Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat 124 sport Coupé - Será impressão minha??

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por João Miguel Fontes, 31 Out 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por João Miguel Fontes, 31 Out 2008.

  1. Boa tarde a todos,

    Depois de muito procurar e pouco encontrar, decidi perguntar aqui aos maiores "experts" na matéria.

    O meu clássico de sonho, o Fiat 124 sport Coupé, é impressão minha ou existem pouquíssimos. Alguém daqui tem um ou conhece alguem que tenha.

    Aproveito tambem para dizer que vou aproveitar este tópico para reunir toda e qualquer informação, ou dica, que me possam dar sobre este carro.

    Obrigado a todos...

    [​IMG]
     
  2. Caro amigo,

    Excelente tópico e excelente carro. Já tive dois, e são carros formidáveis. Infelizmente muitos não sobreviveram porque foram muito mal tratados e abusados até para lá dos limites, e muitos acabaram por ser sacrificados para dar peças para os Spiders.

    No entanto, o Coupé é um clássico excelente, muito performante, e perfeitamente utilizável. A mecânica é fácil de arranjar, peças de interior e carroçaria nem por isso.

    Quando novo, foi extensamente elogiado pelas excelentes maneiras em estrada (a primeira série, o AC, foi mesmo comparado favoravelmente em relação ao Lotus Elan!), pela habitabilidade (a base da carroçaria é idêntica à berlina, por isso tem 4 lugares a sério, coisa que poucos desportivos se podem gabar).

    O modelo da foto é da última geração, o CC. As jantes obviamente não são de origem, mas não lhe ficam mal.

    Recentemente desmontei um para peças por estar demasiado podre, ainda consta na minha garagem. E ainda um dia quero voltar a ter um... tenho muitas saudades do meu BC1 com o famoso motor 1608 de dois carburadores...

    Um abraço!
     
  3. Em evora esta um! E se nao estou em erro, é um 1800 ou 1600! nao tenho a certesa!
    O user luis paulo pode dar-lhe mais info! O carro esta a venda! e esta ainda muito recuperavel!!!
     
  4. É dos poucos Fiat que gosto...
     
  5. joao belos gostos, também eu ando há procura de um, de preferência a versão cc. Há um à venda para restauro em italia por 800 euros, pela foto não parece muito mau, contudo tem o transporte e a futura legalização como senão. Eu conheço alguns para venda mas estão em bom estado e os proprietários pedem muito dinheiro. Se eu encontrar alguns mais eu digo-te.
     
  6. Ninguem é perfeito! :D
     
  7. Obrigado a todos pela pronta resposta.

    Confirmaram as minhas expectativas em relação á máquina.

    A minha paixão por este carro, para além da sua beleza, vem do facto de o meu pai ter tido um quando eu era puto. É uma recordação de infância. Era azul, como o da minha imagem e era um 1800.

    É sem duvida o meu maior sonho clássico....

    Um abraço, e sempre que puderem, passem por cá para deixarem mais dicas.

    Obrigado....
     
  8. é bem fixe este fiat. Sei de um que estava a venda. Se interessar apita.
    Acho que tinha motor 1800
     
  9. Eu estou a acabar o restauro de um Fiat 124 Sport Coupe 1608cm3, ou seja da 2º serie:BC1, curiosamente tenho procurado peças e cheguei à conclusão que BC é muito dificil encontrar, AC também muito poucos mas normalmente estão restaurados e CC vão-se encontrando alguns, uns em mau estado, outros pouco originais e normalmente com donos a dizer que valem muito mas depois de analisarmos as viaturas o estado de conservação não é o melhor, e atenção porque já encontrei pelo menos 2 com motores 1800 do Fiat 132 que dizem que é igual mas tem menos cavalos só que os donos desconhecem que o 132 era menos performance.

    Cuidado para não comprar gato por lebre, 124 Coupé originais só vi um de Leiria, mas 1800 já vi mais de 50.

