Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Eixo De Dion No Porto

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por João Pedro Monteiro, 4 Abr 2013.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por João Pedro Monteiro, 4 Abr 2013.

  1. Boa tarde,

    Precisava de saber onde se encontra um veículo em exposição com eixo De Dion no Porto. As únicas informações que tenho de mesmo são:
    • Foi produzido na década de 1890's ou início do séc. XX.
    • Está em exposição em uma empresa (talvez ramo automóvel)
    Agradecia a ajuda dos entusiastas que tivessem informações sobre este automóvel.
     
  2. Boa tarde

    O Rover P6 tem a suspensão traseira composta por eixo de Dion

    Cumprimentos

    JP
     
  3. Não percebo o que pretende, uma coisa é o eixo de dion, outra é a marca De Dion Bouton, onde pode ver um veiculo destes é no Museu do Caramulo.
     
  4. Passo a explicar melhor:
    Foi-me colocado um desafio onde eu teria de encontrar um automóvel com um eixo De Dion (independentemente se é da marca De Dion Bouton ou não) que teria sido um dos primeiros a ter este tipo de suspensão.
    As únicas informações que me foram fornecidas foram que ele estava em exposição na cidade do Porto ou arredores e é muito antigo (produzido por volta dos 1890's).

    Obrigado pela ajuda.
     
  5. O eixo De Dion é aquilo a que muitas vezes se chama simplesmente um eixo rígido "morto". Consiste numa estrutura que mantém as rodas paralelas, mas sem transmitir a potência às rodas, como no eixo rígido "vivo", que é o mais comum.

    Há muitos automóveis clássicos com suspensões baseadas neste conceito, e um ou dois actuais que ainda usam derivações. Podes ver mais sobre isso aqui, na wikipedia, e encontrar uma lista de carros que utilizam este tipo de suspensão. Segundo diz, de modernos só o Smart, os Caterham 7 e uns kei car da Mitsubishi é que os utilizam.

    Um abraço!
     
  6. Antes de passar ao assunto em questão, quero felicitá-lo pelo fantástico Fiat 124 Spider que tem!

    Obrigado pela descrição técnica. Por acaso, estou actualmente a estudar este tipo de suspensão na faculdade, sendo toda a ajuda bem-vinda para melhor entender o funcionamento da suspensão.

    Por acaso não tem conhecimento de nenhum automóvel na área do Porto, de 1890, com esse eixo?

    Abraço!
     
  7. Obrigado, João. Qualquer questão mais em que possamos ajudar, estás à vontade.

    Quanto a um De Dion na zona do Porto, sinceramente, não faço ideia... como já deves ter visto, sou de bem longe. Ainda assim, a minha primeira hipótese seria a exposição que está (segundo julgo saber) sempre patente na Alfândega (acho que é isso, já lá vão uns anos que lá estive), na zona ribeirinha.

    Um abraço!
     
  8. Há vários automóveis antigos com esse tipo de eixo bem perto da Faculdade de Engenharia do Porto. Mesmo à saída de um dos parques da faculdade para as traseiras da faculdade de economia. Junto à Quinta de S. António e de S. José.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página