Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Eusébio: Os Carros Que Transportaram O Rei

Tópico em 'Património Histórico Português' iniciado por João Duque, 8 Jan 2014.

Tópico em 'Património Histórico Português' iniciado por João Duque, 8 Jan 2014.

  1. Já todos sabemos os feitos do Eusébio no futebol, mas que carros hoje clássicos acompanharam o Eusébio, sabem? Pois bem aqui fica uma amostra, se tiverem mais fotos ou histórias acrescentemcool.png

    "A primeira história que apresentamos de Eusébio relacionada com carros tem a ver com a tropa e passa-se no ano de 1963, numa altura em que a Juventus cobiçava o jogador benfiquista. Salazar, que promoveu Eusébio a “instituição nacional”, decidiu então enviar o avançado para a tropa. Enquanto cumpria o serviço militar, o jogador nascido em Moçambique fazia os trajectos para o quartel ao volante de um Taunus 17M, que terá custado ao Pantera Negra cerca de 100 contos, uma fortuna para uma altura em que a maioria das pessoas ainda recebia o ordenado em escudos e em tostões.
    eusebio1.jpeg

    A foto tem pouco qualidade, mas outro dos carros que pertenceu a Eusébio foi este Ford Mustang. Embora a foto não tenha a melhor qualidade, pela grelha frontal o carro aparente ser um Mustang da primeira geração, que foi produzida entre 1964 e 1973. No entanto poderá também tratar-se de um carro da segunda versão deste modelo Ford (fabricados entre 1974 e 1978), pois o Pantera Negra jogou no continente americano entre os anos de 1975 e 1980, numa passagem com interregnos no Beira Mar e União de Tomar.
    eusebio2.jpeg

    Uma coisa que muita gente não Saab é que o Eusébio era fã da Saab. Trocadilhos à parte, o Pantera Negra conduziu durante muitos anos este Saab Sonett que lhe apresentamos na foto, um carro com uma bonita entrada de ar na frente que reforça o aspeto desportivo da viatura. O ex-jogador do Benfica, Beira Mar e da Seleção Nacional desaparecido a 5 de Janeiro era de tal forma entusiasta dos carros desta marca sueca (entretanto comprada pelos chineses) que chegou a ser proprietário de um concessionário da marca, que ficava situado junto da Igreja de Benfica."
    eusebio.jpg

    In revista Turbo

    Nas minhas pesquisas deparei me com um outro Saab, o homem tinha estilo e bom gostolaugh.png (não no que toca a clubestongue.png )
    eusebio3.jpgeusebio4.jpg
     
    #1 João Duque, 8 Jan 2014
    Editado por um moderador: 26 Jan 2015
  2. Esse saab esteve há venda há coisa de 2 anos (mais coisa menos coisa).
    O próprio anúncio referia o Eusébio como tendo sido seu proprietário.
     
    Jose Manuel S Lopes gostou disto.
  3. Um tópico carregado de nostalgia, já tinha vislumbrado algumas imagens do Mustang e do Saab no facebook.

    Relativamente ao Mustang, o autor mostra dúvidas quanto ao modelo, é de facto um pony da primeira geração e arrisco que seja datado entre 64-66 e viesse montado com um 6 cilindros em linha. Salvo erro, esse carro ainda está por Portugal e pertence a um senhor que anda pelas páginas de automobilismo criadas no facebook.

    Cumpts,
     
  4. Se não me enganaram, à alguns anos atrás estive dentro do Mustang que foi do GRANDE Eusébio, e esse carro esteve (ou está?) pela zona de Oliveira do Hospital.

    Esteve alguns dias na oficina onde trabalha o meu pai, e era um 6 cilindros em linha, no entanto, a cor actual é branca.
     
    Diogo L. D. Santos e nuno granja gostaram disto.
  5. Excelente tópico.Parabens e obrigado por partilhar
     
  6. Não ligo nada a futebol, mas o tópico está interessante... e curioso ver que o senhor até tinha um gosto bastante refinado!