    O 1608 é conhecido por ter um motor mais rápido a subir de rotação e ter ligeiramente menos ponta final que o 1800 (velocidade máxima). Os Coupés tem 'morrido' muitos para servirem de dadores da mecânica para os spiders nomeadamente para substituir motores dos Spiders americanos que tinham muito poucos cavalos.
     
  10. Amigo Vitor,

    Se precisar de alguma coisa diga, ainda tenho por aqui muito material do AC que desmontei.

    De facto o Coupé é um clássico ainda pouco amado, e injustamente vive na sombra do Spider. QUalquer um é um carro competentíssimo, têm a mesma mecânica. Mesmo as carroçarias do Coupé eram fantásticas, embora não tivessem a assinatura da Pininfarina, mas mesmo o chefe do Centro Stile Fiat na altura era Mario Boano, que também foi um designer e carroçador famoso antes de optar por ingressar na Fiat. Chegou mesmo a carroçar alguns Ferrari e outros exóticos italianos.

    Pessoalmente, gosto mais dos AC e BC, sem conseguir escolher entre eles. Mas o CC já nem por isso, acho que o tratamento da frente foi um autêntico crime depois de dois modelos tão bonitos que o antecederam. Mas pronto, gostos não se discutem... e o da foto em cima até está bem bonito.

    Quanto às mecânicas, de facto os 124 Sport tinham sempre motores mais "vitaminados" que as berlinas, logo o rendimento era superior. Muitas vezes as pessoas não sabem, e os motores twin-cam são todos parecidos e com os mesmos apoios e tudo. Mas os motores originais dos Sport são bem diferentes por dentro, à excepção dos 1438 cc que eram iguaizinhos aos dos 124 Special T à excepção do carburador, que nos ST estrangulava o motor de propósito para lhe dar uma performance inferior ao modelo "de topo".

    Seja em que modelo for, o twin-cam é um motor fabuloso, mas nos Sport ainda é melhor. De qualquer forma, todos têm imenso potencial de preparação para ainda renderem mais uns pozinhos, e mesmo um motor de berlina pode ser convertido para a especificação dos Sport.

    Um abraço a todos!
     
  11. Se o coupé é um mal amado, então o que dizer da berlina!!
     
  12. Ora boas caro amigo! De facto, houve aqui um 124 sport coupé 1800 á venda em Évora durante algum tempo! O dono comprou-o com intenção de o recuperar, mas abandonou o projecto e começou com um Land Rover (enfim, nem todos somos perfeitos)! Sei que o carro inicialmente tinha o preço de 2000 euros! Tinha alguns pontos de ferrugem superficial, mas nada de preocupante! Estava a andar e tinha IPO! Mas acredito que a pessoa a quem foi vendido vai acabar também por abandonar o projecto! Posso informar-me disso, se for da sua vontade! Na altura, tirei algumas fotos do carro que passo a anexar....
    Um abraço
     

    Ficheiros Anexados:

  13. tenho um vizinho que tem um, está todo restaurado, com jantes bwa...

    a verdade é que dorme na rua :/ e ja ali está parado a umas 2semanas....

    mesmo abaixo dorme o 128 sport coupe, de outro, tambem nas mesmas condiçoes!!

    ha alguns fiats antigos porreiros aqui na minha avenida...sendo o extreme um fiat 1200 cabrio!!!
     

  14. Boa tarde,

    Seria fantástico se conseguisse realmente informar-me melhor sobre a situação desse carro.

    Agradeço a disponibilidade para ajudar.

    Um abraço...
     
  15. è bom ver que cada vez mais apreciadores deste modelo estão a aparecer..tambem eu sou e estou actualmente e já faz dois anos a restaurar um CC.
    Cheguei a andar num a anos atras, mas nunca o conduzi e desde então este mdelo ficou na retina...e quando pude..ai estou eu a restaurar..

