Eu e as quatro-latas...

Mike Silva

O aprendiz
http://img528.imageshack.us/img528/2783/portugal146qg0.jpg



Podia vir para aqui falar de cilindradas e potências, e o Renault 4 assim e o Renault 4 assado. Foram fabricados X, na fabrica Y, com os motores A e B, etc.Nada disso! Venho aqui falar sobre o modo como encaro a Renault 4 como veículo, e como fenómeno.

Cresci a ouvir gabar a Renault 4. Que era um pau para toda a obra, que levava desde tijolos a sacas de batatas, e que só acabava a sua "comissão", quando estivesse com o motor a cair no chão, ou sem fundo. Passei toda a minha vida, a ver "Quatro latas"nos Bombeiros, na Câmara Municipal, a carregar fiscais barrigudos para cima e para baixo, a ver a companhia dos telefones e da electricidade a arranjerem postes, e gajos das obras cobertos de lama a estacionarem-nas ao pé das JCB junto aos contentores que serviam de escritório nas obras.

Uma "Quatro Latas", não era carro que uma pessoa comprasse para a família.Nada disso. Isso era como hoje comprar uma Berlingo de dois lugares para o mesmo fim. Quer dizer, há quem o faça, mas não é logo a primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos numa Renault 4.

Nos anos setenta e oitenta, o grosso das empresas tinha R4 nas suas frotas. Novínhas em folha. A empresa onde o meu Pai trabalhava, tinha umas. ( O Pai de TODA a gente guiava Renaults 4 nas empresas,caraças!)Novínhas em folha. O cheiro a napa, que só os carros novos tinham, fazia daquele objecto de luxo, algo com que o Simca 1301 não podia competir. Por isso, eis que a minha primeira volta num carro novo " a estrear", foi num Renault 4.

"L", claro. Chamam "Quatro L" a todas a R4, mas isso é uma enormidade, porque havia muitos "4", que não eram "L". Assim como haviam muitos Minis que não eram "Cooper S", e ninguém anda por aí a dizer que teve um "Mini Cooper S", por dá cá a quela palha. Mas pronto.

Havia mais R4 na empresa. Principalmente 4 FV, as "Furgonetas", estas sim, as "Renault 4 para trabalhar". As "Berlingo" do tempo dos enchumaços dos ombros, do "Dallas" e dos "Wham!" As empresas comunicavam por CB, e por isso, era "baril" ( Ou buéda fixe) um gajo ir a guiar e a empunhar o microfone em pose policial. Ninguem vinha cá multar por causa dos telemóveis. Era vir a guiar desde a Costa da Caparica até ao Centro Sul, só com uma mão, e ninguém morria por causa disso.E claro, com uma antena do tamanho do Cristo-Rei no tejadilho...

Os anos passaram-se. Muitos mesmo. As sedutoras R4 empresariais de cheiro a napa nova, eram agora meros carros abandonados debaixo de arcadas de prédios, e estufas onde as velhotas punham comer para os gatos. As Câmaras municipais, por intermédio desses parasitas frustrados, conhecidos por GDC ( Gajos da Câmara), entretinham-se a comercializar sucata pela porta do cavalo, vendendo carros rebocados compulsivamente da porta das pessoas. Subitamente, os sucateiros estavam pejados de "quatro latas".


O meu Renault 4, veio parar ás minhas mãos, porque eu precisava de um ATRELADO!
" Epá, eu tenho uma Renault 4, há malta que as corta para fazer uns atrelados, podes ficar com ela..." Quando a fui buscar, vi que não podia cortar um modelo dos ultimos de 845 cc e de tablier dos antigos. Nem pensar. Além disso, o cheiro a napa, ainda parecia estar presente...Havia que salvar aquele exemplar.

Assim, não olhei a meios para recuperar de cima a baixo este exemplar, e instalar-lhe uns extras . Como ignição electrónica, volante Alpine, Jantes Rinaud ( Especialmente de França), e uma grade no tejadilho. Apesar de ter recuperado e testado o motor de arranque, este "empacotou" pasados uns meses, e deixei estar. Só quem tem um R4 com 845 cc, sabe o trabalhão para tirar um motor de arranque. Até o escape e o apoio do motor tem de sair! E a montagem completa do travão de mão!

Andei com este carro, por todo o País, e fui tolo o suficiente por me juntar a "clubes" que começaram muito bem, mas depois sucumbiram aos "doutoures", e só quem tinha uma Renault quatro com muito dinheiro gasto , e tinha um "dr" no Multibanco,é que era bom. A malta que ia alí com um betumezito no guarda lamas, era para "queimar" . A subida das quotas para valores mais altos do que um sócio do Rolls Royce club of Midlands paga por ano, desmotivou muita gente.

