Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Encontro Anual Nacional de clássicos

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por Rogério Machado, 7 Out 2007.

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por Rogério Machado, 7 Out 2007.

  1. Viva,

    Quase todos os fins de semana existem ou rallys ou encontros ou passeios de classicos, todos têm sempre participações entre os 40 e os 100 automoveis mais ou menos.
    No entanto não existe nenhum encontro nacional de referência em que se reuna todos os clubes e grupos de amigos de clássicos.
    Por vezes vejo fotos de encontros de classicos no estrangeiros em que reunem 500 1000 2000 automoveis...

    Não sentem falta de um encontro anual deste género em Portugal?
    Existem tantos clubes que conseguem sempre uma boa afluencia nos seus passeios, porque não se reunem todos num só dia?

    Se calhar para muitos isso nao faz sentido mas...
     
  2. Boas,
    Acho que a idea é genial, se for bem recebida por parte dos clubes organizadores dos diversos eventos pode vir a ser um sucesso.
    Cumprimentos, Coelho.
     
  3. A ideia é boa.

    Mas tem que se encontrar uma data, de preferência na altura do bom tempo, (a parte mais dificil :feliz:), arranjar um dia que não entre em conflito com encontro de nenhum clube.

    Depois de tudo isto, muito muito trabalho de comunicação para passar a palavra.
     
  4. Não é nada que não me tenha lembrado.

    E de facto está em estudo a Concentração de Faro 2008.

    Terá como objectivo encher um parque com capacidade de cerca de 1000 carros.

    Sabemos que é muito ambisioso mas as conversações já começaram, o mais dificil será a alimentação destas pessoas.

    Em breve daremos mais novidades.
    Para já, será no 1º fim de semana de Setembro ( aniversário do Algarve Clube de Clássicos e Antigos.

    Moreira
     
  5. A ideia ATÉ era boa.

    Mas dado o actual panomara nacional tanto a nivel de empresas, particulares e governo que se ultrapassa e pisa qualquer um de qualquer forma desde que se obtenha o sucesso individual, não acredito minimamente neste tipo de situações. A actual legislação é castradora do segmento dos clássicos, mas não vi ninguém a opor-se, por isso e muito sinceramente não acredito em mais nada nem em mais ninguém!
     
  6. Eu ofereço a minha cidade para local do encontro!

    VIANA DO CASTELO
     
  7. A ideia é sem dúvida boa, no entanto acho muito complicado os clubes se juntarem para fazer seja o que for. Existe muita desunião entre as associções e pessoas ligados aos clássicos em Portugal. Existem clubes e pessoas que tem afinidades uns com os outros, mas de uma forma geral não há união entre todos em Portugal.

    Portugal é um país característico pelo seu crescente n.º de associações e movimentos de clássicos. Criam-se agremiações associativas com uma facilidade tremenda. As pessoas chateiam-se umas com as outras, saiem dum clube e criam outro mesmo ao lado, estão num fórum, não concordam com determinadas coisas, saem e criam outro, enfim... Portugal no seu melhor.

    Com tanta oferta de clubes, fóruns, quezilhas entre pessoas e outras coisas associadas, há maior divisão e torna-se complicado juntar tanta gente num só encontro nacional.
     
  8. Partilho por inteiro a tua opinião. É por isso que quem tinha responsabilidade, como o CPAA e o ACP clássicos, se assentam na bancada a assitir enquanto os outros se degladiam. Não vale a pena rumar contra a maré. A maré está desfavorável.
     
  9. Fabricio, mas o pior no meio disto tudo para além dos clubes de maior dimensão não se entenderem, os mais pequenos também não. Se todos nós fizermos um esforço e contabilizarmos o n.º de clubes, fóruns e comunidades que existem sobre clássicos em Portugal, chegamos à conclusão que são demais para a dimensão do país.

    Existe no nosso país uma sede tremenda por uma posição de destaque, mesmo que nada se faça para a merecer...
     
  10. Mesmo que se passe por cima de tudo e de todos.
    Mesmo que depois de tudo o que nós demos e ensinamos, outros o tomem como sendo sua a aprendizagem e a busca pelo conhecimento
    Mesmo que esses mesmos se apresentem de fato e gravata e com umas palamadinhas nas costas, nos digam "ó meu grande amigo" e por detrás nos apunhalem....
    Enfim, a não criação de um organismo que tutele todos estes micro-organismos, origina o caos que meia duzia querem, pois assim os seus são os melhores.
    Lamento, mas sou como o São Tomé, ver para crer.
    E até agora nada vi!
     
  11. Esse organismo até existe, a dita Federação Portuguesa de Veículos Antigos, composta por alguns Clubes de renome e que se encontra fechada, perdoem-me a expressão, aos "recatrecas" e aos clubezecos populares. Enquanto esta mentalidade existir neste país, os clássicos nunca irão sair da cepa torta.
     