    O Mustang é de 64/65, é claramente da primeira série. Um carro lindo. E os Saab não são uma escolha muito óbvia, mostra que havia ali algum know-how, ao contrário dos futebolistas de hoje em dia...

    Obrigado pela partilha!

    Um abraço!
     
    Diogo L. D. Santos e nuno granja gostaram disto.
  7.  
  8. FI-35-63, era este o Saab Sonett 3 de Eusébio.

    De facto ele era o representante da marca em Portugal portanto em ultima análise todos lhe pertenceram, mas este amarelo foi a sua escolha pessoal.
     
  9. O Ford Taunus 17 m de Eusébio era idêntico a este e não aquele que foi apresentado.

    Vi recentemente uma foto dele posando ao lado do seu novo carro, mas infelizmente não me lembro aonde, vou ver se a encontro.
     
  10. Obbrigado pela partilha.

    Do SAAB já sabia e o Mustang (que será mesmo dos primeiros) vi a foto no FB por estes dias.

    O SAAB denota um gosto peculiar e pensar "fora da caixa" algo pouco comum na classe profssional do Eusébio.

    Quanto ao "homem" creio que era muito, mas muito bom naquilo que fazia.
    Como nunca se pós em bicos de pé e soube gerir muito bem a sua carreira, só lhe posso ter o maior respeito e admiração.
    Gente assim é rara.


    Nota não tenho clube, nunca vi um jogo de futebol completo, nem na tv.


    nuno granja
     
  11. O homem só queria máquinas com conceito desportivo (3 portas). O Saab é um carro que sempre me fascinou, nunca tive a oportunidade de ver uma o vivo. Adoro o conceito, o estilo e, óbvio, a raridade da coisa. Julgo ser um modelo raltivamente raro cá no burgo, ao estilo do Matra Djet e do Scorpionne que se enquadram bastante na filosofia deste Saab.

    Cumprimentos,
     
  12. Imagino que naqueles encontros profissionais em que sobra tempo para um café, não gostes muito que a conversa descambe muito para o "de que clube é?"biggrin.png

    O futebol vive de ilusões, sendo essas ilusões mantidas por quem acredita na pureza e inocência de um desporto que é propulsionado pelo dinheiro. Reflecte um bocadinho a sociedade em que vivemos.

    Cumpts,
     
    ricardo silva neves gostou disto.
  13. Temos a Renata Parente (família dos conhecidos Parente...) que costuma aparecer com este nos eventos... E anda muito bem! É sobejamente conhecido cá no Norte! :)
    CLUBR_RPSS.jpg

    Abraços e já agora, bom tópico!

    Concordo com o que o Nuno disse. Também sou daqueles que não vou à bola com... A bola! :)
     
  14. Qualquer dia vai ser uma inflacção de "carro do Eusébio" que até chateia ..........
     
    Jose Manuel S Lopes gostou disto.
  15. Acho que isso aconteceu com o Porsche do Futrelaugh.png

    pf_porche1.jpg
     
    #16 João Duque, 9 Jan 2014
    Editado por um moderador: 26 Jan 2015
    ricardo silva neves gostou disto.
  16. Não me lixem, quem diz que não tem clube ou que é do belenenses, é lampião e tem vergonha de assumir.laugh.png
     
  17. O meu clube é RACING porque para isso é preciso sempre " 2 bolas..." e não 1 bola apenas... :)

    Mas nesse prisma ser lampião deve ser das coisas mais medonhas... :)
     
    Hugo Viana da Silva gostou disto.
  18. O meu clube é o que pegava neles todos e deportava para a sibéria... acho uma vergonha um desporto ordinário destes mover tanto dinheiro e corrupção, e ainda por cima mexer tanto com a consciência colectiva do povo, em comparação com todas as outras modalidades menos populares mas igualmente meritórias e nobres. Basicamente, é isto...

    Um abraço!
     
  19. Cá está a foto que eu tinha visto, o Eusébio posa com o seu novo Ford Taunus para a posteridade, mas depois deste houve um outro Taunus.

    Mais tarde conto a estória.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página