Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

F1 - GP Malásia - 1.º Button ; 2.º Heidfeld ; 3.º Glock

Tópico em 'Desporto Motorizado Actual' iniciado por Pedro Pires, 5 Abr 2009.

Tópico em 'Desporto Motorizado Actual' iniciado por Pedro Pires, 5 Abr 2009.

  1. [​IMG]

    Jenson Button venceu o segundo Grande Prémio de forma consecutiva e ele, com a sua equipa Brawn GP, está a tornar-se na maior figura deste arranque da temporada, independentemente da questão dos difusores traseiros que só ficará totalmente esclarecida a 14 de Abril.

    Num Grande Prémio espectacular e perfeitamente caótico na parte final, a chuva apareceu, primeiro a conta-gotas, depois de forma torrencial, sensivelmente a meio da corrida. Nessa altura, foi um corrupio na via das boxes, com vários pilotos a escolherem pneus de chuva, depois intermédios, depois de volta aos de chuva, quando a monção se intensificou. Button acabou por sair em vantagem na quarta paragem nas boxes e, quando a corrida foi interrompida com bandeira vermelha por causa da péssima visibilidade, o britânico estava na primeira posição. A direcção de prova fez um compasso de espera de meia hora para retomar a corrida atrás do Safety Car, mas nem a chuva abrandou, nem o sol ficou para contar a história, de modo que não havia visibilidade suficiente para voltar a correr. Serão atribuídos pontos pela metade, uma vez que nenhum piloto completou os 75% regulamentares.

    Nick Heidfeld acabou por ser classificado no 2º lugar, uma vez que a ordem estabelecida foi a da volta imediatamente anterior à da bandeira vermelha. Heidfeld estava a instantes de entrar para montar pneus intermédios, quando a chuva se intesificou e o alemão decidiu ficar em pista com os pneus de chuva, ganhando várias posições. Timo Glock, que foi um dos primeiros a montar pneus intermédios e aguentou-se em pista várias voltas com essa mistura, foi classificado em 3º lugar.

    A Ferrari voltou a dar um tiro no pé ao mandar Raikkonen para a pista com pneus intermédios quatro voltas antes dos primeiros chuviscos. O finlandês destruiu rapidamente os seus pneus e, quando a corrida foi interrompida, estava em 14º. Felipe Massa foi classificado em 9º, fora dos pontos. Lewis Hamilton salvou a honra da McLaren ao ficar classificado em 7º.

    DECLARAÇÕES DOS TRÊS PRIMEIROS

    JENSON BUTTON: «Foi uma corrida louca, andei em 4º, em 3º, depois fui para a frente, mas era uma lotaria escolher os pneus certos, porque aqui, quando chove, é torrencialmente. Ainda montei os intermédios, mas era mais seguro ter os pneus de chuva. Considero-me um pouco afortunado por ter ganho».

    NICK HEIDFELD: «Foi muito difícil e nestas condições é difícil acertar na escolha dos pneus. Pensei poder ser rápido com intermédios, mas felizmente começou a chover torrencialmente quando estava a 200 metros da box e decidi ficar na pista. Foi por isso que fiquei em 2º».

    TIMO GLOCK: «Numa corrida destas, acabou por ser uma das melhores que eu já fiz. Passei demasiado tempo a perguntar-me quanto tempo faltaria para começar a chover, vi as nuvens negras e decidi arriscar nos pneus intermédios. No fim, foi um golpe de sorte, mas acabou por permitir-me ficar no pódio. Depois a corrida foi interrompida, eu estava em 2º. Final fiquei em 3º. Espero não ficar em 4º daqui a uns minutos...».