  12. Ora cá foi o patego tentar descobrir a dita cuja no Google!
    Noops, népia, zoing, nada, caput!
    Creio que se fizer uma busca pela Ordem de Fénix conseguirei encontrar algo sobre ela?
    Já sei! A FPVA é descendente directa dos Templários com sangue de D. Sebastião.
    De tão secretos que são, que só aparecem em dias de nevoeiro!
     
  13. É uma questão de se perguntar aos seus fundadores o que é feito da FPVA, como o Clube Português de Automóveis Antigos, Clube Aveirense de Automóveis Antigos ou o Clube Automóveis Antigos da Costa Azul. De momento só me lembro destes, não sei se existem mais.
     
  14. És capaz de ter razão:

    http://cpaa.no.sapo.pt/cpaa_clube_hist.html

    Mas nem sinais vitais dela se sentem, das duas uma, ou está a ser alimentada artificialmente dado o seu estado vegetativo, ou foi dada como morta á nascença, sem que o seu funeral tenha sido realizado.

    "Nós estamos a trabalhar!"
     
  15. Segundo o site do CPAA:

    "Um dos objectivos a que o CPAA se propôs levar a cabo nos últimos tempos foi a constituição duma Federação que congregasse os interesses do automobilismo histórico.
    Como é sabido e comummente reconhecido, a actividade directa ou indirecta ligada aos veículos antigos, vem despertando um crescente interesse social e tem registado nos últimos tempos um considerável incremento a nível europeu em geral e de Portugal em particular, quer no que respeita a actividades recreativa, desportiva e cultural, quer mesmo quanto aos aspectos económicos envolvidos.
    Liderou o processo e assim, após diversas diligências, foi possível reunir o consenso dos principais clubes e avançar para a concretização do objectivo. Em 20 de Fevereiro de 2003, no Museu de Transportes e Comunicações, teve Lugar a Assembleia Geral Constituinte dando assim forma a desejo de alguns.


    São sócios fundadores 12 Clubes e 2 Museus:
    - Clube Português de Automóveis Antigos

    - Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul

    - Clube Aveirense de Automóveis Antigos

    - Maia MG Clube

    - Clube Automóvel do Centro

    - Automóvel Clube de Portugal - ACP Clássicos

    - Clube Automóvel Antigo e Clássico de V.N. Famalicão

    - Clube Automóvel de Espinho

    - Clube de Automóveis Clássicos da Madeira

    - Escuderia de Castelo Branco

    - Grupo Desportivo e Comercial (S. Miguel)

    - Museu do Carro Eléctrico - S.T.C.P.

    - Museu de Transportes e Comunicações

    - Sidecar Clube de Portugal"
     
  16. Estranho a ausência de alguns clubes e museus.

    Estranho não ter sido convidado o "teu" HACETS.
    Estranho a ausência do Museu do Caramulo.
    E decerto estranharei os estatutos!
     
  17. Segundo o site do CPAA:

    "...foi possível reunir o consenso dos principais clubes e avançar para a concretização do objectivo."

    Os principais clubes dizem eles... enfim! Falo pelo HACETS que em 2003 enviou uma carta registada, manifestando o seu interesse em integrar a Federação e que foi recepcionada, mas que até hoje não obteve qualquer resposta dos senhores da FPVA.

    Essa FPVA, existe, "mantém-se secreta", pois só serve o interesse de alguns clubes os «principais», todos os outros são paisagem e nem sequer são merecedores de uma resposta, mesmo que seja negativa...
     
  18. Fabricio, o HACETS é "recatreca" e demasiado populista para a FPVA.
     
  19. Re: Encontro Anual Nacional de clá³³icos

    É por essas e por essas e por outras que a minha turneira vai fechar. Nunca fui egoista, mas dar sem nada receber, e depois outros tomarem como sendo seu aquilo que outros lhes ensinaram, para mim acabou.
    Gostam muito de ver e saber, mas quando se trata de aderir ou fornecer material, é mais na onda "excelente, continua que vais bem, pois assim ficamos com aquilo que sabes, mas não ficas com aquilo que sei".
    Por mim acabou. Para egoista, egoista e meio.
     
  20. Moral da história e para não fugir ao cerne do tópico, com este pequeno à parte, assim vai este país à beira mar plantado, onde meia dúzia de personalidades ditam as leis do jogo e fomentam a confusão...

    Que vontade existe entre associações de se juntarem para fazer um encontro nacional se nas questões de organização política de se criar um movimento de defesa dos clássicos não se entendem. Pois, porque não é só no mundo empresarial e político que existem lobbys, também nos clássicos existe. Portugal é o rei da Europa nos lobbys, infelizmente...

    Da minha parte sou sócio dum Clube que não faz diferenciação, entre o Sr. Dr./Eng.º do homem que anda a varrer o lixo na rua, na altura de se fazerem sócios. Não há distinções, todos nós nos reunimos porque partilhamos um gosto comum, os clássicos.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página