Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ferrugem!

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Pedro Santos Jorge, 2 Ago 2006.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Pedro Santos Jorge, 2 Ago 2006.

  1. Caros Amigos,

    Certos que o tema da ferrugem diz muito a todos gostaría de partilhar com todos um produto que experimentei recentemente e que se mostrou muito eficaz: chama-se DESOX e há à venda no AKI.

    É um producto de base ácida por isso requer evidentes cuidados de manuseamento.

    Tinha uma série de pequenas peças (parafusos, anilhas, abraçadeiras, enfim coisas pequenas) que estavam sujas, com restos de tinta e óleo e, claro, ferrugem. Pus todo numa taça cheia de decapante e deixei actuar uma boa meia hora para desengordurar e tirar a grosso dos restos de tinta. Passado esse tempo, levei com água corrente e submergi tudo no tal DESOX. Inicialmente ganha um pouco de espuma que, imagino, seja do ácido fosfórico! Embora as instruções indiquem aplicar por um período de 5 minutos a meia hora, deixei ficar bastante mais tempo. É que entretanto tive de sair...!
    Passado umas duas horas voltei e já não havia espuma nenhuma estando a taça com uma camada de sujidade preta à tona. Voltei a passar por água e lavei com um daqueles esfregões verdes de cozinha (esponja de um lado e esfregão no outro!) e um detergente vulgar (também de cozinha!). Bom, o resultado é fantástico! As peças ficaram NOVAS! Incrível! Agora vou mandar cromar umas e zincar outras e ficarão espectaculares!

    Há certamente outros productos idênticos, mas este é recomendável!

    Um abraço... e bons restauros!
    Pedro Santos Jorge
     
  2. Ferrugem...

    Pois é sem duvida algo que nos aflige. Gostei da dica e tenho lá umas pecitas prontas para esse tratamento, depois opino tambem.

    Já agora e depois do carro pronto ? quais são as opções? Eu tenho usado a cera e vocês?
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Esse produto parace ser fixe.

    Quanto à cera, não existe melhor para colocar no fim do carro arranjado.

    Um abraço!
     
  4. Obrigado pela dica.

    Depois conto como correu a minha experiencia com o DESOX.

    Abraços,
     
  5. esse produto parece optimo mas eu precisava era de um produto anti ferrugem para aplicar nas partes ocas do meu celica, cavas laterais etc. para que fiquem protegidas mais tempo
     
  6. Boas
    Também experimentei o desox e parceu-me bastante bom.
    Abraços
     
  7. Re: cera

    Boas .
    Uma pergunta.
    Qual o tipo de cera que aconselham???(marcas??)
    Já ouvi falar em mais do que um tipo.
    Já agora onde adquirir????E como é que aconselham a colocação da mesma????
     
  8. Boas,

    Alguém conhece algum produto para tirar a tinta de peças plasticas.

    É que eu tenho umas grelhas do meu Celica, que fizeram o favor de mas borrar de tinta, e ainda por cima a tinta está velha e a lascar, mas para lixar aquilo, nem pensar.

    Agora precisava era de um produto que retirasse a tinta sem estragar o plastico.:(
     
  9. Caros amigos
    Já experimentei muitos produtos para decapar ferrugem, mas sempre com resultados sufríveis e muito demorados depois exigem muitas aplicações, claro que em peças pequenas como os parafusos que podem ficar completamente imersos os resultados são mais satisfatórios e dá menos trabalho. Aquelo que deu melhores resultados foi o da SECOND (não tenho comissão), mas como não conheço o DESOX, na primeira oportunidade vou tentar e depois digo alguma coisa. Quero no entanto partilhar o método que estou a adoptar e de que estou cada vez mais fã, falo da Eléctrolize que faz a primeira parte do trabalho de remoção da ferrugem, de seguida mergulho as peças em DESOXIDANTE da TITAN, (não aconselho este produto a não ser para mergulhar as peças) e a seguir a Eléctrozincagem. Estes dois processos caseiros permitem resultados muito satisfatórios. Mas claro que em superfícies grandes como paineis nada como um bom desoxidande e escova de aço, aí temos que ter um bom desoxidante para não ter que apicar 1001 camadas e esgotar a paciência.
    Bons Restauros.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página