Por isso, esmoreci um bocado com o Renault 4.Está aí para baixo, dentro de um barracão. E há-de ficar.Prefiro largar-lhe fogo, do que colocá-la nas mãos de um burgesso endinheirado qualquer. Aquela, não vão cromar os parafusos da matrícula...

Um carro do povo, para a malta ir fazer uns picnics ao Alentejo, raspar a pintura nuns arbustos, e assar umas febras, tornou-se num brinquedo para ricos, para doutoures e endinheirados poderem gastar ali o dinheiro como se fosse um Jaguar E.

" Ai, estes parafusos da suspensão estão todos cromados!!"

Pois estão! ...Mas onde estão os meus amigos daquelas tardes de Verão dos encontros gratuitos e das amizades que perduraram até hoje? Um dia, hão-de acordar, e perceber que o " Doutor" que conheceram no encontro, está numa reunião, e não se lembra de maneira nenhuma do João da 4L azul...
 

ze miguel silva

Zé Miguel Silva
E a sua 4L?Eu punha-a a andar e dava umas voltas...

Concordo com a sua definiçao de "carro do povo"..

Tem fotos da sua 4L?
 
OP
OP
Mike Silva

Mike Silva

O aprendiz
Já coloquei um link no inicio do topico, pois ainda estou para descobrir como colocar as fotos aqui.

Vai com o tempo,que isto não é do meu tempo, lá dizia o outro...


Cumprimentos
 
Compreendo te bem apesar de preferir os motores 956cc :D
mas no modelo R5;)
Conheci um R5 845cc a cair aos bocados por uma quantia exorbitante,
mas que a esta hora já deve ter ido para um centro de abate:(
Mas o motor que falas é de 70´s lembro me bem de ver mais tarde nos finais dos anos 80´s a boas R4 ou R4L´s no seu árduo serviço eram bons carros,
mas os que se vêem hoje são altamente alterados ou têm um custo exorbitante apesar de ainda haver por aí algumas abandonadas:(
Mas aquela caixa de mudanças sempre me fez confusão já faz lembrar os primeiros R5´s de 72:DD:D
Uma bela história,tenho pena é que tenhas a tua num barracão e não a circular:(:D
A meu ver nos clássicos o Dr aqui não entra,o que conta é a sua máquina;)
Quem gosta de clássicos como nós,convive e não olha ao dinheiro,assim deveria ser!
Acho que um clássico é para ser usado e não para estar tipo museu todo o ano,
como alguns aqui na minha garagem;)
As R4 ou R4L´s hão de sempre fazer parte da história,Renault é renault e o resto é conversa! :D
 
J

Jorge Aguiar

Guest
Não me venham para cá com tretas, quando uma 4L passa na estrada, toda a minha gente olha e sorri...;)
 
Mike eu tambem tenho uma r4 com motor de 845 cc e foi este fim de semana para a oficina para quando eu tirar a carta andar com ela e vai ser o meu carro diário! nao desista da sua r4, pense em tudo o que lutou para a salvar e meter explendida como ela está! E sim acreditem que durante os dois anos que a minha esteve parada na garagem cada vez que saia á rua todos os que a viam sorriam e perguntavam se não era para abater e eu cheio de orgulho da minha menina dizia que ela nunca havia de ir para a sucata pois penso no que discuti com os meus pais para eles não a darem á troca de um novo!
 
Eu tb estreei uma R4 GTL quando era pequeno e foi carro que nunca mais esqueci, até pq tb tá la uma na garagem, vá-se lá saber pq...

Quanto aos clubes, é como tudo, maior parte funciona mal e a vontade de fazer é menor que devia ser...

Quanto aos Drs. que tanta fala nos seus textos e parece que lhes tem uma real aversão, é como tudo, há pessoas boa e más, espertas e burras e não é por serem doutores ou trolhas que uma R4 tem de significar o mesmo para todos. Cada um com a sua, como costumo dizer.

Cumps,
 

ze miguel silva

Zé Miguel Silva
Pedro A. Soares disse:
Eu tb estreei uma R4 GTL quando era pequeno e foi carro que nunca mais esqueci, até pq tb tá la uma na garagem, vá-se lá saber pq...

Quanto aos clubes, é como tudo, maior parte funciona mal e a vontade de fazer é menor que devia ser...

Quanto aos Drs. que tanta fala nos seus textos e parece que lhes tem uma real aversão, é como tudo, há pessoas boa e más, espertas e burras e não é por serem doutores ou trolhas que uma R4 tem de significar o mesmo para todos. Cada um com a sua, como costumo dizer.

Cumps,

Também tem uma 4L?
 
Topo