    GRANDE PRÉMIO DA MALÁSIA - CLASSIFICAÇÃO

    Pos. Piloto Equipa Tempo
    1 J. Button Brawn GP 1:10:59.092
    2 N. Heidfeld BMW + 22.722
    3 T. Glock Toyota + 23.513
    4 J. Trulli Toyota + 46.173
    5 R. Barrichello Brawn GP + 47.360
    6 M. Webber Red Bull + 52.333
    7 L. Hamilton McLaren + 1:00.733
    8 N. Rosberg Williams + 1:11.576
    9 F. Massa Ferrari + 1:16.931
    10 S. Bourdais Scuderia Toro Rosso + 1:42.164
    11 F. Alonso Renault + 1 volta
    12 K. Nakajima Williams + 1 volta
    13 N. Piquet jr. Renault + 1 volta
    14 K. Räikkönen Ferrari + 1 volta
    15 S. Vettel Red Bull + 1 volta
    16 S. Buemi Scuderia Toro Rosso + 1 volta
    17 A. Sutil Force India F1 + 1 volta
    18 G. Fisichella Force India F1 + 2 voltas
    Did not finish
    19 R. Kubica BMW + 30 v
    20 H. Kovalainen McLaren + 31 v

    In: AHO
     
  2. a equipa brawn foi a que teve mais tempo para preparação das novas regras de formula1
     
  3. Então quem tinha de receber um ponto recebeu meio!?
     
  4. no fundo a Honda que abandonou por nao ter orçamento e patrocinador para participar como equipa oficial está a safar-se bem.

    so prova que o dinheiro nao é tudo na vida e que por exemplo os motores valem por si só!!!
     
  5. Especula-se que a Brawn GP irá mudar de nome para Virgin GP, devido ao patrocínio da Virgin.
     
  6. Aqui fica o resumo escrito do que se passou neste grande prémio da Malásia:

    11h54 - Os três primeiros, Button, Glock e Heidfeld, vão para o pódio, mas como a classificação considerada é a da volta anterior à bandeira vermelha, Heidfeld é classificado em 2º e Glock em 3º! Termina aqui esta cobertura em directo. Em breve, a análise ao que se passou aqui mesmo, em desporto.autohoje.com. Obrigado pela sua companhia.

    11h53 - Jenson Button e a Brawn GP conseguem a segunda vitória consecutiva e este campeonato do mundo de F1, mesmo com tanta trapalhada, ameaça tornar-se no mais espectacular de sempre!!

    11h52 - Acabou. Não há mais corrida. Button ganha!

    11h51 - A Ferrari disse à BBC que mandou retirar o carro de Raikkonen porque está com perturbações no KERS por causa da monção.

    11h48 - AHA!!! Ordem para os pilotos se sentarem nos seus carros!! Segundo a Williams, que cita uma fonte não-oficial, não dará para mais do que dois minutos de corrida retomada atrás do Safety Car. No peão, o público faz escorregas sobre a relva... ou melhor, sobre a lama, a imitar os tempos do festival de Woodstock. É que está a chover, mas o calor é insuportável!

    11h47 - Os mecânicos da McLaren estão a usar toalhas, esponjas e ventoinhas para tentar secar o banco do carro de Hamilton. O céu dá uma pequena aberta, mas o sol já vai a caminho do outro lado do mundo.

    11h45 - Raikkonen está nas boxes a comer um gelado, com ar de quem está de férias. Se a corrida for recomeçada, é bom que seja dentro de 5 minutos, caso contrário atingem-se as duas horas regulamentares.

    11h42 - Fisichella conseguiu trazer o carro até às boxes, aparentemente pelos seus próprios meios. Nesse caso, ele e Sutil vão poder recomeçar da via das boxes. Raikkonen nem deve dar-se ao trabalho de voltar à pista.

    11h41 - E está quase de noite. Não estamos em Singapura, não há iluminação artificial que valha aos pilotos.

    11h41 - Chove menos.

    11h40 - Sébastien Bourdais evidencia uma expressão de incredulidade: 'mas vão mesmo recomeçar?', parece querer dizer.

    11h37 - O carro de Raikkonen está dentro da box. A Williams confirma a Rosberg que a corrida vai ser retomada atrás do Safety Car, mas os carros do 3º lugar para trás vão ser colocados do lado direito da pista e vão ser autorizados a arrancar um minuto e meio antes do Safety Car. Está tudo louco???! (aparentemente, são todos os carros que não cumpriram 33 voltas, e assim todos ficarão na mesma volta e irão apanhar os 3 primeiros atrás do Safety Car).

    11h35 - Junto às bermas há água suficiente para uma piscina doméstica. Volta a chover com intensidade. Massa já tem a sua viseira branca (totalmente transparente) e pode respirar fundo...

