Fiat Fiat 124 Special T 1600

Diários de Bordo

Fiat Fiat 124 Special T 1600

OP
OP
João Diogo Borges

João Diogo Borges

Clássico
Paulo Jorge Coutinho disse:
Venham as fotos!
Vais manter o vinil ou vais eliminar?

O vinil é mesmo a única duvida que tenho o_O
O que está tem que sair pois está todo torto, depois não sei se ponho outro ou se nem chego a pôr...
 
OP
OP
João Diogo Borges

João Diogo Borges

Clássico
E a saga continua :D

dsc00540n.jpg


dsc00541vq.jpg


dsc00542ht.jpg


dsc00560tu.jpg


dsc00559vg.jpg


dsc00548nb.jpg
 
Eu, quando estava para restaurar o KE25, já tinha decidido não colocar o vinil, até ao dia em que vi um carro igual ao meu (na mesma côr) sem o vinil!
Desisti de imediato da ideia!

Mas o teu não fica mal sem o vinil...
 
Se vais corrigir os faróis traseiros para manter a originalidade, em meu entender, não fará qualquer sentido manter o vinil... é que de fábrica não saiu nenhum Special T com o tejadilho plastificado.

Cpts,
 

Paulo Amarall

Clássico
João parabens pela máquina. De facto como podes ver nesta foto do meu 124 R, os farolins de trás não são de origem. São sim do meu, e não dos ST.
 

Anexos

  • mixões.jpg
    mixões.jpg
    154.3 KB · Vistos: 36

José de Sá

"Life's too short to drive boring cars"
Portalista
Em relação aos farolins traseiros, como já foi dito, os do 124 R são diferentes do 124 ST.
Agora tal facto não inviabiliza que este ST não tenha saido assim de fabrica.
Na altura em que estes carros foram construídos, as linhas de montagem não eram como hoje em dia, e dadas as semelhanças nos modelos era facil haver "confusões" na montagem e saírem umas quantas coisas trocadas entre modelos.
Penso que esse tambem tenha saido da SOMAVE em Vendas Novas, não??

Em relação ao tecto havia varios carros que sairam com vinil como extra ( o que mais me vem á memoria é o Capri ) , junto com o boato que o vinil protegia bastante a chapa. Logo isso pegou moda e houve "ene" donos a fazer essa alteração.
Nos Fiat 124 nunca houve tal opcional de fabrica.







 

David Silva

scuderi
José, não tens de alimentar boatos sustentados em nada... Estes carros nunca saíram com os farolins dos 124R e ponto final. Todas as miscelâneas que se produziram em Portugal estão devidamente testemunhadas e fundamentadas. Tens o exemplo dos Alfa Bertone (serie 105) montados em Portugal que após o 25 de Abril, e com a perda de ligação à casa mãe sofreram mutações entre os modelos GT Junior e GTV...
 

José de Sá

"Life's too short to drive boring cars"
Portalista
David Silva disse:
José, não tens de alimentar boatos sustentados em nada... Estes carros nunca saíram com os farolins dos 124R e ponto final. Todas as miscelâneas que se produziram em Portugal estão devidamente testemunhadas e fundamentadas. Tens o exemplo dos Alfa Bertone (serie 105) montados em Portugal que após o 25 de Abril, e com a perda de ligação à casa mãe sofreram mutações entre os modelos GT Junior e GTV...

Calma, simplesmente é uma opinião para o que possa ter acontecido com a traseira deste ST.
Por exemplo esta á a traseira original de um ST:

FIAT 124 SPECIAL T traversa posteriore nuova originale | eBay

Esta por sua vez é a do 124 S:

TRAVERSA POSTERIORE FIAT 124 E SPECIAL NUOVO SPARE PART | eBay

Acontece que a do R, da qual não arranjei link nem foto, mas já vi, tem 2 rasgos de cada lado para levar os 4 farolins.

Simplesmente acho estranho o anterior dono se dar ao trabalho de substituir a traseira completa original e fazer esta transformação só para lhe meter mais 2 farolins.

Dai eu dizer que dadas as diferenças serem poucas do ST para o R que possa ter havido uma confusão na montagem na fabrica, coisa que por exemplo aconteceu com o meu Corsa GT na fabrica de Zaragoza de onde sairam Mk1 misturados com MK2.
Mas foi só uma ideia.......;)
 
Boas noites. Antes de mais parabéns pelo restauro.

Quanto à mudança da traseira pode muito bem ter acontecido um toque na traseira do veículo e na altura de a compôr o dono ter colocado a traseira que mais gostava ou a primeira que lhe apareceu à frente. Às vezes é complicado isto das originalidades, mas pela minha pouca experiência as opiniões mais válidas são sempre a dos experts dos modelos. Tive a oportunidade de constatar isso na recuperação da minha 4L, também uma grande vítima das trocas de peças pelas mais modernas do que pelas de época, ou pelas mais baratas :D :D

Abraços e boa continuação, parece estar tudo a ser feito como manda a sapatilha.
 

pintodealmeida

GT Abarth
Muitos parabéns.

Adoro 124 e especialmente a "linhagem Special Twin Cam".
Foram carros da minha infância, tanto 1.4 como 1.6.
E acompanhei esse 1600 TC no derivado Lancia, já com i.e.