    Embora tenha ai algumas fotos do meu restauro aqui deixo um link com cerca de 417 fotos até agora para quem tenha um tempito para ver a evolução.

    Abraço

    http://pblackbee.spaces.live.com/
     
  16. No Forum Fiatistas está a indicação de um 124 Sport Coupe CC à venda em Aldeia Velha, Alfena/Ermesinde por 4000Euros, julgo que é um stand e o carro é vermelho alaranjado.
     
  17. Boas
    Apenas me registei neste forum para lhe dizer que sou um feliz proprietario de um Fiat 124 sport Coupé 1800cc de 1973. O qual está guardado numa garagem actualmente.
    É uma grande maquina pois para a época 118hp 1756cc dupla arvore de cames á cabeça mexida pela Abarth, discos ás 4 rodas e caixa de 5velocidades + marcha atras.
    E um bonito tablier todo racing com muitos manometros.

    Tracçao traseira que é excelente para o pião! Já nao me recordo qual é a percentagem do diferencial autoblocante...

    Mas é muito fixe

    Com ele ainda me cheguei a bater com carros recentes á cerca de 10 a 15 anos...um deles era um G40 que se despistou a fazer a curva dada a pressao que lhe estava-mos a impôr, se por acaso a pessoa que ía nesse G40 estiver a ler isto, e só para lhe recordar foi na ultima curva da aqueduto das Aguas livres, acho que nunca mais se vai esquecer...LOL

    Mas houve mais...como Golfs GTI, entre outros... bem isto agora nao interessa para aqui. O que interessa é que tenho o carro e nunca bateu.

    Cumprimentos
     
  18. Fiquei com água na boca....

    pode pôr umas fotos do carro? Adorava ver....
     
  19. Caros amigos,

    Não façam confusão... o motor do 124 Sport 1800 não é Abarth. Aliás, melhor dizendo, o motor do 124 Spider Abarth Rally é que é baseado no do Sport 1800 (coupé ou Spider).

    Em termos básicos, o motor do Stradale não difere grandemente do motor original dos Sport, era apenas montado com mais cuidado e maior aproximação às cotas de origem. Visivelmente diferia apenas na carburação (dois Weber 44 IDF em vez do 34 DMS), o que justificava os 10 cv a mais (128), e na localização do distribuidor que passava a estar ligado à came de escape para deixar espaço para os carburadores. Até as cames tinham a mesma especificação. Mas isto era a versão de base, porque depois se podiam comprar todos os bocadinhos especiais (a um preço também ele muito especial, obviamente...) para tornar o nosso carro em versão de competição tal e qual os que andavam a rasgar pelos rallyes.

    O motor twin-cam do Spider e Coupé é sim obra do Eng. Aurelio Lampredi, ex-Ferrari. Foi o seu primeiro motor concebido de raiz e sem restrições para ser um motor competitivo. E foi uma obra de arte da engenharia, quanto mais não seja era tão bom que andou na linha da frente do grupo Fiat durante mais de 30 anos, e ainda hoje é possível ver muito dos seus traços nos motores mais desportivos do grupo.

    Entre os modelos que devem a sua performance a este lendário motor, temos os 124 Spider e Coupé, 124 e 131 Abarth, Seats 124 Abarth, Lancia Beta Coupé Rally, Lancia Beta Montecarlo, Lancia Rally 037, Lancia Delta GT i.e., HF Turbo, Integrale, Delta S4, Fiat Croma, Fiat Ritmo 105, 125 e 130 TC Abarth, Fiat Coupé 16v e 16v Turbo, ... e a lista ainda continua.

    Um abraço a todos!

    P.S.: Coitados dos G40 e GTIs... nem sabem o que lhes passou por cima... :D
     
  20. Tenho o carro guardado na minha casa de campo no alentejo e nao vou la á cerca de 5 anos....quando la for tiro umas fotos.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página