    11h33 - Aparentemente, a direcção de prova quer que os pilotos façam voltas suficientes atrás do Safety Car para se completarem 75%. Está a trovejar no horizonte.

    11h31 - Na volta anterior à bandeira vermelha, Hamilton foi o mais rápido em pista. Mesmo assim fez uma volta em três minutos e meio. Estão a ser dadas indicações para recolocar os carros pela ordem da classificação, para ser dada partida atrás do Safety Car! Os pilotos não querem correr, está demasiado escuro!!!!

    11h29 - Os pilotos estão a regressar aos carros... será?... é que em alguns pontos da pista parece de noite!

    11h27 - A realização mostra uma interessante colecção de «ballet»: piões de Buemi, Vettel, Heidfeld, Hamilton e Fisichella. Tudo na volta em que foi mostrada a bandeira vermelha.

    11h25 - Alonso disse à BBC: «isto assim não é nada, espero que não retomem a corrida».

    11h23 - Se a corrida terminar, a Ferrari volta a ter... zero pontos! A decisão de fazer Raikkonen montar pneus de chuva 4 voltas antes do tempo foi um desastre! A McLaren ficou sem pontos com a dsclassificação de Hamilton na Austrália, mas o campeão do mundo está aqui em 6º.

    11h20 - São quase 18h30 na Malásia, o sol já não volta para trás, dificilmente esta corrida virá a ser retomada.

    11h18 - Se a corrida for retomada, será atrás do Safety Car.

    11h14 - Cabe a Charlie Whitting, director de prova, decidir o que fazer. A pista não vai secar em meia hora, os limitadores estão submersos em água, até andar atrás do Safety Car seria perigoso. Classificação actualizada a 23 voltas do final: 1. Button, 2. Glock, 3. Heidfeld (com pneus intermédios!, incrível), 4. Trulli, 5. Barrichello, 6. Hamilton, 7. Rosberg, 8. Webber, 9. Massa, 10. Bourdais, 11. Alonso, 12. Nakajima, 13. Piquet, 14. Raikkonen, 15. Sutil. DE FORA: Vettel, Buemi, Fisichella, Kubica e Kovalainen.

    11h12 - Toda a gente fora dos carros. Webber, um dos presidentes da Associação de Pilotos, conversa com os companheiros sobre o que fazer. Em princípio, só se retomará a corrida se parar de chover em 10 minutos.

    11h09 - Webber gesticula para a imagem: 'não se vê nada para a frente', é o que quer dizer. Não pára de chover e não tarda deixa de haver sol.

    11h06 - Se a corrida não for retomada, serão atribuídos metade dos pontos por esta corrida. Não se atinguiu os 75% do Grande Prémio, ficámos a 10 voltas desse limite. Massa perde as estribeiras, quer uma viseira clara para o seu capacete, o engenheiro responde-lhe: «TEM CALMA! JÁ OUVIMOS! ESTAMOS A TRATAR DE OUTRAS COISAS, JÁ VAI A CAMINHO!».

    11h04 - Tudo parado na recta da meta. Classificação na volta anterior: Button, Glock, Heidfeld, Trulli, Barrichello, Hamilton, Rosberg, Weeber, Massa, Bourdais, Alonso, Nakajima, Piquet, Raikkonen.

    11h03 - BANDEIRA VERMELHA!!!!! Corrida interrompida... e não tarda anoitece em Sepang.

    11h02 - Faltam 24 voltas, toda a gente pode ir às boxes, desde que respeite os limites de velocidade. Sébastien Bourdais queixa-se à Toro Rosso que é impossível guiar nestas condições.

    11h01 - Recapitulemos: 1. Button; 2. Glock; 3. Heidfeld; 4º Trulli... SAFETY CAR!!!... é demasiada chuva, a direcção de prova não brinca e vai acalmar toda a gente...

    11h00 - Visibilidade nula. Vettel fora de pista... AH!... esta sim, é a monção que todos esperavam!

    10h59 - Terceira procissão na via das boxes, pneus de chuva para toda a gente!! Fisichella saiu de pista e abandonou.

    10h58 - E agora??! Precipitação geral na corrida aos intermédios! Button recuperou o 1º lugar, mas Glock foi à box montar pneus de chuva. Está tudo a correr perfeito ao alemão da Toyota!!

