aperder força, a falhar e acaba por se desligar completamente.

    Pelo que tenho lido e pesquisado, o problema poderá estar nos platinados mas como não me quero aventurar muito, pedia opinião dos participantes mais experientes deste forum e também que me indicassem um bom mecânico para este tipo de automóveis, na zona de Lisboa... porque o meu pequeno não se consegue afastar muito de casa!!!

    Obrigado
    Tiago
     
  2. Alternador? (ou Ligações a...)

    Não conheço bem os 126, julgo já terem alternador... senão têm Dinâmo.

    Quem conhece muito bem os 126 é um tal de Tózeve, que até apareceu na TV com um que transformou para eléctrico.
     
  3. Ola Tiago!

    Faz o favor de te apresentar aqui sff: Os Entusiastas - Portal dos Clássicos

    Aconselho também uma vista de olhos nas regras.

    Se o 126 não carrega é porque o dinamo ou alternador tem de ser reparado, toca a sacar isso fora, limpa-lo e trocar-lhe as escovas.

    Quanto a ele parar, ele aquece muito? Pode estar com má refrigeração, e cada vez que para estás a rebentar com o motor todo. Que mais sintomas apresenta?
     
  4. Boa Tarde,

    desde já agradeço as respostas que obtive.

    Quanto ao dinâmo, já foi desmontado e limpo, provavelmente necessitará de trocar as escovas. Relativamente ao parar, não apresenta outros sintomas.

    A primeira vez que me aconteceu foi em viagem, de Leiria a Lisboa. Começou a "engasgar" e a perder força, cheguei a pensar que fosse da gasolina (porque me lembrei que o Fiat Panda se recusava a trabalhar com algumas gasolinas) e parei na Estação de Serviço de Óbidos para atestar. Aí só voltou a pegar com ajuda de cabos e voltou a circular normalmente até que recomeçou a "engasgar" e se desligou uns poucos quilometros à frente. O motor não estava excessivamente quente, o que me levou a excluir o sobreaquecimento.

    O apoio da auto-estrada esteve comigo a ver o carro e sugeriu-me que poderia ser a bobine, que estaria mais quente do que devia.

    Posteriormente, voltei a andar com ele apenas para uma volta ao bairro e quando estava a estacioná-lo na garagem (10 minutos depois) ele desligou-se novamente. Desde aí está parado, até que consiga descobrir o problema e quem me ajude a resolvê-lo, porque para um iniciante é "areia a mais". :D
     
  5. E para mim também já me escapa! LOL

    Algum entendido que se manifeste! :)
     
  6. É pena não seres do norte. Conheço quem trabalhe nesses meninos quase de olhos fechados.

    Podes sempre contactar os Amigos dos Fiat 600 e 500. A mecânica dos 126 é semelhante à dos 500...
     
  7. Boa noite!

    Tenho um fiat 500L( a mecânica é praticamente a mesma que o 126) que teve um problema que me parece parecido ao teu.
    No meu caso o carro andava um pouco começava por se engasgar e acabava por se desligar e depois disso raramente ligava. Quando desmontei as velas reparei que estavam sujas de óleo e quando desmontei a cabeça do motor vi uma grande quantidade de óleo na câmara de combustão.
    Como estes motores não têm retentores entre as válvulas e as guias troquei ambos pois estavam com folga exagerada... Depois disto continuei com o mesmo problema e estou à espera de orçamento para segmentos, pistons e camisas pois estes também já têm uns riscos.

    Concluindo. Desmonta as velas e espreita para dentro das câmaras de combustão para ver se há para lá óleo dentro, se assim for tens um problema um pouco grav€ como o meu. Quanto à bateria não carregar vê as ligações eléctricas todas, pois pode ser apenas um fio desligado ou cortado pois este motores apenas têm dois apoios e vibram bastante e por vezes cortam os fios que saem do dínamo.

    Quanto a oficinas que saibam na zona de Lisboa não te sei ajudar pois o meu é geralmente reparado em casa.
     
  8. Boa Noite e Obrigado João,

    vou seguir o teu conselho e logo que tenha alguma novidade, partilho aqui com o forum...

    Abraço
    Tiago
     
  9. eu trocava primeiro a bobine e o condensador...
     
  10. Boas meu caro:
    Espero que o seu problema, esteja resolvido.
    Caso nao esteja por favor tome nota:
    Como sabe, o 126 tem uma refrigeraçao baseada na circulaçao de ar atraves das alhetas dos cilindros.
    Por vezes, as alhetas ficam com sujidade colada às mesmas impedindo que o motor arrefeça. Quando o motor mt fica quente a bomba de gasolina deixa de trabalhar levando a que o carro perca potencia (falta de gasolina) parando.
    Estes podem ser um dos motivos do carro nao andar, mas claro que há mais, nomeadamente os que ja foram referidos.
    Va dando noticias
    Abraço
    Claudio
     
  11. Olá Tiago

    Também tenho um "Fiatinho" 126 e, em relação a "perder força" também acontece (em 4ª) mas também parece que "vai abaixo" nas baixas rotações! O que fazemos é "abrir o ar" e aí ele aguenta-se. Também não percebo muito ;) mas é isso que fazemos, contudo para a semana vai para o mecânico precisamente para ver esse problema
     
  12. Boas
    Desculpem meter no assunto sr. Rute aí bem pertinho tem um mestre em fiat 126 se pertender mando o contato por pm
    O meu esta só pelas mãos desse mestre e esta um brinquinho
    Cumprimentos Classicos
     

    Ficheiros Anexados:

  13. Sendo assim agradeço que faça o favor de me enviar o contacto!
     
  14. É já a seguir
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página