Gosto muito dessa cor, apesar de preferir o vermelho mais escuro que é até mais um castanho e temos por cá no Portal.

De facto pelo menos os farolins são do 124 R.
Tive um "R" com 19/20 anos que já agora tinha descanso de braço central nos lugares traseiros.
Não sei se seria original.
Esse carro verde escuro estava estofado de veludo amarelo torrado.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Caros amigos,

As dúvidas são simples de responder: Este carro certamente já teve algures na sua vida um "beijinho" na traseira, e o painel foi trocado. Estes carros eram modelos exclusivos e nem sempre era fácil apanhar as peças correctas. Os painéis do 124 normal são muito mais fáceis de encontrar, e foi isso que lhe aconteceu. Não é de forma alguma viável que a fábrica fizesse um modelo assim, já que eram dos poucos elementos estilísticos que lhes davam distinção dos 124 mais "vulgares".

Já vi enxertos deste género em vários ST e mesmo em 125's. Eram modelos mais raros, por isso as peças não apareciam com tanta facilidade. Antes da internet, não era de qualquer maneira que se encontravam as coisas...

Quanto ao tecto em vinil, de facto nunca foi opção nestes modelos, isso foi uma moda passageira (e, na minha opinião pessoal, horrenda) originada pelos americanos, que por sua vez contagiaram os ingleses e por aí fora. A razão era simples... era uma maneira mais barata de dar o acabamento ao carro. Claro que a chapa lá debaixo que se lixe...

Segundo sei, os ST não tinham o circuito dos 4 piscas, mas é algo que se pode adicionar com facilidade.

Um abraço a todos!
 
OP
OP
João Diogo Borges

João Diogo Borges

Clássico
Muito obrigado a todos pela ajuda prestada, têm sido muito úteis :D
Logo ou amanhã já deve haver mais alguns avanços...
Abraço.
 

Paulo Lustosa

YoungTimer
Esta máquina traz-me recordações. Em criança um vizinho tinha um e quando ao domingo de manhã ele e mais uns quantos vizinhos se juntavam para levar a pequenada a dar uns toques na bola eu via sempre se arranjava lugar no 124 :yes: (as outras opções eram um civic da 1ª geração e um simca que pela recordação que tenho e por fotos que tenho visto já depois de adulto, presumo que fosse um aronde).

Parabens pela aquisição e boa sorte com o restauro...
 
OP
OP
João Diogo Borges

João Diogo Borges

Clássico
Mais uns avanços, poucos, mas pelo menos vai andando :D
 

Anexos

  • PICT3823.jpg
    PICT3823.jpg
    100.7 KB · Vistos: 32
  • PICT3824.jpg
    PICT3824.jpg
    109.3 KB · Vistos: 36
  • PICT3825.jpg
    PICT3825.jpg
    90.4 KB · Vistos: 36
  • PICT3826.jpg
    PICT3826.jpg
    60.3 KB · Vistos: 36
  • PICT3827.jpg
    PICT3827.jpg
    88.7 KB · Vistos: 31
Em relação à traseira muita coisa pode ter acontecido, era normal final de 70's, inicio dos 80's, modernizar os automoveis, o que não faltam foi BMW's que eram de farol redondo em que cortaram a traseira para encaixar o farol mais moderno, que é maior e retangular.
Conhecia um Fiat 128 1100 que lhe encaixaram na traseira 4 farois, de fabrica trás dois rectangulares e resolveram encaixar mais 2 iguais por baixo, entendiam os donos que os veiculos ficavam mais modernos com mais farois!!!
Pode muito bem ter acontecido o mesmo com este 124, na furia de modernizar! toca de abrir espaço para uns farolins traseiros novos.
Na epoca os chapeiros faziam isso sem substituir o painel traseiro, ainda existia muitos bons chapeiros, hoje é que são uma raridade.

Quanto ao tecto de vinil eu pessoalmente não o colocava, só por uma questão, como vai ser aplicado? De fabrica eles são postos sem cola, são esticados, moldados e ficam bem, normalmente os estofadores em Portugal colam-nos antes de esticar com medo de aparecer bolhas com o Sol, anos depois o tejadilho está todo esburacado e é lixo, isto acabou por matar muitos veiculos.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Vitor Patricio disse:
Esqueci-me de uma coisa nos Fiat era raro tecto de vinil, de origem só me recorda assim de repente do Bertone Racer.

... não era raro, não existia simplesmente. Quando muito poderia ser algo que um concessionário oferecesse como complemento de serviço para as vendas. Nesta época os concessionários tinham muito mais meios e serviços, e acabavam por algumas vezes fazer alterações a pedido dos clientes. Nos EUA, lembro-me de haver casos de concessionários que chegavam a oferecer conversões para descapotáveis nalguns modelos, aqui há tempos li sobre exactamente isso com os Volvo P1800.

O Bertone Racer é uma excepção que se entende perfeitamente pois não é um veículo de produção normal, era uma edição especial de confecção inteiramente a cargo da Bertone, logo não saía das linhas Fiat. Nem sequer era designado como Fiat, era mesmo Bertone.

Um abraço!
 
Topo