    10h56 - Button pára nas boxes, incrível, Timo Glock passa para 1º!!! Quem disse que a Fórmula 1 não é um espectáculo?! E ESTÁ A CHOVER BASTANTE MAIS!!!

    10h54 - Nova corrida às boxes, agora para montar... pneus INTERMÉDIOS! Aparentemente, a monção foi só um ameaço.

    10h52 - Barrichello comete um erro, sai largo... perde duas posições... uf!!... Glock já vai em 3º!!

    10h51 - Barrichello ataca e passa Trulli, o brasileiro passa a 3º. Massa passa Hamilton. Rosberg ataca Button. Mas vai para a box??!... monta pneus intermédios. Glock imparável, já passou Trulli.

    10h48 - Hamilton queixa-se à equipa que as relações de caixa estão a esgotar muito cedo, daí estar a perder velocidade. Incrível, Glock está com pneus intermédios e está a ser mais rápido que toda a gente. Já está em 6º!

    10h47 - Agora sim, a pista está muito escorregadia. Webber desenvencilhou-se de Hamilton, passou Heidfeld e já é 5º.

    10h46 - Que corrida! Hamilton e Webber já se ultrapassaram e re-ultrapassaram seis vezes!

    10h44 - A montanha pariu um rato. Até agora só cairam uns pingos. Continua a luta entre Webber e Hamilton. Agora o australiano está em vantagem e fica na frente, até que na curva 1 o inglês retoma a posição.

    10h43 - Ainda não chove a potes. Hamilton passa Webber.

    10h42 - Button, Rosberg, Trulli e Barrichello. Heidfeld é 5º. Raikkonen queixa-se que os seus pneus de chuva, que fizeram 4 voltas em piso seco, estão completamente destruídos.

    10h41 - Procissão de entrada nas boxes para montar pneus de chuva. Quem tem vantagem?

    10h40 - Fernando Alonso está claramente a contar que chova nos próximos instantes. Se assim for, só vai precisar fazer uma paragem para ir até ao fim da corrida. Vai em 5º. AAAAAAAAAAHHHHHH mas está mesmo a chover, o espanhol saiu em frente e estragou por completo a corrida!!!

    10h38 - Hamilton informa a equipa que está a chover na última curva do circuito.

    10h36 - Raikkonen a andar para trás. Já perdeu 4 posições e ainda não começou a chover. O que passou pela cabeça dos senhores da Ferrari? Barrichello pára. Quatro slicks de lista verde. E péssimo arranque de saída da boxe, não fica à frente de Trulli. Button, por seu lado, conseguiu ficar à frente de Rosberg e Trulli.

    10h35 - Pára Button. Slicks macios, pouco combustível.

    10h34 - Faltam reabastecer os Brawn. Ferrari avisa Massa que, se começar a chover, a vantagem porque tem muito combustível. Já há pneus para chuva na Ferrari e são para Raikkonen. Risco máximo!

    10h33 - Pit stop de Trulli, ipsis-verbis a dos anteriores. Barrichello é o mais rápido em pista.

    10h32 - Webber fez exactamente o mesmo: pneus macios, muito combustível. Caiu para 14º. Do 10º lugar da grelha para trás, todos os pilotos partiram com carros muito pesados.

    10h30 - Rosberg na box. Pneus macios, muito combustível. Cai para 4º. Glock também colocou pneus macios, outra vez. Toda a gente espera que chova em breve. Trulli lidera, Button está a menos de 0,5s.

    10h28 - Rosberg aumenta a vantagem para Trulli e Button, são mais de 3 segundos para o italiano, o inglês está a 4,3s. Barrichello já a 11 segundos. Glock está em cima de Alonso e Hamilton vem logo atrás.

    10h25 - Vettel entra na box, tinha o carro muito leve. Vamos ver que pneus escolhe... pneus macios. Muita gasolina, se chover dará para ir até à meta.

    10h24 - Erro grande de Alonso (outra vez). Webber passa, mas Alonso responde e recupera. Webber volta à carga, Alonso responde, quase se tocam, Webber insiste... AAAAHHH!... grande corrida, mas o australiano prevalece e sobe a 6º.

