Estação De Serviço - O "nosso" Programa De Clássicos No Porto Canal

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Vi hoje o segundo programa quase todo no Youtube (perdi o interesse a 2/3 e não vi mais...) e nem tanto ao mar nem tanto á terra.

O programa é fraco, mas creio que o budget não deve permitir muito mais, lembrem-se que o Top Gear tem milhões de espectadores o que permite budgets estratosféricos para todas as ideias, por mais loucas que sejam.
Reflete o panorama cultural do pais e de alguma forma está na mesma linha (mas para pior) do jornalismo, fotografia e grafismo das revistas de clássicos nacionais.

O que já não é culpa do "budget", é a falta de humor, de horizontes e de "car culture" dos apresentadores ou de quem escreve os guiões (partindo do principio que alguem faz isso...), a pobreza franciscana do grafismo do logo/genérico e a escolha de convidados, mais a pensar nas audiências que algumas "celebridades" poderão trazer do que no tema do programa.

Estou à espera do programa com a Cláudia Jaqques a dizer que não percebe nada de carros mas lembra-se que o primeiro carro que teve foi um Golf 2 que o pai (Jaqques Rodrigues, dono da Impala...) lhe ofereceu e que era girissimo, apesar de não vir com ar condicionado, nem com vidros electricos.

Quanto ao João Claro, creio que trata o melhor possivel da vida dele, o que é perfeitamente legitimo e provavelmente fui o único interveniente que falou de carros a sério.

Os outros estão a ver se se safam e conseguem fazer uma coisa gira com uns carros giros e com sorte conseguem audiências que justifiquem os custos de produção.

A entrevista ao colecionador alinha com o nivel fraco do programa e fiquei coma ideia de ser apenas uma conversa de alguem que de clássicos a única coisa que sabe é que são giros, com um colecionador que deve ter muito mais para contar. É talvez o momento que define todo o programa (à excepção de João Claro), amadorismo e não fazer a minima ideia do que se está a falar, nem do que poderiam perguntar ou fazer.

No entanto não acho que qualquer amador aqui do Portal conseguisse fazer melhor. Os que neste tópico disseram que fariam melhor, não me levem a mal mas embora eles parecam amadores, como trabalham na televisão, são amadores com uma ligeira vantagem.

Quando quem faz o programa sabe mesmo e gosta mesmo do tema do programa, não são os budgets limitados que impedem um bom programa, como prova o excelente "Caminhos da História" no mesmo canal. mas como diz o apresentador Joel Cleto no fim de cada programa, isso são outros caminhos...


nuno granja
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Ainda bem que só venho comentar depois do Nuno Granja, porque concordo em absoluto com tudo o que ele disse.

Acho particularmente penosa a diferença de anos-luz entre o pouco ou nada que sabem as apresentadoras e quem escreve e o conhecimento do coleccionador e do João Claro que simplesmente parecem atados de pés e mãos.

Só acrescentaria uma coisa. Os convidados são a pensar nas audiências, mas podiam ter gente que dá audiências mas que entende de clássicos. Conseguiam melhorar o programa e manter ou até melhorar as audiências com pessoas como o António Machado, por exemplo.
 

João Pereira Bento

128coupe
Premium
Portalista
Levem famosos com algo a contar, há muitos que gostam e percebem.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=482440055112913&set=pb.100000407685968.-2207520000.1359654344&type=3&theater
 
OP
OP
Andre.Silva

Andre.Silva

Trapatony
Nuno, fui eu que disse que fazia melhor o ensaio do carro. Com uma GoPro. E fazia. Porque ele não existe. Ponto.
 

Camacho Cêrcas

Pre-War
Autor
[sub]O Herman José é um assumido petrol head. Além do Alfa e o Jaguar E V12, Bentley, Rolls-Royce Silver Spirit, M5, Z8 e um carro que já não é a 1º vez que o oiço a falar maravilhas é do BMW 760 V12.[/sub]
 

Gonçalo Portugal Oliveira

Clássicos de Viseu
Foi ontem à noite, vi um bocadito. Aquilo é mesmo um programa de clássicos ou é de carros mas com uma parte de clássicos? Para mim cometeram uma falha, o Julio Magalhães teve um seat marbelha e eles quiseram presentea-lo com um carro igual. Adivinhem o carro que apresentaram... Um fiat panda 4x4. Por sinal estava impecável mas não era um marbelha. Ele até estava a pensar que lhe iam mostrar mesmo o antigo carro dele.
 

Nuno Coimbra

Clássico
Que grande desilusão... Um ZERO muito grande... De clássicos nada... O paaaaa cancelem a emissão do programa, que mal... Nao é isto que queremos ver... Comecem a gravar novos programas mas esqueçam este pf... É muito mau mesmo.
 

João P Silva

Veterano
Foi ontem à noite, vi um bocadito. Aquilo é mesmo um programa de clássicos ou é de carros mas com uma parte de clássicos? Para mim cometeram uma falha, o Julio Magalhães teve um seat marbelha e eles quiseram presentea-lo com um carro igual. Adivinhem o carro que apresentaram... Um fiat panda 4x4. Por sinal estava impecável mas não era um marbelha. Ele até estava a pensar que lhe iam mostrar mesmo o antigo carro dele.


Um Panda 4x4 não tem nada a ver com o Seat Marbella! Só se for por ser igualmente pequeno.
Pior é que ele disse que era igual só que era vermelho... recomenda-se uma ida ao oftalmologista ao Júlio... :huh:
O coleccionador até tive pena dele. Deixem o homem falar dos pormenores do carro e mostrar a tal declaração que ele queria. Só disse que era o carro dos avós e da família :blink:
 
Topo