F......... de....

Clássicos Modernos

F......... de....

Nuno Andrade

Pre-War
O som... Meus amigos, o som!!!! :p

Esse 348 estará de origem a nível de sistema de escape? Não tinha ideia que ele "canta-se" tanto!!! :oo
 

Nuno Andrade

Pre-War
Algo sobre a maquina:

O Ferrari 348 marcou uma mudança radical na forma como Maranello construiu seus carros. Feita a substituição de um chassi de tubos de aço tradicional por uma estrutura muito mais rígida monobloco com sub-chassi traseiro tubular.

A suspensão permaneceu independente dianteira e traseira com braços triangulares, molas, amortecedores telescópicos e barras estabilizadoras, mas com geometria revista. Os travões, a disco ventilado eram muito maiores do que aqueles no Ferrari 328, e utilizou a tecnologia anti-bloqueio.

O V-8 montado em posição central retornou, mas era maior e mais poderoso, 3405cc e é montado longitudinalmente e acoplado a uma caixa de velocidades transversais. A nova cilindrada deu origem á nova designação 348 (34 - 3400 cc; 8 - 8 cilindros). Os 348 eram "tb" para o estilo fechado berlinetta corpo, "ts" para o Spyder (que na verdade tinha um painel de tecto estilo targa).

Uma maior taxa de compressão e um sistema de injecção de combustível actualizado ajudou a gerar 300 cavalos de potência, 30-40 mais do que o Ferrari 328, enquanto um sistema de lubrificação de cárter seco deu um novo centro de gravidade inferior.

O Ferrari 348 foi o último projecto feito sob a supervisão do chefe estilista Leonardo Fioravanti. Inspirando-se no Testarossa, as suas formas eram mais brandas do que as das 308/328 mas ainda curvas, as laterais eram de óbvia inspiração Testarossa. A distância entre eixos é maior do que o 328 e a largura entre eixos também, dando ao interior mais espaço.

O Ferrari 348, em formas de TB e TS, fez sua estréia no Frankfurt Auto Show 1989. "Para muitos, foi o Best in Show", afirmou Road & Track. "Livre do excesso do Testarossa - em largura, saliência e estilo - este 3,4 V-8 é compacto, mais rápido na pista ... ideal ".

Mas o Ferrari 348 provou não tão ideal, no mundo real. Road-tests podem não combinar muito bem com os da Ferrari, que afirmou 5,6 segundos 0-60 mph e velocidade máxima de 171-mph. Pior, eles encontraram um grande desafio em conduzir próximo ou no limite. Outras deficiências incluíam circulação em estrada muito dura, eixo da frente instável em alta velocidade, e uma caixa rígida.

Em seguida, a Acura lançou o NSX, e o dia para a noite a equação mudou. O desenho do Honda V-6 de motor central, e de dois lugares igualaram o desempenho do Ferrari 348, tiveram um comportamento em estrada mais equilibrado, maior conforto, e superiorizou um Ferrari com engenharia superior, maior qualidade de construção, e custou cerca de 30.000 dólares menos.

"Superou a Honda a Ferrari?" Perguntou retoricamente a Road & Track numa comparação de Janeiro de 1991. A revista conclui que o Ferrari 348 foi "o mais exótico" e mais tarde o nome de "um dos dez melhores carros do mundo". Mas dos dois, ela acreditava que o NSX era "o carro mais bem sucedido."

Bem ciente das deficiências do Ferrari 348 o novo Director da Ferrari, Luca Cordero di Montezemolo tomou posse.

A empresa trabalhou rapidamente para melhorar o Ferrari 348. Reviu-se o mecanismo da caixa de velocidade, da climatização do carro, o sistema de injecção de combustível, foram instalados novos amortecedores e novas molas.
 

Nuno Andrade

Pre-War
Não resisto a procurar informação sobre esta "piu bella machina", posso não ser dono de nenhum, mas hei-de conhecer-lo como se fosse meu, acho que o Ricardo não se importa, pois não ?!? :D

De certeza que o dono já conhece todos estes sites e imagens e etc, mas fica para os amantes, os curiosos, e claro, também para os invejosos... :p

Ver anexo 141310
Uma bonita foto com os farois da frente levantados.

Ver anexo 141311
A vantagem de ter um Spider... :p

Agora um site, muito completo mesmo, sobre tudo o que há a saber (ou quase) sobre o 348, desde indicações antes da compra, indicações depois da compra, aspectos importantes, etc, etc:


Algumas peças de desgaste/troca á venda no Ebay, tudo relativamente barato :feliz::


Etc etc...
 

Anexos

  • 348frontlights.jpeg
    348frontlights.jpeg
    41.5 KB · Vistos: 25
  • 348girl.jpg
    348girl.jpg
    32.2 KB · Vistos: 26

Nuno Andrade

Pre-War
Como por a trabalhar um 348:

É um processo de três fases:

-Primeiro- vire a chave para a execução, não começar, por entretanto os cintos, accionar o travao de mao, carregar na embraiagem e mudar para ponto morto. O seu 348 teve agora tempo para dar energia ás relés e electrónicos diversos. Em seguida, vire a chave de ignição para ligar o carro. Verifique se você tem pressão de óleo (marca primeiro quarto). Deixa-lo inactivo por um pouco de tempo até que a sua luz de ABS, travao, e motor se desliguem. Neste ponto, o seu ralenti deve ser abaixo 1100 RPMs e estável. Esta foi a Primeira Fase. Solte agora o travão de mão.

-Segundo- Agora comece a condução, mas inicialmente manter seus RPMs bem abaixo do redline (excepto, certifique-se que faz a passagem de caixa para 2ª acima das 4100 rpms para a 2ª entrar bem, quando o motor está frio). Quando a temperatura do óleo atingir também a marca de primeiro quarto, em seguida, acabou neste momento a Segunda Fase (o seu veio principal dentro de sua transmissão esta agora quente o suficiente para evitar o danos na caixa de velocidade em frio devido as mudanças rígidas).

Com a pressão de óleo boa, boa temperatura do óleo e temperatura da água boa, então contanto que você não tem luzes de cautela no seu mostrador, agora o carro está bom para RPMs máximas e condução espirituosa completa.

-Terceiro- Bem-vindo a Terceira Fase. Drive on!
 

Nuno Andrade

Pre-War
Alguns comentários sobre 348 owners...

"Eu saltei para dentro do meu 348 esta manhã, após duas semanas sem o conduzir e esqueci-me o quanto eu amo este carro. Eu tento conduzir-lo uma vez por semana, o que parece uma eternidade, mas depois de duas semanas, é como se eu o dirigisse pela primeira vez, mais uma vez.

Eu ainda sou um proprietário relativamente novo (cerca de 3 ou mais meses) e ainda meu coração fica mais rápido quando eu entro na garagem com a chave dele na mão.

Será que esse sentimento nunca vai embora?"


"Sempre que vou á cidade, e estaciono o carro num parque de estacionamento, ando uns metros para longe do carro, e tenho que olhar sempre para trás. De uma pequena distância parece tão agressivo, tao largo e baixo..."

Fantastico...
 
Encantado. Adquiriu não um carro, ams sim o sonho de todos os "malucos" por automóveis. Os meus parabéns, e fico a aguardar impacientemente mais fotos :D

Abraço
 
Topo