    10h23 - 12ª volta. Estes podem ser os carros de F1 mais feios de todos os tempos, mas proporcionam corridas dos diabos!

    10h22 - Alonso comete um erro, Raikkonen sobe a 5º. Webber e Glock à espreita.

    10h19 - Segundo a McLaren, a chuva ainda deve demorar uns 10 minutos.

    10h18 - Barrichello faz a volta mais rápida. Heidfeld comete um erro e perde duas posições, para Vettel e Hamilton.

    10h17 - 1º Rosberg; 2º Trulli, 3º Button, 4º Barrichello. 5º Alonso e atrás dele um comboio com Raikkonen, Webber e Glock. Massa e Hamilton lutam pelo 11º lugar.

    10h16 - Engenheiro de Button informa-o via rádio que a monção deve estar por segundos...

    10h14 - Raikkonen descarrega o KERS na entrada da recta da meta para tentar passar Alonso, mas nada feito.

    10h12 - Vettel ataca Heidfeld, que é 9º. Grande corrida!

    10h11 - Rosberg faz a volta mais rápida. 4º Barrichello, 5º Alonso, 6º Raikkonen, 7º Webber, 8º Glock. Vettel ultrapassou Hamilton e passa a ser 10º.

    10h10 - Button faz a volta mais rápida da corrida. Rosberg 1º, Trulli 2º, Button a quase 3 segundos.

    10h08 - Sébastien Buemi parou na box para trocar o «nariz» após um toque. Kubica confirma os problemas de saúde do motor BMW a abandona. Grande luta entre Alonso e Barrichello, o espanhol ultrapassa na entrada da recta da meta, o brasileiro responde na curva 1 e recupera a posição.

    10h07 - Lewis Hamilton não arrancou nada mal, chegou a 10º. Kubica, pelo contrário, saiu da posição da grelha a passo de caracol.

    10h06 - Barrichello é 5º, está «em cima» de Alonso.

    10h05 - Alonso sai muito largo, Button recupera a 3ª posição! Rosberg e Trulli distanciam-se na frente.

    10h04 - Rosberg na frente!!! Button passado por Trulli! Alonso também passou Button, o inglês caiu para 4º! Kovalainen na escapatória, está fora!!

    10h03 - Apagou o semáforo! PARTIDA!!

    10h00 - Luz verde. Volta de formação da grelha, todos os pilotos saíram. Kubica queixa-se via rádio de um ruído estranho no motor.

    09h59 - Button e Trulli na primeira linha, quem chegará à primeira curva na frente?

    09h58 - Dois minutos para a volta de formação da grelha. Sem um pingo. Recorde-se que os cobertores de aquecimentos dos pneus foram reautorizados para as primeiras provas deste ano, ou seja, todos os pilotos partem com pneus a uma temperatura aceitável. Não foi declarada «wet race», todos têm pneus de piso seco.

    09h55 - O engenheiro de pista de Nick Heidfeld disse-lhe via rádio que espera chuva assim que a corrida começar.

    09h53 - O sol espreita por entre nuvens carregadas. Pode chover logo após o arranque e não deve ser um chuvisco.

    09h51 - Ninguém sabe ao certo o que esperar da meteorologia, mas Ross Brawn deve saber qualquer coisa que os outros não sabem, porque ordenou uma alteração no «nariz» dos seus dois carros.

    09h45 - Está um calor difícil de suportar, mas o céu está escuro. As equipas sabem que vai chover durante a corrida. Só não conseguem adivinhar quando...

    In: AHO
     
  7. E a equipa sensação continua a dar nas vistas.
     
  8. A Ferrari e a Mclaren andaram muito preocupadas uma com a outra e deixaram toda a concorrência lhes passar à frente.
     
  9. Não era muito óbvio que isto acontece-se. Assim está lançado um campeonato muito interessante.

    É a piada das corridas!;)
     
  10. Para quem vê F1 a mais de 40 anos, não é surpresa que um engenheiro que deu 7 títulos mundiais a um piloto (Shumacher), desde que tenha recursos financeiros e tempo, faça o que Ross Brawn fez...
     
  11. este GP foi um mundo!

    ja ha muito que nao se via uma prova assim
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página