Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Esvaziar Bloco Do Motor Opel 1204.

Tópico em 'Opel' iniciado por Artur Ferrão, 4 Out 2014.

Tópico em 'Opel' iniciado por Artur Ferrão, 4 Out 2014.

  1. Boa noite.

    Tenho andado com um problema no meu 1204.
    Há uns tempos atrás usei um produto de limpeza do circuito de refrigeração. Uns tempos depois a bomba de água foi à vida e quando a troquei o líquido estava com ferrugem.
    Depois da limpeza não consegui esvaziar o bloco do motor e deve ter sido esse o problema. Entretanto não voltei a ter problemas mas o líquido continua ferrugento.

    Feito o resumo, o que eu queria era saber como esvaziar o bloco do motor. Na altura usei água com alguma pressão, mas pelos vistos de pouco valeu. É estranho porque eu usei água até ela começar a sair limpa...

    Convém dizer que os meus conhecimentos de mecânica são um bocado básicos.
     
  2. Eu não serei grande ajuda, mas nestes carros com muitos anos, em virtude de andarem muitos anos a levar água normal vão criando resíduos e lamas. Quando se coloca anti congelante ou produtos de limpeza, nestes circuitos antigos, muitas das vezes poderam aparecer fugas, onde não havia, e a bomba de água entregar a alma ao criador, como foi o caso.

    No seu caso, a sugidade deve ter entupido o circuito e não sei se há algum produto para fazer essa limpeza, mas a haver poderá ser agressivo demais para o próprio circuito.

    Se tiver algum mecânico de confiança se calhar será melhor perguntar a opinião dele.

    Não fui grande ajuda :)
     
  3. Não é que eu perceba grande coisa, mas acredito haver duas coisas a fazer:

    - Uma é tentar enviar o carro/motor a alguem que faça a limpeza ao circuito, há especialistas na area
    - Outra é uma coisa que me falaram em tempos que é um tubo interno no motor que apodrece com o tempo, uma especie de cana/canal com uns furos para a agua passar que com o tempo vai á vida.

    e claro, temos de nos lembrar que o bloco é em ferro...

    que tudo se resolva rapido!

    abraço
     
  4. Se o bloco não tiver um parafuso para tirar a água, ela sai toda, ou praticamente toda pela bomba de água, mas o que agora podes fazer é mudar a água muitas vezes até ficar limpa, mas se o radiador estiver com muitas lamas entranhadas nele, o melhor é também meteres outro ou mandá-lo limpar numa casa especializada.
     
  5. Penso que por mais que se faça, aparecerá sempre ferrugem no circuito de agua, é um bloco em ferro fundido, que se tivesse algum tipo de protecção interna, já tinha desaparecido com os anos...a não ser que encontre um anticongelante sem base aquosa, o mais certo é aparecerem sempre ferrugens na agua...
    Não é uma coisa grave no 1204, por o mais importante é que esteja tudo a funcionar, tenha em atenção as relas.
    Cumprimentos
     
  6. O meu agradecimento a todos pelas respostas.
    Este fim de semana vou tentar ter tempo para trocar de novo o líquido, pelo menos para tentar tirar mais alguma da ferrugem que por lá anda. Depois vou vendo com o tempo se são necessárias medidas mais drásticas.
    Pensei que houvesse alguma forma de esvaziar tudo que eu desconhecesse.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página