Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Daniel Martins classicos, 17 Jun 2008.

  1. Vi na Exponor Porto
     

    Ficheiros Anexados:

    • 4.jpg
      4.jpg
      Tamanho:
      59.5 KB
      Visitas:
      23
  2. Ficheiros Anexados:

  3. Edfor Grand Sport (1937)
    --------------------------------------------------------------------------------
    Em 1937, o industrial portuense Eduardo Ferreirinha que, a par de uma notável carreira como piloto, era um técnico respeitado, com algumas patentes registadas e grande experiência anterior na criação de veículos para competição, nomeadamente sobre mecânicas dos Ford V8, que transformara em monolugares, enfrentou um novo desafio e, inspirado naqueles, concebeu e construiu um novo automóvel desportivo.

    O resultado foi o Edfor, indubitavelmente uma obra-prima, tanto pela beleza das linhas, que o levaram a ser considerado, no seu tempo, um dos mais elegantes «sports» da Europa, como na concepção mecânica, recheada de inovações, a maioria concebidas nas próprias oficinas do construtor.

    Numa entrevista à revista «O Volante», por ocasião da apresentação do carro, Eduardo Ferreirinha explicava as principais novidades em relação aos anteriores modelos, revelando tratar-se de um «(...) dois lugares, 160 kms/h, carroçaria toda metálica em alumínio, com o peso de 150 kgs, sendo o esqueleto em liga especial de alumínio fundido, que é um género de construção inédito; guarda-lamas de desenho atraente e cem por cento aerodinâmicos; pára-brisas de concepção nova e cadeiras de suspensão integral. O motor foi equipado com pistões 'a turbulência' para maior rendimento (...). A caixa de velocidades foi modificada de forma a obterem-se os 85 kms/h em 1ª. velocidade e os 130 em 2ª. A direcção está equipada com uma caixa intermédia multiplicadora e está estudada para maior segurança. A suspensão da frente é de novo desenho, com molas helicoidais em grupo, facilmente regulável, e permitindo um comportamento nas curvas em segurança absoluta.

    Os amortecedores, reguláveis do tablier, são do novo modelo André Telecontrol, e os travões foram modificados, sendo os tambores equipados com alhetas de liga de alumínio de grande diâmetro». O preço do Edfor era de 55 contos, o que nem pode ser considerado exagerado, tratando-se de um veículo de fabrico praticamente artesanal.

    Tendo-se revelado de imediato um êxito a merecer mesmo referências em publicações estrangeiras da especialidade, os Edfor depressa atingiram uma presença prestigiada no panorama do automobilismo desportivo nacional, nas mãos do próprio Eduardo Ferreirinha e de outros corredores de então. Com um desses «sports», o RP-10-30, o construtor obteve um 4º. lugar no Circuito de Vila Real, ainda em 1937, depois de ter comandado a prova ao longo de oito voltas, e o 2º. na Rampa de Santo Tirso, no ano seguinte. Até ficar bastante danificado num acidente ocorrido durante o Rali Internacional de Lisboa, em 1947, este carro ainda averbou, na sua longa carreira, várias classificações honrosas.
     
  4. Características

    Ano de fabrico: 1937

    Motor: Ford V8 preparado. 3620cc

    Peso total: 970Kg

    Vel. Max: 160Km/h

    Nª de exemplares: 4
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Observando os automóveis...

    O NT-10-68 é o Edfor Grand Sport de 1937 enquanto o HE1 ou seja o N-16884 será um Ford Especial ou Meneres e Ferreirinha, como também já li.
    Quanto ao seu anterior proprietário, Manuel de Oliveira, as duvidas persistem, pois esta matricula é atribuída a Eduardo Ferreirinha.
     
  6. Ficheiros Anexados:

  7. o que dis esta foto é fantastico
     

    Ficheiros Anexados:

  8. o carro e extremamamente bonito!!!
     
  9. Provavelmente estão a falar deste carro:
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página